[ANPPOM-Lista] Textos acadêmicos sobre Estilo e Gênero musical

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Sex Jan 18 02:26:20 BRST 2013

Hugo,

Acabo de ler o artigo e acho muito bom. Ele me fez racionalizar o uso que
venho fazendo dos termos "gênero" e "subgênero" (que grafo aqui
melancolicamente sem hífen). O termo "estilo" para mim tornou-se
indissociável da definição que lhe atribuiu Roland Barthes em seu livro de
estreia, *O grau zero da escrita*, em 1953. Para ele (cito de cabeça, pois
estou longe de casa), são três as dimensões do espaço do escritor. Existe
uma dimensão horizontal, a *língua*, um conjunto de convenções que une uma
comunidade falante, das quais ele não pode se afastar senão ao preço da
incompreensibilidade. Existe uma dimensão vertical, o *estilo*, ligado aos
hábitos, às preferências, à biologia do escritor. E existe uma dimensão
transversal, a *escrita*, que é a língua transformada por sua destinação
social, onde o autor se engaja na expressão de uma felicidade ou de um
mal-estar, ligando sua história pessoal à vasta história de outrem.

Meu problema com o termo "gênero" é o seguinte. Venho-o usando
repetidamente para o funk carioca. E venho usando "subgênero" para
variedades como o melody, o proibidão, a putaria e, mais recentemente, a
ostentação. Mas se meu foco fosse mais amplo, poderia dizer também que o
hip-hop é um gênero, do qual o funk carioca é um sub. O artigo me fez
pensar que, por razões que provavelmente não caiba expor aqui, se é lógico
dizer que melody, proibidão, putaria e ostentação sejam subgêneros, já não
me parece tão certo designar o funk consciente e o funk de raiz como outros
tantos, no mesmo plano.

Quanto ao "estilo", ele vai-me ser útil para designar um aspecto
fundamental do proibidão: as personalidades vocais de cada MC.

Como dizia um filósofo alemão, as palavras não têm sentidos, elas têm usos.

Abraço,
Carlos

Interessante texto. Lembro que este autor publicou o livro "Rock: the