[ANPPOM-Lista] O "Ciência sem Fronteiras": Editorial O Estado de S.Paulo

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Ter Jan 22 15:23:30 BRST 2013

Oi Mannis,

> Considerando o acima exposto, a opinião do Redator parece preconceituosa, limitada e emitida sem o devido aprofundamento sobre o assunto abordado.

Concordo.

>  deveríamos ter um incentivo especial para as ARTES [sobretudo aquelas que não tem uma expressão bastante grande em nosso país] e mesmo um FUNDO SETORIAL(*) à elas dedicado, sendo este não somente restrito (como o é atualmente) ao setor Audiovisual(**) (FSA), mas estendido aos demais suportes de expressão artística.

A tua ideia de criação de um fundo setorial das artes pode ser uma
solução para vários dos problemas apontados nesta lista nas discussões
que tivemos nos últimos anos.

Acredito que o FSA deveria envolver:
1. elaboração de critérios específicos de avaliação, relevantes para a
prática artística;

2. apoio para o desenvolvimento regional, dando prioridade para
regiões que recebem as menores fatias de recursos do CNPq e da Capes e
que não contam com fundações estaduais fortes;

3. foco na pesquisa multidisciplinar, com ênfase na interação entre as artes;

4. apoio para projetos de pesquisa exploratórios.

Me disponho a colaborar na iniciativa. Aguardo instruções.

Abraço,
Damián

Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
NAP | sites.google.com/site/napmusica