[ANPPOM-Lista] RES: O "Ciência sem Fronteiras": Editorial O Estado de S.Paulo

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Sex Jan 25 16:27:33 BRST 2013

Luciano, Mannis e colegas,

A ideia da carta aberta ao ministro é boa. Acho que valeria a pena
aproveitar esse documento para:
1. documentar as iniciativas prévias da nossa comunidade em relação à
falta de apoio a área de Artes;
2. propor uma ação ou um conjunto de ações para viabilizar o acesso a
verba para a pesquisa básica em arte nas instituições públicas.

Em relação a (1), existem outros documentos além dos citados por
Antunes? A diretoria da Anppom conseguiu encaminhar alguma coisa ao
MCT em relação à lista de áreas prioritárias? Seria importante incluir
esse histórico no documento.

Sobre (2), necessitamos dados precisos sobre o volume da verba
disponibilizada ao Fundo Setorial de Música do MinC:
> A expectativa é que os recursos cheguem ao valor de R$ 820 milhões para o próximo ano

Esses dados podem ser comparados ao total fornecido para o Fundo
Setorial Audiovisual administrado pelo MCT. Acredito que essa seja uma
comparação justa. Mas temos que atentar para o seguinte:

> O Fundo será parte do atual Fundo Nacional de Cultura, com investimentos
> diretos para toda a cadeia produtiva da música, envolvendo desde o
> financiamento de festivais até a viabilização de novos modelos de negócios

O perfil do FSM é claramente comercial. Portanto na prática não existe
nenhum mecanismo específico de apoio à pesquisa básica em música.

Abraços,
Damián

Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
NAP | sites.google.com/site/napmusica