[ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 99, assunto 1

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Qua Jul 3 15:08:31 BRT 2013

Caro Didier e colegas,

O pedido de critérios explícitos e a colocação da Heloísa são muito
pertinentes. Cabem duas perguntas:
1. Qual é o objetivo de um parecer detalhado e bem fundamentado se
esse parecer nunca chega até o principal interessado: o proponente?
2. Como avançar no estado da arte sem critérios detalhados e sem
indicações de quais são as lacunas nas propostas?

Pessoalmente, eu acho mais útil uma avaliação ruim que aponte (a)
referências que não foram contempladas, (b) problemas metodológicos,
(c) tipo de resultados esperados levando em conta o orçamento e o foco
do edital, do que uma avaliação genérica falando que o projeto tem
mérito científico.

Porém, o que mais me preocupa é o peso dado ao local onde é executado
o projeto. Aqui no NAP já tivemos várias propostas rejeitadas por não
encaixar em <áreas prioritárias>. Áreas prioritárias na Amazônia são
saúde e biologia. Levando em conta os critérios excludentes da Capes
de apoio a PPGs já existentes e os critérios seletivos do programa
Ciência sem Fronteiras do que é o que não é <indústria criativa>, não
existe nenhuma alternativa viável para a pesquisa em música nas
universidades periféricas.

Abraços,
Damián

Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
NAP | sites.google.com/site/napmusica

Date: Sun, 30 Jun 2013 13:13:18 +0000
> From:  Heloísa e Wagner Valente <whvalent em terra.com.br>

>  olá, Fernando, Didier e demais,
 agradeço os esclarecimentos.teria uma pergunta breve: há uns 2 anos
atrás, as avaliações finais encaminhavam os pareceres e, ainda, a
colocação na listagem dos contemplados (ou não) com
financiamentos.agora somente aquelas menções de praxeTer uma boa
avaliação, mesmo não obtendo financiamento é algo importante para
o proponente, não apenas para 'justificar' aos empregadores, pares
etc. mas também como um precedente na ocasião de encaminhar outra
proposta.dá para mexer nisso?bom domingo a todos,
 abraçoHeloísa
 Heloísa de A. Duarte Valente