[ANPPOM-Lista] Sobre o email do Daniel que me tirou do sério

Mario Marochi mariojuniorrr em gmail.com
Sáb Jun 8 00:48:46 BRT 2013


Caríssimos .

A principal questão que envolve o email do Daniel , e também toda essa
discussão em torno do tema é : qual o papel do curso de música na
Universidade ? Como devemos trabalhar os nosso projetos de ensino de um
modo que atenda as perspectivas dos alunos, e também de nós mesmos ? E o
que deve ser ensinado ?

Em primeiro lugar obviamente a música , como toda e qualquer ciência ( já
que estamos falando academicamente) passou de uma atividade unicamente
prática , para depois chegar as universidades com todas as áreas e sub
áreas que a envolvem .
Ultimamente, porém, venho percebido que há por parte dos órgãos políticos,
e por uma certa corrente  de professores que propõem uma mudança não só  na
forma de ingresso de alunos nos cursos de música , como também em relação
ao modelo de como a música é ensinada nas universidades.Essas mudanças
passam desde o fim da prova de habilidade específica para ingressar nesses
cursos, passam pela inclusão de música popular nas universidades em que há
curso de música  erudita, e também por fim , pelo fim das aulas individuais
de instrumento . Por favor me corrijam se eu estiver errado ) .
Acredito que qualquer uma dessas mudanças será um retrocesso para os cursos
de música , já que sempre que foi necessário a comprovação da habilidade
específica para a entrada dos alunos, observamos um bom nível ( embora
tenha caído nos últimos anos ) de instrumentistas e também de alunos com um
bom conhecimento teórico. O que torna nosso ensino mais proveitoso ,além é
claro de termos maiores probabilidades de  colocarmos bons profissionais no
mercado de trabalho .
A inserção de música popular no lugar dos cursos de música erudita, também
é um grande atraso para o ensino de música, já que as bases dos elementos
musicais , assim os vários estilos musicais ,que  surgiram no ocidente ( e
não no oriente médio  como Sudào Butão Arábia Saudita rsrsrs )  a partir da
chamada música primitiva, medieval e etc. Essas bases deram lugar ao jazz
Bossa nova , Baião , música Concreta , Música eletro acústica e etc ,
portanto não ensinarmos essas bases vai transformar os nossos alunos em
seres sem história e sem memória logo sem questionamentos, e também sem o
universo de fatores que envolve a música. O que irá transformar os nossos
alunos em escravos das nossas próprias vaidades, e também dos nossas
próprias frustrações como professores . Sabemos da infinidade do universo
musical e comprimirmos isso em torno dos nossos próprios ideais estéticos,
compromete o nosso ensino e o ensino da música na academia.
Logicamente acredito que a música popular deve ser apresentada sempre em
conjunto com a música erudita, mas nunca uma deve tomar o lugar da outra .
Já que Samba será sempre amba, em qualquer lugar do mundo, bossa nova
também sempre será bossa nova, no Brasil ou no sudão , Sonata será sempre
sonata. Enfim os estilos tem a sua estrutura específica independente do
lugar em que é composto . se um árabe quiser compor um samba ,ele nunca
terá que sair da estrutura formal de um samba ,  Bach executado ao piano
por um alemão árabe chines ou brasileiro sempre será Bach. essa é a
universalidade da música que jamais será extinta .
Por fim, a aula individual de instrumento nunca deve ser extinta, já que
grandes performers saem a partir das aulas individuais, ( embora que as
aulas  de instrumento em conjunto também são importantes para a
aprendizagem , mas nunca isoladamente , sempre acompanhadas da aula
individual )  e a prática da performance é tão importante quanto a prática
de texto escrito ( embora eu tenha passado também por um mal entendido em
relação a esse assunto na amppom de 2011 em Uberlândia )  qual é o bom
músico que não executa bem o seu instrumento ? Acho que esse não existe



Em 6 de junho de 2013 15:04, Ale Fenerich <fenerich em gmail.com> escreveu:

> Alguém me diga por aí porque raios sou obrigado a gostar de Villa-Lobos e
> Carlos Gomes ao invés de Elvis, Varèse e Mozart. Só porque sou brasileiro?
> Mas daí não estaremos discutindo música, mas política.
>
>
> Apesar de ser músico e acadêmico, sou do povo também... e no entanto
> prefiro Varèse a Villa; Mozart a José Maurício; Elvis (e Waldick Soriano) a
> Carlos Gomes.
>
>
> um abraço nacional!
>
>
>
>
> Em 6 de junho de 2013 15:00, Ale Fenerich <fenerich em gmail.com> escreveu:
>
> Não sei não... com nível tão alto  de discussão, vou passar a filtrar
>> mensagens...
>>
>> Em 5 de junho de 2013 22:11, Alvaro Henrique <alvaroguitar em gmail.com>escreveu:
>>
>> Realmente na Musica nao há muito de universal.
>>>
>>> Mas, calma, nao estamos falando do Sudão, Brunei, ou de algum pais árabe
>>> radical. Villa-lobos, Carlos Gomes, Guerra-Peixe, todos são músicos
>>> BRASILEIROS.
>>>
>>> Quando os sertanejos fazem versão em português de Musica County de autor
>>> americano ai temos uma legitima musica "do povo" brasileiro (direitos
>>> autorais warner).
>>>
>>> E preciso também citar as fontes de tal lógica de raciocínio.
>>>
>>> Em quarta-feira, 5 de junho de 2013, Damián Keller escreveu:
>>>
>>>>  Prezado Mario,
>>>>
>>>> > A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL PORTANTO JAMAIS DEVEMOS
>>>> TRANSFORMÁ-LA EM BANDEIRA POLÍTICA ESSE SIM É UM GRANDE CRIME CONTRA AS
>>>> ARTES E O CONHECIMENTO !!!!
>>>>
>>>> Por favor, vc poderia citar a(s) fonte(s) que vc está usando para
>>>> afirmar que: (1) a música é uma linguagem; (2) a música (ocidental,
>>>> segundo tua definição) é universal?
>>>>
>>>> A primeira afirmação é discutível. A segunda é insustentável.
>>>>
>>>> Abraço,
>>>> Damián
>>>>
>>>>
>>>> Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
>>>> NAP | napmusica <http://sites.google.com/site/napmusica>
>>>>
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>>>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
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>>> Alvaro Henrique is a Price, Rubin & Partners artist. Info:
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>>> Tel.: +55(61) 9977 0535
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>> Alexandre Sperandéo Fenerich
>> prof. Adjunto IAD - UFJF - http://www.ufjf.br/musica/
>>
>> http://soundcloud.com/ale_fenerich
>> http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm
>> n-1.art.br
>> http://soundcloud.com/n-1-1
>> http://www.ufjf.br/eimas/
>> http://www.limiares.com.br/duo-n1.html
>>
>> (55 32) 8481-8277
>>
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