[ANPPOM-Lista] Sobre o email do Daniel que me tirou do sério

Ale Fenerich fenerich em gmail.com
Sáb Jun 8 00:55:58 BRT 2013


"Esse papo seu tá qualquer coisa,

você já está pra lá de Marraquesh"


abraços

Em 8 de junho de 2013 00:48, Mario Marochi <mariojuniorrr em gmail.com>escreveu:

> Caríssimos .
>
> A principal questão que envolve o email do Daniel , e também toda essa
> discussão em torno do tema é : qual o papel do curso de música na
> Universidade ? Como devemos trabalhar os nosso projetos de ensino de um
> modo que atenda as perspectivas dos alunos, e também de nós mesmos ? E o
> que deve ser ensinado ?
>
> Em primeiro lugar obviamente a música , como toda e qualquer ciência ( já
> que estamos falando academicamente) passou de uma atividade unicamente
> prática , para depois chegar as universidades com todas as áreas e sub
> áreas que a envolvem .
> Ultimamente, porém, venho percebido que há por parte dos órgãos políticos,
> e por uma certa corrente  de professores que propõem uma mudança não só  na
> forma de ingresso de alunos nos cursos de música , como também em relação
> ao modelo de como a música é ensinada nas universidades.Essas mudanças
> passam desde o fim da prova de habilidade específica para ingressar nesses
> cursos, passam pela inclusão de música popular nas universidades em que há
> curso de música  erudita, e também por fim , pelo fim das aulas individuais
> de instrumento . Por favor me corrijam se eu estiver errado ) .
> Acredito que qualquer uma dessas mudanças será um retrocesso para os
> cursos de música , já que sempre que foi necessário a comprovação da
> habilidade específica para a entrada dos alunos, observamos um bom nível (
> embora tenha caído nos últimos anos ) de instrumentistas e também de alunos
> com um bom conhecimento teórico. O que torna nosso ensino mais proveitoso
> ,além é claro de termos maiores probabilidades de  colocarmos bons
> profissionais no mercado de trabalho .
> A inserção de música popular no lugar dos cursos de música erudita, também
> é um grande atraso para o ensino de música, já que as bases dos elementos
> musicais , assim os vários estilos musicais ,que  surgiram no ocidente ( e
> não no oriente médio  como Sudào Butão Arábia Saudita rsrsrs )  a partir da
> chamada música primitiva, medieval e etc. Essas bases deram lugar ao jazz
> Bossa nova , Baião , música Concreta , Música eletro acústica e etc ,
> portanto não ensinarmos essas bases vai transformar os nossos alunos em
> seres sem história e sem memória logo sem questionamentos, e também sem o
> universo de fatores que envolve a música. O que irá transformar os nossos
> alunos em escravos das nossas próprias vaidades, e também dos nossas
> próprias frustrações como professores . Sabemos da infinidade do universo
> musical e comprimirmos isso em torno dos nossos próprios ideais estéticos,
> compromete o nosso ensino e o ensino da música na academia.
> Logicamente acredito que a música popular deve ser apresentada sempre em
> conjunto com a música erudita, mas nunca uma deve tomar o lugar da outra .
> Já que Samba será sempre amba, em qualquer lugar do mundo, bossa nova
> também sempre será bossa nova, no Brasil ou no sudão , Sonata será sempre
> sonata. Enfim os estilos tem a sua estrutura específica independente do
> lugar em que é composto . se um árabe quiser compor um samba ,ele nunca
> terá que sair da estrutura formal de um samba ,  Bach executado ao piano
> por um alemão árabe chines ou brasileiro sempre será Bach. essa é a
> universalidade da música que jamais será extinta .
> Por fim, a aula individual de instrumento nunca deve ser extinta, já que
> grandes performers saem a partir das aulas individuais, ( embora que as
> aulas  de instrumento em conjunto também são importantes para a
> aprendizagem , mas nunca isoladamente , sempre acompanhadas da aula
> individual )  e a prática da performance é tão importante quanto a prática
> de texto escrito ( embora eu tenha passado também por um mal entendido em
> relação a esse assunto na amppom de 2011 em Uberlândia )  qual é o bom
> músico que não executa bem o seu instrumento ? Acho que esse não existe
>
>
>
> Em 6 de junho de 2013 15:04, Ale Fenerich <fenerich em gmail.com> escreveu:
>
> Alguém me diga por aí porque raios sou obrigado a gostar de Villa-Lobos e
>> Carlos Gomes ao invés de Elvis, Varèse e Mozart. Só porque sou brasileiro?
>> Mas daí não estaremos discutindo música, mas política.
>>
>>
>> Apesar de ser músico e acadêmico, sou do povo também... e no entanto
>> prefiro Varèse a Villa; Mozart a José Maurício; Elvis (e Waldick Soriano) a
>> Carlos Gomes.
>>
>>
>> um abraço nacional!
>>
>>
>>
>>
>> Em 6 de junho de 2013 15:00, Ale Fenerich <fenerich em gmail.com> escreveu:
>>
>> Não sei não... com nível tão alto  de discussão, vou passar a filtrar
>>> mensagens...
>>>
>>> Em 5 de junho de 2013 22:11, Alvaro Henrique <alvaroguitar em gmail.com>escreveu:
>>>
>>> Realmente na Musica nao há muito de universal.
>>>>
>>>> Mas, calma, nao estamos falando do Sudão, Brunei, ou de algum pais
>>>> árabe radical. Villa-lobos, Carlos Gomes, Guerra-Peixe, todos são músicos
>>>> BRASILEIROS.
>>>>
>>>> Quando os sertanejos fazem versão em português de Musica County de
>>>> autor americano ai temos uma legitima musica "do povo" brasileiro (direitos
>>>> autorais warner).
>>>>
>>>> E preciso também citar as fontes de tal lógica de raciocínio.
>>>>
>>>> Em quarta-feira, 5 de junho de 2013, Damián Keller escreveu:
>>>>
>>>>>  Prezado Mario,
>>>>>
>>>>> > A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL PORTANTO JAMAIS DEVEMOS
>>>>> TRANSFORMÁ-LA EM BANDEIRA POLÍTICA ESSE SIM É UM GRANDE CRIME CONTRA AS
>>>>> ARTES E O CONHECIMENTO !!!!
>>>>>
>>>>> Por favor, vc poderia citar a(s) fonte(s) que vc está usando para
>>>>> afirmar que: (1) a música é uma linguagem; (2) a música (ocidental,
>>>>> segundo tua definição) é universal?
>>>>>
>>>>> A primeira afirmação é discutível. A segunda é insustentável.
>>>>>
>>>>> Abraço,
>>>>> Damián
>>>>>
>>>>>
>>>>> Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
>>>>> NAP | napmusica <http://sites.google.com/site/napmusica>
>>>>>
>>>>> ________________________________________________
>>>>> Lista de discussões ANPPOM
>>>>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>>>>> ________________________________________________
>>>>>
>>>>
>>>>
>>>> --
>>>> Abraços,
>>>> Alvaro Henrique
>>>>
>>>> Alvaro Henrique is a Price, Rubin & Partners artist. Info:
>>>> http://alvarohenrique.com/dossie_en.pdf
>>>> Alvaro Henrique plays Royal Classics guitar strings.
>>>> http://www.royalclassics.com/catalogo_artista_detalle.htm?idioma=es&id=42
>>>> ----
>>>> Tel.: +55(61) 9977 0535
>>>> http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU
>>>>
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>>>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
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>>> ------------------------------------------
>>> Alexandre Sperandéo Fenerich
>>> prof. Adjunto IAD - UFJF - http://www.ufjf.br/musica/
>>>
>>> http://soundcloud.com/ale_fenerich
>>> http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm
>>> n-1.art.br
>>> http://soundcloud.com/n-1-1
>>> http://www.ufjf.br/eimas/
>>> http://www.limiares.com.br/duo-n1.html
>>>
>>> (55 32) 8481-8277
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>> n-1.art.br
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