[ANPPOM-Lista] Sobre o email do Daniel que me tirou do sério

Mario Marochi mariojuniorrr em gmail.com
Sáb Jun 8 01:13:33 BRT 2013


Ale Fenerich até agora não vi sua opinião real sobre o assunto


Em 8 de junho de 2013 00:55, Ale Fenerich <fenerich em gmail.com> escreveu:

> "Esse papo seu tá qualquer coisa,
>
> você já está pra lá de Marraquesh"
>
>
> abraços
>
> Em 8 de junho de 2013 00:48, Mario Marochi <mariojuniorrr em gmail.com>escreveu:
>
> Caríssimos .
>>
>> A principal questão que envolve o email do Daniel , e também toda essa
>> discussão em torno do tema é : qual o papel do curso de música na
>> Universidade ? Como devemos trabalhar os nosso projetos de ensino de um
>> modo que atenda as perspectivas dos alunos, e também de nós mesmos ? E o
>> que deve ser ensinado ?
>>
>> Em primeiro lugar obviamente a música , como toda e qualquer ciência ( já
>> que estamos falando academicamente) passou de uma atividade unicamente
>> prática , para depois chegar as universidades com todas as áreas e sub
>> áreas que a envolvem .
>> Ultimamente, porém, venho percebido que há por parte dos órgãos
>> políticos, e por uma certa corrente  de professores que propõem uma mudança
>> não só  na forma de ingresso de alunos nos cursos de música , como também
>> em relação ao modelo de como a música é ensinada nas universidades.Essas
>> mudanças passam desde o fim da prova de habilidade específica para
>> ingressar nesses cursos, passam pela inclusão de música popular nas
>> universidades em que há curso de música  erudita, e também por fim , pelo
>> fim das aulas individuais de instrumento . Por favor me corrijam se eu
>> estiver errado ) .
>> Acredito que qualquer uma dessas mudanças será um retrocesso para os
>> cursos de música , já que sempre que foi necessário a comprovação da
>> habilidade específica para a entrada dos alunos, observamos um bom nível (
>> embora tenha caído nos últimos anos ) de instrumentistas e também de alunos
>> com um bom conhecimento teórico. O que torna nosso ensino mais proveitoso
>> ,além é claro de termos maiores probabilidades de  colocarmos bons
>> profissionais no mercado de trabalho .
>> A inserção de música popular no lugar dos cursos de música erudita,
>> também é um grande atraso para o ensino de música, já que as bases dos
>> elementos musicais , assim os vários estilos musicais ,que  surgiram no
>> ocidente ( e não no oriente médio  como Sudào Butão Arábia Saudita rsrsrs )
>>  a partir da chamada música primitiva, medieval e etc. Essas bases deram
>> lugar ao jazz Bossa nova , Baião , música Concreta , Música eletro acústica
>> e etc , portanto não ensinarmos essas bases vai transformar os nossos
>> alunos em seres sem história e sem memória logo sem questionamentos, e
>> também sem o universo de fatores que envolve a música. O que irá
>> transformar os nossos alunos em escravos das nossas próprias vaidades, e
>> também dos nossas próprias frustrações como professores . Sabemos da
>> infinidade do universo musical e comprimirmos isso em torno dos nossos
>> próprios ideais estéticos, compromete o nosso ensino e o ensino da música
>> na academia.
>> Logicamente acredito que a música popular deve ser apresentada sempre em
>> conjunto com a música erudita, mas nunca uma deve tomar o lugar da outra .
>> Já que Samba será sempre amba, em qualquer lugar do mundo, bossa nova
>> também sempre será bossa nova, no Brasil ou no sudão , Sonata será sempre
>> sonata. Enfim os estilos tem a sua estrutura específica independente do
>> lugar em que é composto . se um árabe quiser compor um samba ,ele nunca
>> terá que sair da estrutura formal de um samba ,  Bach executado ao piano
>> por um alemão árabe chines ou brasileiro sempre será Bach. essa é a
>> universalidade da música que jamais será extinta .
>> Por fim, a aula individual de instrumento nunca deve ser extinta, já que
>> grandes performers saem a partir das aulas individuais, ( embora que as
>> aulas  de instrumento em conjunto também são importantes para a
>> aprendizagem , mas nunca isoladamente , sempre acompanhadas da aula
>> individual )  e a prática da performance é tão importante quanto a prática
>> de texto escrito ( embora eu tenha passado também por um mal entendido em
>> relação a esse assunto na amppom de 2011 em Uberlândia )  qual é o bom
>> músico que não executa bem o seu instrumento ? Acho que esse não existe
>>
>>
>>
>> Em 6 de junho de 2013 15:04, Ale Fenerich <fenerich em gmail.com> escreveu:
>>
>> Alguém me diga por aí porque raios sou obrigado a gostar de Villa-Lobos e
>>> Carlos Gomes ao invés de Elvis, Varèse e Mozart. Só porque sou brasileiro?
>>> Mas daí não estaremos discutindo música, mas política.
>>>
>>>
>>> Apesar de ser músico e acadêmico, sou do povo também... e no entanto
>>> prefiro Varèse a Villa; Mozart a José Maurício; Elvis (e Waldick Soriano) a
>>> Carlos Gomes.
>>>
>>>
>>> um abraço nacional!
>>>
>>>
>>>
>>>
>>> Em 6 de junho de 2013 15:00, Ale Fenerich <fenerich em gmail.com> escreveu:
>>>
>>> Não sei não... com nível tão alto  de discussão, vou passar a filtrar
>>>> mensagens...
>>>>
>>>> Em 5 de junho de 2013 22:11, Alvaro Henrique <alvaroguitar em gmail.com>escreveu:
>>>>
>>>> Realmente na Musica nao há muito de universal.
>>>>>
>>>>> Mas, calma, nao estamos falando do Sudão, Brunei, ou de algum pais
>>>>> árabe radical. Villa-lobos, Carlos Gomes, Guerra-Peixe, todos são músicos
>>>>> BRASILEIROS.
>>>>>
>>>>> Quando os sertanejos fazem versão em português de Musica County de
>>>>> autor americano ai temos uma legitima musica "do povo" brasileiro (direitos
>>>>> autorais warner).
>>>>>
>>>>> E preciso também citar as fontes de tal lógica de raciocínio.
>>>>>
>>>>> Em quarta-feira, 5 de junho de 2013, Damián Keller escreveu:
>>>>>
>>>>>>  Prezado Mario,
>>>>>>
>>>>>> > A MÚSICA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL PORTANTO JAMAIS DEVEMOS
>>>>>> TRANSFORMÁ-LA EM BANDEIRA POLÍTICA ESSE SIM É UM GRANDE CRIME CONTRA AS
>>>>>> ARTES E O CONHECIMENTO !!!!
>>>>>>
>>>>>> Por favor, vc poderia citar a(s) fonte(s) que vc está usando para
>>>>>> afirmar que: (1) a música é uma linguagem; (2) a música (ocidental,
>>>>>> segundo tua definição) é universal?
>>>>>>
>>>>>> A primeira afirmação é discutível. A segunda é insustentável.
>>>>>>
>>>>>> Abraço,
>>>>>> Damián
>>>>>>
>>>>>>
>>>>>> Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
>>>>>> NAP | napmusica <http://sites.google.com/site/napmusica>
>>>>>>
>>>>>> ________________________________________________
>>>>>> Lista de discussões ANPPOM
>>>>>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>>>>>> ________________________________________________
>>>>>>
>>>>>
>>>>>
>>>>> --
>>>>> Abraços,
>>>>> Alvaro Henrique
>>>>>
>>>>> Alvaro Henrique is a Price, Rubin & Partners artist. Info:
>>>>> http://alvarohenrique.com/dossie_en.pdf
>>>>> Alvaro Henrique plays Royal Classics guitar strings.
>>>>> http://www.royalclassics.com/catalogo_artista_detalle.htm?idioma=es&id=42
>>>>> ----
>>>>> Tel.: +55(61) 9977 0535
>>>>> http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU
>>>>>
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>>>>> Lista de discussões ANPPOM
>>>>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
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>>>> --
>>>> ------------------------------------------
>>>> Alexandre Sperandéo Fenerich
>>>> prof. Adjunto IAD - UFJF - http://www.ufjf.br/musica/
>>>>
>>>> http://soundcloud.com/ale_fenerich
>>>> http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm
>>>> n-1.art.br
>>>> http://soundcloud.com/n-1-1
>>>> http://www.ufjf.br/eimas/
>>>> http://www.limiares.com.br/duo-n1.html
>>>>
>>>> (55 32) 8481-8277
>>>>
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>>> Alexandre Sperandéo Fenerich
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