[ANPPOM-Lista] Estudante é internado após inserir no Currículo Lattes uma participação em quermesse

Igor Reis Reyner reynerpianista em yahoo.com.br
Qui Jun 13 17:05:17 BRT 2013

Carlos,

Essa notícia é verdadeira. Eu conheço muita gente que sofre de Síndrome Lattes. Ouvi dizer de pessoas que lançam correspondência pessoal como publicação. Outras ainda lançam discurso de casamento como comunicação em congresso. Há aqueles que lançam receitas, manuais de vestibular, ofícios, portarias e até mesmo atas de reunião, tudo pelo bem da produtividade. Dizem, inclusive, que certa secretária até se gaba de ser hiper-produtiva aqui pelos lados de Minas. Só nunca tinha ouvido falar de gente sendo internada.

Abraços,
Igor.

________________________________
 De : Fernando Rossit <fhrossit em gmail.com>
À : Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
Cc : anppom-l em iar.unicamp.br
Envoyé le : Mercredi 12 juin 2013 14h52
Objet : Re: [ANPPOM-Lista] Estudante é internado após inserir no Currículo Lattes uma participação em quermesse

Carlos,

Essa notícia é fake. O "Diário Pernambucano" - http://www.diariopernambucano.com.br - é como o "G17" - www.g17.com.br - confira na seção "Quem somos": http://www.diariopernambucano.com.br/quem-somos-2/

Abraços,

Fernando Rossit

2013/6/11 Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>

Deu no Diário Pernambucano:

>Estudante é internado após inserir no Currículo Lattes uma participação em quermesseUma estranha psicopatologia vem tomando
uma parcela dos universitários brasileiros e causando rebu entre os
psiquiatras. Trata-se da Síndrome Lattes, cujo nome deriva da Plataforma Lattes: distinta entre os estudantes e professores universitários por ser a base do
indispensável e burocrático Currículo Lattes. O Lattes, assim
popularmente conhecido, é uma espécie de embarcação meritocrática que
facilita a navegação no oceano universitário das vaidades. Considerada
uma patologia de grau intenso, a Síndrome Lattes impele o adoentado a
montar uma realidade paralela que costuma identificar ao seu currículo
que passará a estar repleto de atividades não-acadêmicas, invencionices e ocupações excêntricas. Tudo isso sustentado por uma
linguagem privada ou mesmo esquizofrênica. “Quanto mais o infeliz
atualiza o Currículo Lattes, seja participando de eventos estranhos ou
escrevendo textos esquisitos, mais a contingência por atualizá-lo
aumenta”, afirma o Dr. Carlos Aleiva, da USP. Foi o que aconteceu com
Plínio Caldas da Silva, estudante de Ciência Política na UNIFESP da
Baixada Santista. Ao passar uma tarde na Quermesse da Gota de Leite,
tradicional em Santos, Carlos voltou até sua casa com um comportamento
que deixara de ser inabitual. “Carlinhos saiu dizendo que ia realizar um trabalho de campo para uma disciplina de Antropologia. Para mim, apenas uma quermesse. Chegou angustiado em casa, abriu o Currículo Lattes,
atualizou, soltou um grito atemorizante e me deu um abraço forte. Semana passada, doou sangue no Hospital Beneficência Portuguesa e pôs no
currículo que se tratou de uma participação em evento internacional. Não sabia mais o que fazer e acabei por interná-lo!”, afirmou Maria Neuza
da Silva, mãe.

>http://www.diariopernambucano.com.br/noticias/estudante-e-internado-apos-inserir-no-curriculo-lattes-uma-participacao-em-quermesse/
>
>--
>
>carlos palombini
>pesquisador visitante, centro de letras e artes, unirio
>ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
>proibidao.org

Fernando Rossit