[ANPPOM-Lista] novo artigo sobre a vaia contra Andre mehmari - entrando também na questão do que faz (e deve fazer) a musicologia

climério de oliveira santos zabumba2 em gmail.com
Qui Maio 30 08:36:20 BRT 2013


Pessoal,

Se vaia fizesse mal, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Lobão, Gilberto Gil,
... estariam todos pobres.
Isso se estende aos músicos de concerto também, como Severino Araújo,
Aliazar de Carvalho, Pavaroti, Mozart, Beethoven... - todos eles foram
vaiados.

Ser vaiado é muito melhor, por exemplo, do que passar incólume, resultado
típico de uma performance insossa. Portanto, deixemos de compaixão. André
Mehmari é massa, é um trabalhador da pesada, um talento e tanto. Quem
duvidar, vá assistir, ou veja no Youtube.

Não há nada demais numa vaia, a não ser um aspecto importante: uma
performance só é vaiada quando provoca o público.


Abraços em todos,

Climério de Oliveira.


Em 29 de maio de 2013 18:11, Ferraz,Gabriel A <gabrielferraz em ufl.edu>escreveu:

> Oi pessoal. Eu conheci o André Mehmari na USP, quando fiz meu bacharelado
> lá. Apesar de não ter me tornado amigo dele, conversamos rapidamente
> algumas vezes. Além de ser um dos músicos mais talentosos de sua geração
> (talvez o mais talentoso que eu conheço), ele é realmente uma pessoa muito
> simples, e nem posso imaginar como ele se sentiu no palco ao ser vaiado por
> crianças. Um episódio realmente triste para a nossa música.
>
> Com relação ao motivo pelo qual as crianças vaiaram, menciona-se muito a
> questão da indústria cultural e do meio cultural onde essas crianças vivem,
> a maneira como elas são, de certa forma, condicionadas culturalmente a
> ouvir certos tipos de música. Esse argumento é totalmente válido e
> verdadeiro, mas a questão do "condicionamento" da escuta vai além do poder
> que o meio cultural exerce na formação do indivíduo. Pesquisas neurológicas
> recentes têm mostrado que quando o cérebro se condiciona a ouvir
> determinadas combinações de sons, esses sons passam a estimular áreas do
> cérebro sons causam prazer (as mesmas áreas que são estimuladas quando
> alguém come algo gostoso ou pratica sexo). Além disso, o córtex auditivo
> literalmente se molda para ouvir esses sons aos quais a pessoa é exposta
> mais constantemente, e combinações de sons que não se encaixam nesses
> padrões já apreendidos soam muito dissonantes (entenda-se "mal") para o
> indivíduo, e causam um enorme desconforto e, posteriormente, a rejeição
> desses sons "desagradáveis".
>
> Pesquisas australianas mostraram que quanto mais o indivíduo é treinado a
> ouvir determinadas combinações de sons, menos dissonantes elas soarão
> (mesmo que a teoria da música as classifique como dissonantes - pensem em
> uma 2a maior, por exemplo). Talvez essa seja a explicação científica para o
> que comumente chamamos "costume". Ou seja, o "costume" não é só um
> condicionamento social e cultural, mas, primeiramente, fisiológico.
>
> Sei que no caso do André as vaias começaram antes mesmo de ele começar a
> tocar, o que implica em um preconceito contra Nazareth (já que as crianças
> não haviam ouvido a música ainda), muito provavelmente desconhecido dessas
> crianças. Não quero aqui teorizar sobre os diversos porquês da atitude das
> crianças, que certamente também brotaram da sua falta de exposição ao
> compositor e, portanto, da sua falta de conhecimento da música, o que deve
> ter gerado a resistência antes mesmo do concerto começar. E sem querer
> especular demais, mas seguindo um raciocínio lógico, afirmaria que,
> provavelmente, essas crianças já haviam imaginado, antes mesmo da
> apresentação começar, todo o tipo de sons "do passado" - que talvez elas
> nem saibam exatamente o que são - associados a um compositor que elas não
> conheciam, o que causou o estranhamento, distanciamento, e finalmente, o
> repúdio. Seguindo as conclusões dos estudos dos neurologistas, acredito que
> ao ouvir aqueles  sons, que elas realmente não conheciam, o cérebro dessas
> crianças deve ter percebido uma enorme "dissonância", mesmo que a música de
> Nazareth não seja dissonante de acordo com a nossa teoria musical, o que as
> levou a balbúrdia total. (E isso independe de condição social e cultural).
>
> Desculpem pelas digressões no caminho, mas meu ponto principal aqui é que
> em musicologia utiliza-se muito as teorias das ciências sociais e da
> antropologia para explicar comportamentos associados à música, e muitas
> vezes esquece-se de que muito do que se percebe e se apreende em uma
> experiência musical (seja ela com simples ruídos que ouvimos na rua ou em
> obras musicais complexas) deve-se à maneira como nosso cérebro processa
> essa informação. Não devemos deixar esse ponto de lado em nossas
> discussões. Pelo contrário, acredito que, em se tratando de tópicos que
> envolvem discussões sobre música e comportamento, o entendimento dos
> processos neurológicos da percepção da música é um componente fundamental,
> e que, talvez, deva ser entendido antes mesmo de utilizarmos teorias da
> sociologia e antropologia na tentativa de entendermos e explicarmos esses
> tópicos.
>
> Para quem quiser saber mais sobre as pesquisas que mencionei, tenho 3
> tópicos que versam sobre o assunto no meu site: dois textos com comentários
> sobre pesquisas em música e neurologia, e um documentário interessantíssimo
> sobre o mesmo assunto, que todos os músicos e, principalmente, musicólogos,
> devem conhecer. Envio ainda o link para uma discussão estética da
> apreciação musical, que também se relaciona com o assunto. Como o objetivo
> é tratar os assuntos musicais de uma maneira mais "jornalística" e menos
> musicológica, para que um público mais geral leia e se interesse pelo que
> acontece no mundo da música que só os especialistas conhecem, os textos não
> seguem o padrão acadêmico, e eu não me proponho a dar respostas sobre os
> assuntos discutidos, mas tão somente transmitir informações e propor
> reflexão. As informações discutidas, entretanto, não são menos válidas ou
> menos "verdadeiras" por esse motivo.
>
> Os links seguem abaixo:
>
> Aprenda a gostar da música que você não gosta:
> http://www.zapmusico.com.br/**blog/como-gostar-de-musica/<http://www.zapmusico.com.br/blog/como-gostar-de-musica/>
> Boa música é “tão bom quanto sexo”: http://www.zapmusico.com.br/**
> blog/musica-boa-e-sexo/<http://www.zapmusico.com.br/blog/musica-boa-e-sexo/>
> O que é a música, afinal de contas?:
> The Music Instinct: Science & Song by Elena Mannes:
> http://www.zapmusico.com.br/**blog/a-psicologia-da-musica/<http://www.zapmusico.com.br/blog/a-psicologia-da-musica/>
>
> Obrigado pela atenção. Espero que o comentário contribua para a discussão
> e que os textos do blog gerem discussões sobre o entendimento de assuntos
> ligados à música e comportamento.
>
> Abraços,
>
> Gabriel Ferraz, pianista e musicólogo
>
>
>
> On Wed, 29 May 2013 12:52:29 -0300, anppom-l-request em iar.unicamp.**br<anppom-l-request em iar.unicamp.br>wrote:
>
>> Enviar submissões para a lista de discussão Anppom-L para
>>         anppom-l em iar.unicamp.br
>>
>> Para se cadastrar ou descadastrar via WWW, visite o endereço
>>         http://iar.unicamp.br/mailman/**listinfo/anppom-l<http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
>> ou, via email, envie uma mensagem com a palavra 'help' no assunto ou
>> corpo da mensagem para
>>         anppom-l-request em iar.unicamp.**br<anppom-l-request em iar.unicamp.br>
>>
>> Você poderá entrar em contato com a pessoa que gerencia a lista pelo
>> endereço
>>         anppom-l-owner em iar.unicamp.br
>>
>> Quando responder, por favor edite sua linha Assunto assim ela será
>> mais específica que "Re: Contents of Anppom-L digest..."
>>
>>
>> Tópicos de Hoje:
>>
>>    1. Re: Fim da Prova de Habilidade Específica em Música
>>       (Luciano Morais)
>>    2. Re: [Sonologia-l] [etnomusicologiabr] "pontos de ruptura no
>>       tecido civilizatório" (Carlos Palombini)
>>    3. Re: novo artigo sobre a vaia contra Andre mehmari
>>       (Carlos Palombini)
>>    4. Re: Fim da Prova de Habilidade Específica em Música
>>       (Estevão Moreira)
>>
>>
>>
>> ------------------------------**------------------------------**
>> ----------
>>
>> Message: 1
>> Date: Wed, 29 May 2013 08:41:44 -0300
>> From: Luciano Morais <lucianocesar78 em yahoo.com.br>
>> To: Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>
>> Cc: "anppom-l em iar.unicamp.br" <anppom-l em iar.unicamp.br>
>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em
>>         Música
>> Message-ID: <730C22E0-FCB8-47D8-911A-**75F968D58A05 em yahoo.com.br<730C22E0-FCB8-47D8-911A-75F968D58A05 em yahoo.com.br>
>> >
>> Content-Type: text/plain; charset="utf-8"
>>
>>     Musicologia não precisa ser circunscrita a um "ramo" das
>> ciências humanas (um braço, um sub-item, um setor, sem
>> especificidade nem autonomia em relação às ciências humanas no que
>> se refere a método tratamento e escolha dos objetos), mas também (e,
>> para alguns, principalmente, porque engloba pesquisas voltadas
>> especificamente para a performance, processos de composição e
>> critica de obras de arte como tais, ao lado e além da consideração
>> delas enquanto dados sócio-histórico-culturais) o estudo aprofundado
>> da música enquanto produção artística. Me perdoe, caro prof. Dr.
>> Didier, mas qualquer pesquisa séria nessa área exige formação
>> técnica e musical bem além do básico. Um musicólogo tem ter livre
>> acesso às "obras"  ou objetos sonoros e musicais pela via da leitura,
>> da escrita, da perspectiva da performance, ou seja, tem que ter tido
>> em algum momento da vida vivido a situação de musico, e dos bons,
>> capaz de ler, tocar, fazer musica de conjunto, discutir
>> interpretação, etc. Essa formação permite ao pesquisador acesso
>> às obras, seja de que origem social forem, vale as da tradição
>> oral, mas elas tem que poder ser comentadas e percebidas (vai uma aula
>> de percepção aí ou não precisa saber distinguir intervalos pra ser
>> musicólogo?) do ponto de vista musical, não só histórico-social.
>>      Vale lembrar que José Ramos Tinhorão rejeitava ser chamado de
>> musicólogo dizendo: "Eu sou historiador, musicólogo é o Regis
>> Duprat!"). Gostem ou não dos dois, eles respeitavam as diferenças de
>> área.
>>     Duprat estreou obras do Cláudio Santoro, se for preciso lembrar.
>> Abraço!
>> Luciano
>>
>> Em 28/05/2013, às 12:09, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:
>>
>>
>>>
>>> Mas o que seria a Musicologia sem um musicólogo capaz de ler partituras,
>>> conhecer o repertório, técnicas de composição, análise musical e situar a
>>> importância de seu trabalho em meio à produção musical? Um antropólogo, um
>>> sociólogo ou um historiador seriam capazes de fazer esse tipo de trabalho?
>>>
>>>
>>> Daniel Lemos Cerqueira
>>>
>>> http://musica.ufma.br
>>>
>>>
>>>
>>> --- Em ter, 28/5/13, Didier Guigue <didierguigue em gmail.com> escreveu:
>>>
>>> De: Didier Guigue <didierguigue em gmail.com>
>>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em
>>> Música
>>> Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
>>> Cc: "ANPPOM" <anppom-l em iar.unicamp.br>
>>> Data: Terça-feira, 28 de Maio de 2013, 11:35
>>>
>>>
>>> Mas o que seria "musicologia", lato sensu [estudos sobre música], senão
>>> um ramo das ciências humanas?
>>>
>>> Em 27 de maio de 2013 01:53, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>
>>> escreveu:
>>>
>>> Prezado Luciano,
>>>
>>> Bravíssimo! Excelente colocação. Destaco uma frase de seu discurso:
>>>
>>> "Para perspectivas interdisciplinares sem exigência de habilidades
>>> específicas, estão aí as áreas de ciências humanas."
>>>
>>>
>>> ______________________________**__________________
>>> Lista de discussões ANPPOM
>>> http://iar.unicamp.br/mailman/**listinfo/anppom-l<http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
>>> ______________________________**__________________
>>>
>> -------------- Próxima Parte ----------
>> Um anexo em HTML foi limpo...
>> URL:
>>
>> <http://iar.unicamp.br/**pipermail/anppom-l/**
>> attachments/20130529/9c6d7f61/**attachment.htm<http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/9c6d7f61/attachment.htm>
>> >
>>
>> ------------------------------
>>
>> Message: 2
>> Date: Wed, 29 May 2013 10:07:04 -0300
>> From: Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
>> To: Pesquisadores em Sonologia (Música)
>>         <sonologia-l em listas.unicamp.br**>
>> Cc: Etnomusicologia Br Yahoo <etnomusicologiabr@**yahoogrupos.com.br<etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br>
>> >,
>>         anppom-l <anppom-l em iar.unicamp.br>
>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] [Sonologia-l] [etnomusicologiabr] "pontos
>>         de ruptura no tecido civilizatório"
>> Message-ID:
>>         <CAJWibmEr14PfnUzX2J_=16kL9i9Z**7kMUe9PkzfjpZsKqtWW30Q em mail.**
>> gmail.com <16kL9i9Z7kMUe9PkzfjpZsKqtWW30Q em mail.gmail.com>>
>> Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
>>
>> Hugo,
>>
>> Enviei o texto por várias razões, que não caberiam num simples "não
>> concordo". Há muita coisa errada ali, independente do que tenha
>> acontecido.
>> A primeira delas, e a principal, é que André Mehmari ser insultado numa
>> apresentação apareça como "pontos de ruptura no tecido civilizatório", um
>> clichê precioso (entre os vários clichês do texto) no qual os
>> Mehmari/Wisnik ofendidos (tenho em mente também a manifestação do pianista
>> no Facebook) são o civilizatório rompido. A outra face da moeda é seu
>> significado, o fio do qual esse civilizatório é tecido: são os
>> tiros com os
>> quais os não-Mehmari não-Wisnik são não só impedidos de realizar seu
>> trabalho como também executados (no sentido criminal do termo) impune,
>> pura
>> e simplesmente --- em São Paulo mesmo.
>>
>> Não sei se você lê a *Piauí*, mas o último número tem um bom
>> artigo que se
>> intitula, na capa, "A praga modernista", e no interior, "Reféns da
>> modernistolatria":
>>
>>
>> http://revistapiaui.estadao.**com.br/edicao-80/questoes-de-**
>> literatura-cultura/refens-da-**modernistolatria<http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-80/questoes-de-literatura-cultura/refens-da-modernistolatria>
>>
>> Abraço,
>>
>> Carlos
>>
>>
>> 2013/5/28 Hugo Leonardo Ribeiro <hugoleo75 em gmail.com>
>>
>> Palombini,
>>
>>>
>>> Posso afirmar, com quase certeza, que você enviou esse texto mas não
>>> concorda com o autor. Nem eu concordo. Há muitos problemas básicos em seu
>>> discurso, entre os quais esse necessidade de uma ponte para ligar
>>> culturas
>>> distintas. Isso sempre é problemático. Principalmente quando se pensa que
>>> um grupo de indivíduos precisa ter acesso a determinados bens culturais
>>> para poder elevar seu status sociocultural. Espero que tal projeto seja
>>> mais do que o que o Wisnik descreveu. Senão, é, no mínimo,
>>> etnocêntrico...
>>>
>>> Hugo Ribeiro
>>>
>>>  -------------- Próxima Parte ----------
>> Um anexo em HTML foi limpo...
>> URL:
>>
>> <http://iar.unicamp.br/**pipermail/anppom-l/**
>> attachments/20130529/a5875b7a/**attachment.htm<http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/a5875b7a/attachment.htm>
>> >
>>
>> ------------------------------
>>
>> Message: 3
>> Date: Wed, 29 May 2013 12:10:09 -0300
>> From: Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
>> To: ANPPOM <anppom-l em iar.unicamp.br>
>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] novo artigo sobre a vaia contra Andre
>>         mehmari
>> Message-ID:
>>         <**CAJWibmGeLLr9obBbv0xdJKUZ76Csf**N=7V7VUN98HBVTr7cREgw em mail.**
>> gmail.com <7V7VUN98HBVTr7cREgw em mail.gmail.com>>
>> Content-Type: text/plain; charset="windows-1252"
>>
>> Este trecho aqui é uma joia:
>>
>> Vejamos: primeiramente, Nazareth não é dodecafônico, Nazareth não foi um
>>
>>> alienígena de difícil compreensão, ou um compositor nascido na Monróvia.
>>> Nazareth retirou o material de sua criação da música do povo brasileiro,
>>> das ruas, do choro, das valsas, do ambiente musical popular de sua época.
>>> Sendo assim, a aberração está não em mostrar Nazareth ao povo, mas no
>>> fato
>>> desse mesmo povo não ser capaz ? não de ?compreender? ? mas de se
>>> reconhecer minimamente em uma obra que se baseia na raiz de sua própria
>>> forma de expressão, a ponto de recusá-la com veemência. Se há algo de
>>> errado nesse enredo, o erro é esse! E, evidentemente a responsabilidade
>>> disso não está nas crianças! Algo tem que ter ocorrido no percurso de
>>> tempo
>>> de Nazareth até hoje, para fazer com que uma música  que tenha vindo tão
>>> profundamente do povo não seja reconhecida por esse próprio povo como
>>> parte
>>> de sua simbologia.
>>>
>>>
>> Ao fim e ao cabo, é o mesmo lero-lero: oferecer aos ignaros algo melhor
>> que
>> a lama em que chafurdam, algo de que necessitariam, se ao menos pudessem
>> entender isso. Para corigi-lo, que o governo nos dê mais um dinheirinho.
>>
>> "Colocar a semente de Nazareth no coração desses jovens..." Ave Maria
>> cheia
>> de graça!
>>
>> "Jovens oriundos de um ambiente socialmente degradado, tocando Stravinsky
>> como gente grande na Sala São Paulo..."
>>
>> AD MAJOREM DEI GLORIAM INQUE HOMINUM SALUTEM
>>
>> Abraço,
>>
>> Carlos
>>
>> 2013/5/28 Ale Fenerich <fenerich em gmail.com>
>>
>>
>> http://www.advivo.com.br/blog/**luisnassif/plateia-infantil-**
>> hostiliza-musico-andre-mehmari<http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/plateia-infantil-hostiliza-musico-andre-mehmari>
>>
>>>
>>> mais um artigo do episodio de Andre Mehmari
>>>
>>>
>> --
>> carlos palombini
>> pesquisador visitante, centro de letras e artes, unirio
>> ufmg.academia.edu/**CarlosPalombini<http://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini>
>> proibidao.org
>> -------------- Próxima Parte ----------
>> Um anexo em HTML foi limpo...
>> URL:
>>
>> <http://iar.unicamp.br/**pipermail/anppom-l/**
>> attachments/20130529/55a2a08d/**attachment.htm<http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/55a2a08d/attachment.htm>
>> >
>>
>> ------------------------------
>>
>> Message: 4
>> Date: Wed, 29 May 2013 12:14:55 -0300
>> From: Estevão Moreira <estevaomoreira em gmail.com>
>> To: Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>
>> Cc: anppom-l em iar.unicamp.br
>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em
>>         Música
>> Message-ID:
>>         <CAJ_-KaqwSFe=+**xMKqBwmgkD6MrGCHnyn=3EU6sQVH5P**
>> 74FaBPQ em mail.gmail.com <3EU6sQVH5P74FaBPQ em mail.gmail.com>>
>> Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
>>
>> Caros,
>>
>> Se nossa área de pesquisa situa-se, a título de categorização, dentro da
>> linguística, convém ampliar o q se quer chamar de campo de estudo da
>> música. Ademais, a própria ideia de linguagem, sobre a qual se aportam e
>> se
>> apertam muitas teorias, práticas e querelas sobre a noção de "linguagem
>> musical", são alheias ao campo estrito da música, tem sua origem nas
>> ciências sociais.
>>
>> Isso certamente não seria um problema se houvesse consenso no uso
>> corriqueiro de termos tão polêmicos e polissêmicos. Afinal de contas, um
>> dos requisitos da pesquisa científica é comunicabilidade e objetividade.
>>
>> Estevão
>>
>> Enviado do tel
>> Em 29/05/2013 00:51, "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:
>>
>>
>>> Mas o que seria a Musicologia sem um musicólogo capaz de ler partituras,
>>> conhecer o repertório, técnicas de composição, análise musical e situar a
>>> importância de seu trabalho em meio à produção musical? Um antropólogo,
>>> um
>>> sociólogo ou um historiador seriam capazes de fazer esse tipo de
>>> trabalho?
>>>
>>>
>>> Daniel Lemos Cerqueira
>>>
>>> http://musica.ufma.br <http://musica.ufma.br>
>>>
>>>
>>> --- Em *ter, 28/5/13, Didier Guigue <didierguigue em gmail.com>* escreveu:
>>>
>>>
>>> De: Didier Guigue <didierguigue em gmail.com>
>>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em
>>> Música
>>> Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
>>> Cc: "ANPPOM" <anppom-l em iar.unicamp.br>
>>> Data: Terça-feira, 28 de Maio de 2013, 11:35
>>>
>>>
>>> Mas o que seria "musicologia", lato sensu [estudos sobre música], senão
>>> um
>>> ramo das ciências humanas?
>>>
>>> Em 27 de maio de 2013 01:53, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br<http:/
>>> **/mc/compose?to=dal_lemos@**yahoo.com.br<http://mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br>
>>> >
>>> > escreveu:
>>>
>>>
>>> Prezado Luciano,
>>>
>>> Bravíssimo! Excelente colocação. Destaco uma frase de seu discurso:
>>>
>>> *"Para perspectivas interdisciplinares sem exigência de habilidades
>>> específicas, estão aí as áreas de ciências humanas."*
>>>
>>>
>>>
>>> ______________________________**__________________
>>> Lista de discussões ANPPOM
>>> http://iar.unicamp.br/mailman/**listinfo/anppom-l<http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
>>> ______________________________**__________________
>>>
>>>  -------------- Próxima Parte ----------
>> Um anexo em HTML foi limpo...
>> URL:
>>
>> <http://iar.unicamp.br/**pipermail/anppom-l/**
>> attachments/20130529/64f785a6/**attachment.htm<http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/64f785a6/attachment.htm>
>> >
>>
>> ------------------------------
>>
>> ______________________________**_________________
>> Anppom-L mailing list
>> Anppom-L em iar.unicamp.br
>> http://iar.unicamp.br/mailman/**listinfo/anppom-l<http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
>>
>>
>> Fim da Digest Anppom-L, volume 97, assunto 31
>> ***********************************************
>>
>
> ______________________________**__________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/**listinfo/anppom-l<http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
> ______________________________**__________________




-- 
Climério de Oliveira Santos

(81) 9945-9434
(21) 8001-6586

Aguardo sua resposta.
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130530/eae480d6/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L