[ANPPOM-Lista] novo artigo sobre a vaia contra Andre mehmari - entrando também na questão do que faz (e deve fazer) a musicologia

José Eduardo Costa Silva zed2004 em gmail.com
Qui Maio 30 22:32:20 BRT 2013


Prezado Gabriel,

em minha opinião existe um motivo muito mais simples para o fato de as
crianças terem vaiado o músico, a saber: falta de educação! Falta de
disposição para o outro!

Ab

José Eduardo


Em 30 de maio de 2013 08:36, climério de oliveira santos <zabumba2 em gmail.com
> escreveu:

> Pessoal,
>
> Se vaia fizesse mal, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Lobão, Gilberto Gil,
> ... estariam todos pobres.
> Isso se estende aos músicos de concerto também, como Severino Araújo,
> Aliazar de Carvalho, Pavaroti, Mozart, Beethoven... - todos eles foram
> vaiados.
>
> Ser vaiado é muito melhor, por exemplo, do que passar incólume, resultado
> típico de uma performance insossa. Portanto, deixemos de compaixão. André
> Mehmari é massa, é um trabalhador da pesada, um talento e tanto. Quem
> duvidar, vá assistir, ou veja no Youtube.
>
> Não há nada demais numa vaia, a não ser um aspecto importante: uma
> performance só é vaiada quando provoca o público.
>
>
> Abraços em todos,
>
> Climério de Oliveira.
>
>
> Em 29 de maio de 2013 18:11, Ferraz,Gabriel A <gabrielferraz em ufl.edu>escreveu:
>
> Oi pessoal. Eu conheci o André Mehmari na USP, quando fiz meu bacharelado
>> lá. Apesar de não ter me tornado amigo dele, conversamos rapidamente
>> algumas vezes. Além de ser um dos músicos mais talentosos de sua geração
>> (talvez o mais talentoso que eu conheço), ele é realmente uma pessoa muito
>> simples, e nem posso imaginar como ele se sentiu no palco ao ser vaiado por
>> crianças. Um episódio realmente triste para a nossa música.
>>
>> Com relação ao motivo pelo qual as crianças vaiaram, menciona-se muito a
>> questão da indústria cultural e do meio cultural onde essas crianças vivem,
>> a maneira como elas são, de certa forma, condicionadas culturalmente a
>> ouvir certos tipos de música. Esse argumento é totalmente válido e
>> verdadeiro, mas a questão do "condicionamento" da escuta vai além do poder
>> que o meio cultural exerce na formação do indivíduo. Pesquisas neurológicas
>> recentes têm mostrado que quando o cérebro se condiciona a ouvir
>> determinadas combinações de sons, esses sons passam a estimular áreas do
>> cérebro sons causam prazer (as mesmas áreas que são estimuladas quando
>> alguém come algo gostoso ou pratica sexo). Além disso, o córtex auditivo
>> literalmente se molda para ouvir esses sons aos quais a pessoa é exposta
>> mais constantemente, e combinações de sons que não se encaixam nesses
>> padrões já apreendidos soam muito dissonantes (entenda-se "mal") para o
>> indivíduo, e causam um enorme desconforto e, posteriormente, a rejeição
>> desses sons "desagradáveis".
>>
>> Pesquisas australianas mostraram que quanto mais o indivíduo é treinado a
>> ouvir determinadas combinações de sons, menos dissonantes elas soarão
>> (mesmo que a teoria da música as classifique como dissonantes - pensem em
>> uma 2a maior, por exemplo). Talvez essa seja a explicação científica para o
>> que comumente chamamos "costume". Ou seja, o "costume" não é só um
>> condicionamento social e cultural, mas, primeiramente, fisiológico.
>>
>> Sei que no caso do André as vaias começaram antes mesmo de ele começar a
>> tocar, o que implica em um preconceito contra Nazareth (já que as crianças
>> não haviam ouvido a música ainda), muito provavelmente desconhecido dessas
>> crianças. Não quero aqui teorizar sobre os diversos porquês da atitude das
>> crianças, que certamente também brotaram da sua falta de exposição ao
>> compositor e, portanto, da sua falta de conhecimento da música, o que deve
>> ter gerado a resistência antes mesmo do concerto começar. E sem querer
>> especular demais, mas seguindo um raciocínio lógico, afirmaria que,
>> provavelmente, essas crianças já haviam imaginado, antes mesmo da
>> apresentação começar, todo o tipo de sons "do passado" - que talvez elas
>> nem saibam exatamente o que são - associados a um compositor que elas não
>> conheciam, o que causou o estranhamento, distanciamento, e finalmente, o
>> repúdio. Seguindo as conclusões dos estudos dos neurologistas, acredito que
>> ao ouvir aqueles  sons, que elas realmente não conheciam, o cérebro dessas
>> crianças deve ter percebido uma enorme "dissonância", mesmo que a música de
>> Nazareth não seja dissonante de acordo com a nossa teoria musical, o que as
>> levou a balbúrdia total. (E isso independe de condição social e cultural).
>>
>> Desculpem pelas digressões no caminho, mas meu ponto principal aqui é que
>> em musicologia utiliza-se muito as teorias das ciências sociais e da
>> antropologia para explicar comportamentos associados à música, e muitas
>> vezes esquece-se de que muito do que se percebe e se apreende em uma
>> experiência musical (seja ela com simples ruídos que ouvimos na rua ou em
>> obras musicais complexas) deve-se à maneira como nosso cérebro processa
>> essa informação. Não devemos deixar esse ponto de lado em nossas
>> discussões. Pelo contrário, acredito que, em se tratando de tópicos que
>> envolvem discussões sobre música e comportamento, o entendimento dos
>> processos neurológicos da percepção da música é um componente fundamental,
>> e que, talvez, deva ser entendido antes mesmo de utilizarmos teorias da
>> sociologia e antropologia na tentativa de entendermos e explicarmos esses
>> tópicos.
>>
>> Para quem quiser saber mais sobre as pesquisas que mencionei, tenho 3
>> tópicos que versam sobre o assunto no meu site: dois textos com comentários
>> sobre pesquisas em música e neurologia, e um documentário interessantíssimo
>> sobre o mesmo assunto, que todos os músicos e, principalmente, musicólogos,
>> devem conhecer. Envio ainda o link para uma discussão estética da
>> apreciação musical, que também se relaciona com o assunto. Como o objetivo
>> é tratar os assuntos musicais de uma maneira mais "jornalística" e menos
>> musicológica, para que um público mais geral leia e se interesse pelo que
>> acontece no mundo da música que só os especialistas conhecem, os textos não
>> seguem o padrão acadêmico, e eu não me proponho a dar respostas sobre os
>> assuntos discutidos, mas tão somente transmitir informações e propor
>> reflexão. As informações discutidas, entretanto, não são menos válidas ou
>> menos "verdadeiras" por esse motivo.
>>
>> Os links seguem abaixo:
>>
>> Aprenda a gostar da música que você não gosta:
>> http://www.zapmusico.com.br/**blog/como-gostar-de-musica/<http://www.zapmusico.com.br/blog/como-gostar-de-musica/>
>> Boa música é “tão bom quanto sexo”: http://www.zapmusico.com.br/**
>> blog/musica-boa-e-sexo/<http://www.zapmusico.com.br/blog/musica-boa-e-sexo/>
>> O que é a música, afinal de contas?:
>> The Music Instinct: Science & Song by Elena Mannes:
>> http://www.zapmusico.com.br/**blog/a-psicologia-da-musica/<http://www.zapmusico.com.br/blog/a-psicologia-da-musica/>
>>
>> Obrigado pela atenção. Espero que o comentário contribua para a discussão
>> e que os textos do blog gerem discussões sobre o entendimento de assuntos
>> ligados à música e comportamento.
>>
>> Abraços,
>>
>> Gabriel Ferraz, pianista e musicólogo
>>
>>
>>
>> On Wed, 29 May 2013 12:52:29 -0300, anppom-l-request em iar.unicamp.**br<anppom-l-request em iar.unicamp.br>wrote:
>>
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>>>
>>> Message: 1
>>> Date: Wed, 29 May 2013 08:41:44 -0300
>>> From: Luciano Morais <lucianocesar78 em yahoo.com.br>
>>> To: Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>
>>> Cc: "anppom-l em iar.unicamp.br" <anppom-l em iar.unicamp.br>
>>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em
>>>         Música
>>> Message-ID: <730C22E0-FCB8-47D8-911A-**75F968D58A05 em yahoo.com.br<730C22E0-FCB8-47D8-911A-75F968D58A05 em yahoo.com.br>
>>> >
>>> Content-Type: text/plain; charset="utf-8"
>>>
>>>     Musicologia não precisa ser circunscrita a um "ramo" das
>>> ciências humanas (um braço, um sub-item, um setor, sem
>>> especificidade nem autonomia em relação às ciências humanas no que
>>> se refere a método tratamento e escolha dos objetos), mas também (e,
>>> para alguns, principalmente, porque engloba pesquisas voltadas
>>> especificamente para a performance, processos de composição e
>>> critica de obras de arte como tais, ao lado e além da consideração
>>> delas enquanto dados sócio-histórico-culturais) o estudo aprofundado
>>> da música enquanto produção artística. Me perdoe, caro prof. Dr.
>>> Didier, mas qualquer pesquisa séria nessa área exige formação
>>> técnica e musical bem além do básico. Um musicólogo tem ter livre
>>> acesso às "obras"  ou objetos sonoros e musicais pela via da leitura,
>>> da escrita, da perspectiva da performance, ou seja, tem que ter tido
>>> em algum momento da vida vivido a situação de musico, e dos bons,
>>> capaz de ler, tocar, fazer musica de conjunto, discutir
>>> interpretação, etc. Essa formação permite ao pesquisador acesso
>>> às obras, seja de que origem social forem, vale as da tradição
>>> oral, mas elas tem que poder ser comentadas e percebidas (vai uma aula
>>> de percepção aí ou não precisa saber distinguir intervalos pra ser
>>> musicólogo?) do ponto de vista musical, não só histórico-social.
>>>      Vale lembrar que José Ramos Tinhorão rejeitava ser chamado de
>>> musicólogo dizendo: "Eu sou historiador, musicólogo é o Regis
>>> Duprat!"). Gostem ou não dos dois, eles respeitavam as diferenças de
>>> área.
>>>     Duprat estreou obras do Cláudio Santoro, se for preciso lembrar.
>>> Abraço!
>>> Luciano
>>>
>>> Em 28/05/2013, às 12:09, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:
>>>
>>>
>>>>
>>>> Mas o que seria a Musicologia sem um musicólogo capaz de ler
>>>> partituras, conhecer o repertório, técnicas de composição, análise musical
>>>> e situar a importância de seu trabalho em meio à produção musical? Um
>>>> antropólogo, um sociólogo ou um historiador seriam capazes de fazer esse
>>>> tipo de trabalho?
>>>>
>>>>
>>>> Daniel Lemos Cerqueira
>>>>
>>>> http://musica.ufma.br
>>>>
>>>>
>>>>
>>>> --- Em ter, 28/5/13, Didier Guigue <didierguigue em gmail.com> escreveu:
>>>>
>>>> De: Didier Guigue <didierguigue em gmail.com>
>>>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em
>>>> Música
>>>> Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
>>>> Cc: "ANPPOM" <anppom-l em iar.unicamp.br>
>>>> Data: Terça-feira, 28 de Maio de 2013, 11:35
>>>>
>>>>
>>>> Mas o que seria "musicologia", lato sensu [estudos sobre música], senão
>>>> um ramo das ciências humanas?
>>>>
>>>> Em 27 de maio de 2013 01:53, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>
>>>> escreveu:
>>>>
>>>> Prezado Luciano,
>>>>
>>>> Bravíssimo! Excelente colocação. Destaco uma frase de seu discurso:
>>>>
>>>> "Para perspectivas interdisciplinares sem exigência de habilidades
>>>> específicas, estão aí as áreas de ciências humanas."
>>>>
>>>>
>>>> ______________________________**__________________
>>>> Lista de discussões ANPPOM
>>>> http://iar.unicamp.br/mailman/**listinfo/anppom-l<http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
>>>> ______________________________**__________________
>>>>
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>>> URL:
>>>
>>> <http://iar.unicamp.br/**pipermail/anppom-l/**
>>> attachments/20130529/9c6d7f61/**attachment.htm<http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/9c6d7f61/attachment.htm>
>>> >
>>>
>>> ------------------------------
>>>
>>> Message: 2
>>> Date: Wed, 29 May 2013 10:07:04 -0300
>>> From: Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
>>> To: Pesquisadores em Sonologia (Música)
>>>         <sonologia-l em listas.unicamp.br**>
>>> Cc: Etnomusicologia Br Yahoo <etnomusicologiabr@**yahoogrupos.com.br<etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br>
>>> >,
>>>         anppom-l <anppom-l em iar.unicamp.br>
>>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] [Sonologia-l] [etnomusicologiabr] "pontos
>>>         de ruptura no tecido civilizatório"
>>> Message-ID:
>>>         <CAJWibmEr14PfnUzX2J_=16kL9i9Z**7kMUe9PkzfjpZsKqtWW30Q em mail.**
>>> gmail.com <16kL9i9Z7kMUe9PkzfjpZsKqtWW30Q em mail.gmail.com>>
>>> Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
>>>
>>> Hugo,
>>>
>>> Enviei o texto por várias razões, que não caberiam num simples "não
>>> concordo". Há muita coisa errada ali, independente do que tenha
>>> acontecido.
>>> A primeira delas, e a principal, é que André Mehmari ser insultado numa
>>> apresentação apareça como "pontos de ruptura no tecido civilizatório", um
>>> clichê precioso (entre os vários clichês do texto) no qual os
>>> Mehmari/Wisnik ofendidos (tenho em mente também a manifestação do
>>> pianista
>>> no Facebook) são o civilizatório rompido. A outra face da moeda é seu
>>> significado, o fio do qual esse civilizatório é tecido: são os
>>> tiros com os
>>> quais os não-Mehmari não-Wisnik são não só impedidos de realizar seu
>>> trabalho como também executados (no sentido criminal do termo) impune,
>>> pura
>>> e simplesmente --- em São Paulo mesmo.
>>>
>>> Não sei se você lê a *Piauí*, mas o último número tem um bom
>>> artigo que se
>>> intitula, na capa, "A praga modernista", e no interior, "Reféns da
>>> modernistolatria":
>>>
>>>
>>> http://revistapiaui.estadao.**com.br/edicao-80/questoes-de-**
>>> literatura-cultura/refens-da-**modernistolatria<http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-80/questoes-de-literatura-cultura/refens-da-modernistolatria>
>>>
>>> Abraço,
>>>
>>> Carlos
>>>
>>>
>>> 2013/5/28 Hugo Leonardo Ribeiro <hugoleo75 em gmail.com>
>>>
>>> Palombini,
>>>
>>>>
>>>> Posso afirmar, com quase certeza, que você enviou esse texto mas não
>>>> concorda com o autor. Nem eu concordo. Há muitos problemas básicos em
>>>> seu
>>>> discurso, entre os quais esse necessidade de uma ponte para ligar
>>>> culturas
>>>> distintas. Isso sempre é problemático. Principalmente quando se pensa
>>>> que
>>>> um grupo de indivíduos precisa ter acesso a determinados bens culturais
>>>> para poder elevar seu status sociocultural. Espero que tal projeto seja
>>>> mais do que o que o Wisnik descreveu. Senão, é, no mínimo,
>>>> etnocêntrico...
>>>>
>>>> Hugo Ribeiro
>>>>
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>>> URL:
>>>
>>> <http://iar.unicamp.br/**pipermail/anppom-l/**
>>> attachments/20130529/a5875b7a/**attachment.htm<http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/a5875b7a/attachment.htm>
>>> >
>>>
>>> ------------------------------
>>>
>>> Message: 3
>>> Date: Wed, 29 May 2013 12:10:09 -0300
>>> From: Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
>>> To: ANPPOM <anppom-l em iar.unicamp.br>
>>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] novo artigo sobre a vaia contra Andre
>>>         mehmari
>>> Message-ID:
>>>         <**CAJWibmGeLLr9obBbv0xdJKUZ76Csf**N=7V7VUN98HBVTr7cREgw em mail.**
>>> gmail.com <7V7VUN98HBVTr7cREgw em mail.gmail.com>>
>>> Content-Type: text/plain; charset="windows-1252"
>>>
>>> Este trecho aqui é uma joia:
>>>
>>> Vejamos: primeiramente, Nazareth não é dodecafônico, Nazareth não foi um
>>>
>>>> alienígena de difícil compreensão, ou um compositor nascido na Monróvia.
>>>> Nazareth retirou o material de sua criação da música do povo brasileiro,
>>>> das ruas, do choro, das valsas, do ambiente musical popular de sua
>>>> época.
>>>> Sendo assim, a aberração está não em mostrar Nazareth ao povo, mas no
>>>> fato
>>>> desse mesmo povo não ser capaz ? não de ?compreender? ? mas de se
>>>> reconhecer minimamente em uma obra que se baseia na raiz de sua própria
>>>> forma de expressão, a ponto de recusá-la com veemência. Se há algo de
>>>> errado nesse enredo, o erro é esse! E, evidentemente a responsabilidade
>>>> disso não está nas crianças! Algo tem que ter ocorrido no percurso de
>>>> tempo
>>>> de Nazareth até hoje, para fazer com que uma música  que tenha vindo tão
>>>> profundamente do povo não seja reconhecida por esse próprio povo como
>>>> parte
>>>> de sua simbologia.
>>>>
>>>>
>>> Ao fim e ao cabo, é o mesmo lero-lero: oferecer aos ignaros algo melhor
>>> que
>>> a lama em que chafurdam, algo de que necessitariam, se ao menos pudessem
>>> entender isso. Para corigi-lo, que o governo nos dê mais um dinheirinho.
>>>
>>> "Colocar a semente de Nazareth no coração desses jovens..." Ave Maria
>>> cheia
>>> de graça!
>>>
>>> "Jovens oriundos de um ambiente socialmente degradado, tocando Stravinsky
>>> como gente grande na Sala São Paulo..."
>>>
>>> AD MAJOREM DEI GLORIAM INQUE HOMINUM SALUTEM
>>>
>>> Abraço,
>>>
>>> Carlos
>>>
>>> 2013/5/28 Ale Fenerich <fenerich em gmail.com>
>>>
>>>
>>> http://www.advivo.com.br/blog/**luisnassif/plateia-infantil-**
>>> hostiliza-musico-andre-mehmari<http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/plateia-infantil-hostiliza-musico-andre-mehmari>
>>>
>>>>
>>>> mais um artigo do episodio de Andre Mehmari
>>>>
>>>>
>>> --
>>> carlos palombini
>>> pesquisador visitante, centro de letras e artes, unirio
>>> ufmg.academia.edu/**CarlosPalombini<http://ufmg.academia.edu/CarlosPalombini>
>>> proibidao.org
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>>> URL:
>>>
>>> <http://iar.unicamp.br/**pipermail/anppom-l/**
>>> attachments/20130529/55a2a08d/**attachment.htm<http://iar.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20130529/55a2a08d/attachment.htm>
>>> >
>>>
>>> ------------------------------
>>>
>>> Message: 4
>>> Date: Wed, 29 May 2013 12:14:55 -0300
>>> From: Estevão Moreira <estevaomoreira em gmail.com>
>>> To: Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br>
>>> Cc: anppom-l em iar.unicamp.br
>>> Subject: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em
>>>         Música
>>> Message-ID:
>>>         <CAJ_-KaqwSFe=+**xMKqBwmgkD6MrGCHnyn=3EU6sQVH5P**
>>> 74FaBPQ em mail.gmail.com <3EU6sQVH5P74FaBPQ em mail.gmail.com>>
>>> Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1"
>>>
>>> Caros,
>>>
>>> Se nossa área de pesquisa situa-se, a título de categorização, dentro da
>>> linguística, convém ampliar o q se quer chamar de campo de estudo da
>>> música. Ademais, a própria ideia de linguagem, sobre a qual se aportam e
>>> se
>>> apertam muitas teorias, práticas e querelas sobre a noção de "linguagem
>>> musical", são alheias ao campo estrito da música, tem sua origem nas
>>> ciências sociais.
>>>
>>> Isso certamente não seria um problema se houvesse consenso no uso
>>> corriqueiro de termos tão polêmicos e polissêmicos. Afinal de contas, um
>>> dos requisitos da pesquisa científica é comunicabilidade e objetividade.
>>>
>>> Estevão
>>>
>>> Enviado do tel
>>> Em 29/05/2013 00:51, "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br> escreveu:
>>>
>>>
>>>> Mas o que seria a Musicologia sem um musicólogo capaz de ler partituras,
>>>> conhecer o repertório, técnicas de composição, análise musical e situar
>>>> a
>>>> importância de seu trabalho em meio à produção musical? Um antropólogo,
>>>> um
>>>> sociólogo ou um historiador seriam capazes de fazer esse tipo de
>>>> trabalho?
>>>>
>>>>
>>>> Daniel Lemos Cerqueira
>>>>
>>>> http://musica.ufma.br <http://musica.ufma.br>
>>>>
>>>>
>>>> --- Em *ter, 28/5/13, Didier Guigue <didierguigue em gmail.com>* escreveu:
>>>>
>>>>
>>>> De: Didier Guigue <didierguigue em gmail.com>
>>>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fim da Prova de Habilidade Específica em
>>>> Música
>>>> Para: "Daniel Lemos" <dal_lemos em yahoo.com.br>
>>>> Cc: "ANPPOM" <anppom-l em iar.unicamp.br>
>>>> Data: Terça-feira, 28 de Maio de 2013, 11:35
>>>>
>>>>
>>>> Mas o que seria "musicologia", lato sensu [estudos sobre música], senão
>>>> um
>>>> ramo das ciências humanas?
>>>>
>>>> Em 27 de maio de 2013 01:53, Daniel Lemos <dal_lemos em yahoo.com.br<
>>>> http:/**/mc/compose?to=dal_lemos@**yahoo.com.br<http://mc/compose?to=dal_lemos@yahoo.com.br>
>>>> >
>>>> > escreveu:
>>>>
>>>>
>>>> Prezado Luciano,
>>>>
>>>> Bravíssimo! Excelente colocação. Destaco uma frase de seu discurso:
>>>>
>>>> *"Para perspectivas interdisciplinares sem exigência de habilidades
>>>> específicas, estão aí as áreas de ciências humanas."*
>>>>
>>>>
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>>>> ______________________________**__________________
>>>> Lista de discussões ANPPOM
>>>> http://iar.unicamp.br/mailman/**listinfo/anppom-l<http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
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>>> Anppom-L em iar.unicamp.br
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>> http://iar.unicamp.br/mailman/**listinfo/anppom-l<http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l>
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> Climério de Oliveira Santos
>
> (81) 9945-9434
> (21) 8001-6586
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> Aguardo sua resposta.
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