[ANPPOM-Lista] RES: Prova do ENEM

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Sex Nov 1 19:37:37 BRST 2013

Com certeza então a 8ª abaixo seria o “Dó menor”, agora entendi, nada como
aprender música com um físico moderno!!! Rsrsrsrsrss abs

De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de James Correa
Enviada em: sexta-feira, 1 de novembro de 2013 08:41
Para: Celso Cintra
Cc: Anppom
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Prova do ENEM

Caro Celso,

A questão é do ENEM, mas não era uma questão de música e sim de física. A
questão era qual a razão entre duas frequências onde a segunda era o dobro
da frequência da primeira. O enunciado é que comparava o dó central ao
próximo dó, que segundo que formulou a questão, seria dó maior...

James

 <mailto:celsocintra em gmail.com> Celso Cintra

31 de outubro de 2013 16:11

Algumas dúvidas:

1 - É uma questão do ENEM ou de algum simulado do Objetivo?

2 - Alguém participa como formulador de questões da área de música para o
ENEM?

3 - Alguém sabe como participar como formulador de questões?

Att.

Celso

--

http://www.iarte.ufu.br/celsocintra

“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará
um público tão vil como ela mesma”. Joseph Pulitzer

 <mailto:criscarvalhocazevedo em gmail.com> Maria Cristina de Carvalho Cascelli
de Azevedo

31 de outubro de 2013 06:33

Prezados Colegas,

Tenho acompanhado esta discussão na lista e também fiquei muito intrigada e
preocupada com o texto da questão da prova do ENEM. Contudo, minha filha fez
a prova do ENEM no último final de semana e me disse que não tinha a questão
mencionada na prova.

Como na primeira mensagem a questão tinha marca d'água do curso Objetivo,
fiquei na dúvida se a questão era do último ENEM ou de outra prova do ENEM
que o objetivo utilizou para treinar os alunos.

De qualquer modo, pedi que minha filha me passasse as provas para eu
conferir, pode ser que ela tenha se enganado. Além disso, as provas podem
ser diferentes  - não sei como são elaboradas. Segundo minha filha a única
questão de música na prova foi sobre Tropicália, em que se perguntava que
compositores/cantores faziam parte do movimento - no caso a música em
questão era Ovelha Negra de Rita Lee.

Estamos trabalhando muito para realizar o evento da ABEM em Pirenópolis.
Assim que eu tiver um tempinho vou ler o texto da prova e retorno a esta
discussão

Um abraço a todos,

M Cristina

--

Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo

Educação Musical -  Departamento de Música / Universidade de Brasília
Cel: 9119 1319  UnB: 3107 1090

 <mailto:lucianocesar78 em yahoo.com.br> Luciano Morais

30 de outubro de 2013 13:20

Eu topo.

Abraço!
Luciano Morais

 <mailto:catarina em catarinadomenici.com> Catarina Domenici

28 de outubro de 2013 13:14

Cara Lilian, caros Colegas,

Com certeza! Acho que todas as associações de música do Brasil deveriam
manifestar-se a respeito dessa questão hedionda. Sugiro elaborarmos
conjuntamente uma nota (de repúdio?).

Att,

Dr. Catarina Leite Domenici
Programa de Pós-Graduação em Música (UFRGS) - Coordenadora (2013-2015)
Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM) - Presidente
(2012-2014)

 <mailto:lilian_sgoncalves em yahoo.com.br> Lílian

28 de outubro de 2013 11:06

Caros colegas,

Seria o caso da ANPPOM manifestar-se quanto a esta questão?

Att.