[ANPPOM-Lista] LONDRINA, de 12 a 15 de novembro

Ale Fenerich fenerich em gmail.com
Sáb Nov 2 17:04:44 BRST 2013


Prezado Maestro,

o senhor poderia adicionar um link do evento CEM RUIDOS??

um abraço!

Alexandre


Em 2 de novembro de 2013 12:08, Jorge Antunes <antunes em unb.br> escreveu:

> De 12 a 15 de novembro será realizado, em Londrina, Paraná, um importante
> Festival dedicado a celebrar o uso dos ruídos em música.
> MUSICA E ECOLOGIA SONORA__CEM RUIDOS
>
> O momento de realização do evento é oportuno, porque em 2013 estão se completando
> 100 anos da publicação do tratado "A Arte dos Ruídos" (L'arte dei rumori),
> um manifesto futurista do italiano Luigi Russolo.
> Luigi Russolo foi um pintor e compositor Itáliano, futurista, autor da
> L'Arte dei Rumori e Música Futurista.
>
> Russolo, tal como seus colegas do movimento futurista (Marinetti,
> Pratella), eram fascistas, admiradores da ideologia de Mussolini. Por essa
> razão as pesquisas artísticas dele andaram engavetadas, escondidas, por
> muito tempo.
>
> A celebração do ruído se encaixava nas ideologias fascistas e futuristas,
> ao preconizar a guerra como higiene da humanidade. Marinetti exaltava o
> ruidismo: os tiros de canhão, os tiros de pistolas, os gritos desesperados,
> o barulho ensurdecedor das máquinas que surgiam no início da era industrial.
>
> Mario de Andrade ficou um tanto quanto fascinado pelo movirmento, e também
> andou escrevendo poemas "ruidosos", onopatopaicos, exaltando os ruídos dos
> bondes e outras máquinas.
> Marinetti esteve em São Paulo em 1926, recepcionado por Ronald de
> Carvalho, Sérgio Buarque de Holanda, Renato Almeida, Prudente de Morais
> Neto, Manuel Bandeira, Henrique Pongetti, Tasso da Silveira, Agrippino
> Grieco e Graça Aranha.
> Claro, os integralistas da época, como Menotti Del Picchia, Plinio
> Salgado, Miguel Reale, Gustavo Barroso, também passaram a colocar suas
> manguinhas fascistas de fora.
> O nome de Filippo Marinetti foi dado a uma rua paulista. A Rua Filipe
> Marinetti fica em São Mateus, São Paulo, ali perto da Praça Cattaruza.
>
> Enfim. Isso é passado um tanto quanto vergonhoso, mas o fato é que o uso
> do ruído em música se estabeleceu, para aumentar nossa paleta sonora.
>
> Em 1970, quando ninguém ainda preconizava ostensivamente a Ecologia e
> muito menos a Reciclagem, eu fui pioneiro nessas áreas compondo a obra
> "Music for Eight Persons Playing Things", em que músicos tocam latas,
> garrafas, vasilhames de plásticos, copos, tubos de papelão, tubos de ferro,
> caixas com bolas de gude, parafusos, porcas, fichas de plástico, extintores
> de incêndio etc.
> A obra, composta na Holanda em 1970, quando eu era um jovem bolsista do
> governo holandês, ganhou o Premio Avro, da Semana Gaudeamus da Holanda, em
> 1971.
>
> Você pode ouvir a composição aqui:
> https://soundcloud.com/leonardo-bertolini-labrada/music-for-eight-persons
>
> TODOS A LONDRINA !
> de 12 a 15 de novembro
>
> abraços barulhentos,
> Jorge Antunes
>
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
>



-- 
------------------------------------------
Alexandre Sperandéo Fenerich
prof. Adjunto IAD - UFJF - http://www.ufjf.br/musica/

http://soundcloud.com/ale_fenerich
http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm
n-1.art.br
http://soundcloud.com/n-1-1
http://www.ufjf.br/eimas/
http://www.limiares.com.br/duo-n1.html

(55 32) 8481-8277
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20131102/1677486c/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L