[ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 100, assunto 36

Daniel Lemos dal_lemos em yahoo.com.br
Qua Nov 6 14:29:48 BRST 2013


Caro Hugo,

Obrigado por continuar esta importante discussão. Bem, vamos lá: percebo que você tem um grande receio com relação à intervenção do Estado na produção cultural. Tua preocupação é pertinente, tendo em vista os exemplos que temos para nos basear. Todavia, é importante lembrar que as lógicas das políticas culturais no Brasil não possuem um equilíbrio orgânico. Ora ela é totalmente controlada pelo Estado (como na ditadura), ora é totalmente controlada pela iniciativa privada (como agora). Nesse sentido, tem um texto interessante de Alexandre Barbalho - "Políticas e indústrias culturais na América Latina" - onde o autor mencina a importância de diferenciar "cultural politics" de "cultural policies". Segundo ele, não há tradução literal destes termos no português, mas "politics" remente à política no sentido de estabelecer instrumentos para regulamentar uma ação na sociedade, e "policies" diz respeito à análise dos reflexos
 destes instrumentos na sociedade para os fins propostos.

O papel do Estado é intervir na sociedade em caso de latentes desigualdades, sejam elas sociais, econômicas e políticas. No caso da Cultura, deveria se seguir as mesmas lógicas. As manifestações culturais a serem apoiadas pelo Estado deveriam ser "selecionadas" pelas condições de dificuldade do artista em se inserir no competitivo mercado cultural, dominado pelas grandes corporações e artistas com apoio da mídia. Se você der espaço para o "pequeno" artista, ele pode sim criar o seu público. Se ele ficar "famoso" depois, aí ele já não necessitará mais do apoio estatal.

Agora, temos um problema ao tentar diagnosticar a situação daquele artista que só se apoiaria no Estado nesse contexto. Ele estaria impedido de exercer sua atividade artística só porque não consegue aumentar seu público? Fico imaginando aqui o exemplo da Música Erudita Contemporânea. E aí, alguém se propõe a acrescentar uma perspectiva de política cultural interessante nesse contexto?


Daniel



Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L