[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] Nilo Batista denuncia a censura inconstitucional: A criminalização do funk

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qui Nov 7 00:02:06 BRST 2013

Obrigado, Alexandre!

Bom, no caso do Gustavo, os 12 milhões são do Brasil mesmo. Ele me disse:
"Eu recebo PE". Entendi que fosse "por execução". Mas não sei o que isso
quer dizer no Brasil. Não entendo nada da questão de direitos autorais, mas
gostaria de ajudá-lo. "Na Faixa de Gaza é assim", seu primeiro e até hoje
maior sucesso, de março de 2009, estourou em pré-produção dele mesmo, antes
que seu DJ, Gelouko, tivesse tempo de produzir a demo. A música foi cantada
por vários MCs importantes, entre eles, Menor do Chapa, e é até hoje sua
marca registrada. Mas, de acordo com Gelouko, proibidão não rende direitos
autorais (o que é claramente inconstitucional). No caso do funk, a maioria
dos funkeiros é filiado à Abramus (e também não faço ideia das implicações
disso).

http://youtu.be/Zjm80Lhjupc

Praga me disse que a Escola de Música da UFRJ se recusou a registrar "Vida
bandida" por causa dos cacos do intérprete, MC Smith, que foram incluídos
na letra porque, de fato, passaram a integrá-la. Sua interpretação, no
baile da Chatuba, no aniversário de Fabiano Atanazio da Silva, o FB,
tornou-se um clássico, com o DJ Byano acompanhando-o num recitativo *ad
libitum*. Smith diz, antes de atacar a letra do Praga:

Byano [o DJ do baile da Chatuba], tu não lançou porque tu esperou eu chegar!
> Já tomam' o Chapadão, já tomam’ o Jorge Turco,
> Breve, breve vamo p’a Mineira, breve, breve vamo p’o Acari,
> Breve, breve, tá, nós vamo vermelhá a porra toda, meu irmão!
>
> Quem é Comando Vermelho levanta a mão e grita “eu”!

Isso foi entendido como "apologia".

A postagem mais popular de "Vida bandida", no Youtube, está em 3 milhões e
400 mil visualizações:

http://youtu.be/LXEq_1jHqXk

A de "Vida bandida 2" (após a prisão do FB), em 2 milhões e 100 mil:

http://youtu.be/Gw7Dvil-6Y4

O que de útil eu poderia dizer a ambos?

Tenho a impressão que, no mercado do funk, os fonogramas circulam mais ou
menos livremente, servindo para a divulgação do artista, que ganha com os
shows. E a maioria dos MCs faz muitos shows Brasil afora. Alguns, chegam a
fazer oito por noite.

"Na Faixa de Gaza é assim" não toca no rádio. O MC Orelha e outros MCs a
cantam em seus shows, dependendo das circunstâncias, com a letra alterada
ou com as partes potencialmente contenciosas deixadas a cargo do público.

Tenho a impressão que Gelouko me disse que o que Gustavo receberia do
Youtube seria uma ninharia. Mas 12 milhões de uma ninharia deve ser alguma
coisa, não?

Obrigado pela ajuda!

Abraço,

Carlos