[ANPPOM-Lista] Digest Anppom-L, volume 101, assunto 29

Alvaro Henrique alvaroguitar em gmail.com
Qui Nov 14 09:31:57 BRST 2013

Marcus, a necessidade de formação continuada e de estar atualizado é
preemente. Fico chocado com o fato da maioria dos professores de música
sequer assinarem uma revista da sua área.,

Mas é preciso fazer uma correção: ao menos no meu instrumento, o violão
erudito, são os "antigos conservatórios" que estão liderando a discussão
sobre técnicas mais eficientes, ergonômicas e saudáveis. Por exemplo, cito
o Mozarteum de Salzburg, e a Universidade de Munique como exemplos que pude
ver pessoalmente seriedade nesse trabalho, e ouço bons relatos e vejo bons
artigos saindo de outros conservatórios centenários.

Já de cursos com menos de 50 anos, vejo pouca contribuição. Há,
naturalmente, mas vejo contribuições tão relevantes quanto a dos "antigos
conservatórios" apenas do Ricardo Iznaola na University of Denver. No chle
há um professor em Valparaíso com muito conhecimento sobre técnicas
expandidas, mas o Antonio Rioseco não passa pra frente de jeito nenhum. É
pena ver o que poderia ser um rio caudaloso escolher morrer seco.

Infelizmente, vejo no Brasil alguns colegas que sofrem da "síndrome de
jabuticaba" (a crença que no Brasil tudo é diferente) acabarem reinventando
ou apenas parafraseando coisas já consolidadas. A maioria funciona muito
bem (como a escola do Abel Carlevaro), mas apresentam algumas limitações
que já foram aprimoradas, mas ainda não são conhecidas largamente por aqui
- em parte porque pra conhecer é preciso ser assinante da EGTA Forum, da Il
Fronimo, da Classical Guitar Magazine, da Soundboard (ao menos a versão
acadêmica desta), enfim, revistas que muitos não leem em parte por acharem
que os brasileiros tem alguma mutação genética e seus dedos e mentes são
diferentes de todo o resto da humanidade, logo, o que vale para além do
Oiapoque e do Chuí não passa de idiotice se aplicado aqui.

Aprimorar é preciso, e a inovação tem de ser (bem) vista de onde ela vier.
Chega desse preconceito besta contra quem está trabalhando direitinho.

Abraços,
Alvaro Henrique

Alvaro Henrique is a Price, Rubin & Partners artist. Info:
http://alvarohenrique.com/dossie_en.pdf
Alvaro Henrique plays Royal Classics guitar strings.
http://www.royalclassics.com/catalogo_artista_detalle.htm?idioma=es&id=42
----
Tel.: +55(61) 9977 0535
http://youtu.be/5m0IObFP4aM <http://www.youtube.com/watch?v=44Kf0yBMgKU>