[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] RE: MEC poderá cuidar apenas do ensino básico

Marcus S. Wolff m_swolff em hotmail.com
Qui Nov 21 01:32:16 BRST 2013


Bom saber do que tem ocorrido na UEL e no Paraná em geral desde que  o ensino superior passou para a C&T! E também dos movimentos por um transformação que considerem esse gap mencionado pela profa Magali e estejam dispostos a ultrapassá-lo, apesar de toda a maré cientificista (no pior sentido do termo) que nos ameaça. Agradeço os esclarecimentos de todos! abs,Marcus Wolff.PS- Ainda bem que há aqueles dispostos a protestar contra essas políticas públicas nefastas para a educação superior!

To: rael.gimenes em gmail.com
CC: etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br; anppom-l em iar.unicamp.br
From: magali.kleber em gmail.com
Date: Tue, 19 Nov 2013 11:14:39 -0200
Subject: Re: [ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] RE: MEC poderá cuidar apenas do ensino básico
















 



  


    
      
      
      
Coleg em s, 
pois então, sugiro um enxame de todos nós solicitando um amplo debate sobre essa envergada na estrutura do ministério de cuida da educação brasileira,. Eu faço parte de um grupo que esta trabalhando na Diretrizes Curriculares para o EM e o MEC nas suas gavetas é desarticulado,,,,SEB, SeSu, não se conversam por isso temos Licenciaturas nas quatro especificdades para formar professores para a educação básica e a SEB e Secretarias Estaduais exigem uma atuação polivalente,

Mas é tempo de mudança....pelo menos sinto isso na SEB que entende que temos um gap que torrou uma ,,,,duas..seil lá...gerações que tem um mundo no exterior da escola (conflitos, novos saberes dinâmicos, culturas) e no interno da escola temos carteiras enfileiradas, uma arquitetura semelhante às prisões em forma de U, sem um banquinho ´para sentar e bater um papinho,,,, bibliotecas quando tem, não há bibliotecarias para estimular a leitura...sala de música..viche.,,puro luxo. 

Nos da UEL conseguimos via projetos e uma atuação de uma década em duas escolas, abrir espaço físico e conseguimos tb deixar instrumentos musicais devidamente condicionados la....
 
Nossos estagiários tem melhores condições de atuar. E o PIBID tem dado um grande respiro e estimulo nos bolsista, representando um programa muito bem estruturado para a formação docente, formando um triângulo equilátero entre a universidade com o coordenador de área (as licencituras, tem a´te dois coordenadores) os supervisores - professores da escola- que orientam os bolsitas (licenciando) que fazem uma inserção para muito além do estagio curricular!

 
Então, essa noticia, devemos checar, ,acompanhar e fazer barulho, panelaço, pois desenvolvimento humano não se resume à tecnologias descoladas dos sujeitos,.,,,(ja defendemos isso faz tempo, mas nosso espaço é pequeno) 

E, sempre digo "não  vamos vender a alma para o diabo para nos adaptarmos aos paradigmas do que se vem defendendo o que seja inovaçõao, ciência e tecnologia! 
As Humanidades tem outra matriz epistemológica e vamos defender a unhas, dentes, sangue e soro....
É dramático sim...
 
Abraços,,,,
Magali

Drª Magali Kleber
Diretora da Casa de Cultura
Universidade Estadual de Londrina
http://www.uel.br 
Fone +55 (43) 3323-8562




Em 19 de novembro de 2013 10:40, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo <rael.gimenes em gmail.com> escreveu:




Caros,

A educação básica realmente precisa de cuidados especiais na atual conjuntura, porém aqui no Paraná as universidades já estão na Secretaria de "Ciência e Tecnologia" e como o Marcus Wolff perguntou.. já posso adiantar.. as humanidades sofrem monstruosamente com isso!!!!


abraços





Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso




   

  
  
  



     




     

  .


   


__,_._,___






   		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20131121/633eac51/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L