[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] RE: MEC poderá cuidar apenas do ensino básico

Magali Kleber magali.kleber em gmail.com
Ter Nov 19 11:14:39 BRST 2013

Coleg em s,
pois então, sugiro um enxame de todos nós solicitando um amplo debate sobre
essa envergada na estrutura do ministério de cuida da educação brasileira,.
Eu faço parte de um grupo que esta trabalhando na Diretrizes Curriculares
para o EM e o MEC nas suas gavetas é desarticulado,,,,SEB, SeSu, não se
conversam por isso temos Licenciaturas nas quatro especificdades para
formar professores para a educação básica e a SEB e Secretarias Estaduais
exigem uma atuação polivalente,
Mas é tempo de mudança....pelo menos sinto isso na SEB que entende que
temos um *gap* que torrou uma ,,,,duas..seil lá...gerações que tem um mundo
no exterior da escola (conflitos, novos saberes dinâmicos, culturas) e no
interno da escola temos carteiras enfileiradas, uma arquitetura semelhante
às prisões em forma de U, sem um banquinho ´para sentar e bater um
papinho,,,, bibliotecas quando tem, não há bibliotecarias para estimular a
leitura...sala de música..viche.,,puro luxo.
Nos da UEL conseguimos via projetos e uma atuação de uma década em duas
escolas, abrir espaço físico e conseguimos tb deixar instrumentos musicais
devidamente condicionados la....

Nossos estagiários tem melhores condições de atuar. E o PIBID tem dado um
grande respiro e estimulo nos bolsista, representando um programa muito bem
estruturado para a formação docente, formando um triângulo equilátero entre
a universidade com o coordenador de área (as licencituras, tem a´te dois
coordenadores) os supervisores - professores da escola- que orientam os
bolsitas (licenciando) que fazem uma inserção para muito além do estagio
curricular!

Então, essa noticia, devemos checar, ,acompanhar e fazer barulho, panelaço,
pois desenvolvimento humano não se resume à tecnologias descoladas dos
sujeitos,.,,,(ja defendemos isso faz tempo, mas nosso espaço é pequeno)
E, sempre digo "não  vamos vender a alma para o diabo para nos adaptarmos
aos paradigmas do que se vem defendendo o que seja inovaçõao, ciência e
tecnologia!
As Humanidades tem outra matriz epistemológica e vamos defender a unhas,
dentes, sangue e soro....
É dramático sim...

Abraços,,,,
Magali