[ANPPOM-Lista] Academia.edu

Fausto Borem faustoborem em gmail.com
Ter Out 1 19:09:09 BRT 2013

I- Prezados colegas João Quadros e Carlos Palombini,

Percebo como indelicadeza vocês discutirem esse assunto nessa lista sem
minimamente se inteirarem de seu contexto e das informações prevalentes
entre os editores de periódicos científicos no Brasil, expostos logo abaixo
no item II.

Carlos, se não estava confortável com seu artigo publicado em Per Musi 23
daquela forma, era só me orientar; já retirei seu artigo do Academia.edu
naquele cadastro. Não há ou houve nenhuma intenção ou questão de quebra de
copyright. Per Musi sempre foi gratuita e os autores que submetem trabalhos
a ela, a ela cedem seus direitos.

João, antes de emitir juízos de valor, é importante saber que ao longo de
toda a minha trajetória como pesquisador me pautei por esforços pelo
coletivo e nunca pelo individualismo, sempre pelo trabalho de pesquisa em
equipe, organizando eventos científicos ou editando uma revista, sempre
pensando no benefício da nossa comunidade. Estive sempre aberto a ajudar os
demais esforços editoriais do país. Literalmente, não dependo dessa
produção publicada em Per Musi (mas veja as razões abaixo por que o fiz),
produção que poderia ser desconsiderada e ainda assim, eu poderia
apresentar uma produção relevante como pesquisador da UFMG ou do CNPq. De
fato, há diversos autores com mais de um artigo por número em revista,
critério que cabe exclusivamente ao editor. Talvez você esteja vendo isso
como um "disparate" porque pode estar raciocinando com base nessa hoje
comum "ansiedade" de ter trabalhos publicados. Tenho experiencia e idade
suficientes para te dizer que não estou alinhado a esse *modus operandi. *O
que te surepreende resulta de muito trabalho. Dizer que trabalho muito é
pouco... trabalho demais! e quem publica em Per Musi sabe do meu nível de
exigência. Talvez seja um bom momento para você se inteirar mais do mundo
editorial, frequentar os fóruns de editores científicos, fazer parte de
conselhos editoriais, quem sabe criar um periódico, fazer sua contribuição.

II - Prezados colegas da ANPPOM,

Inicialmente, não achei que seria necessário responder aos e-mails abaixo
mas, já que o assunto foi levantado, o faço em respeito a vocês e ao meu
desejo de que o ambiente em torno da ANPPOM seja construtivo.

Refleti muito antes de publicar meus artigos nessa trilogia de Per Musi.
Pesaram várias coisas:

(1) o fato da área de música, como um todo, ter concordado que, nos
periódicos de artes, até 30% de artigos poderem ser "da casa" (40% nas
palavras da nossa representante na CAPES há uns quatro anos atrás; até 50 %
nos critérios do SciELO);

(2) o fato do presidente e vice-presidente da ABEC afirmarem, em fóruns de
editores que assisti, que o editor tem a autonomia de publicar seus
próprios artigos no próprio periódico;

(3) o fato de ter sido uma chamada temática com muitas contribuições e,
para mim, a importância de estarem agrupados nesses números;

(4) o fato de ser importante publica-los em português (veja Citação abaixo)
e o fato de não haverem muitas opções de revistas bem qualificadas na nossa
área no Brasil;

(5) o fato de não haver nenhuma opção no formato A4 que permita a
publicação de partituras legíveis, o que Per Musi oferece.

IMPORTANTE: Se algum outro autor de Per Musi 22, 23, 28, 29 ou 30 não
desejar que seu artigo seja veiculado dessa maneira no Academia.edu, por
favor, me avise.

 Citação: ''...... A consulta aos editores SciELO foi realizada durante o
mês de agosto, em seguimento às conclusões e recomendações do* Encontro de
Editores de Periódicos de Ciências Humanas**, realizado no dia 17 de junho,
no Auditório da Casa de Cultura Japonesa da USP.*

** A consulta foi enviada a 116 periódicos dos quais 76 (66%) responderam.
A tabulação das respostas aponta resumidamente para os seguintes resultados:

**5. A** publicação multilíngue tem concordância variada. *Existe uma
concordância geral sobre o uso do português*, mas a concordância sobre a
publicação simultânea em inglês e/o espanhol é baixa, particularmente,
devido ao trabalho e custos envolvidos..."

III - Prezada Presidente da ANPPOM Profa. Luciana Del Ben,

Sugiro uma atenção às discussões dessa natureza na lista da ANPPOM para
evitar evitar que se repita o clima ruim acontecido a não muito tempo atrás.

Atenciosamente,

Fausto Borém
Editor de PER MUSI

UFMG - Escola de Música