[ANPPOM-Lista] Nota dos Profs. do CAp-UFRJ — Repúdio à violência contra os profissionais da Educação no RJ

Daniel Puig danielpuig em me.com
Sex Out 4 07:33:16 BRT 2013


NOTA DOS PROFESSORES DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ

REPÚDIO À VIOLÊNCIA DO ESTADO E APOIO À GREVE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO E AO SEPE

Nós, professores do Colégio de Aplicação da UFRJ, atuamos em conjunto com a Faculdade de Educação e diversos Institutos da UFRJ para a formação de professores. A cada ano acolhemos jovens ávidos pelo saber e comprometidos com a educação como instrumento fundamental para as melhorias sociais e econômicas dos brasileiros. Na qualidade de copartícipes da formação inicial e continuada de professores e como professores da educação básica, vimos, por meio desta, manifestar nosso total repúdio às recentes ações violentas, injustificadas e injustificáveis, perpetradas por policiais contra os professores manifestantes, a mando do Presidente da Câmara de Vereadores, do Governador e do Prefeito do Rio de Janeiro. 

O artigo 5º da Constituição Brasileira indica que é livre o direito à manifestação, mas o que pôde ser observado, especialmente nos dias 28/09/2013, 30/09/2013 e 01/10/2013, foi um cerceamento completo desse direito. Mais ainda, denunciamos a forma absolutamente indigna e covarde com que a polícia vem atacando os nossos colegas com cassetetes, balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta.

Defendemos que a nossa sociedade seja alertada de que tal conduta por parte dos governantes mostra-se baseada não em um diálogo saudavelmente civilizado, compatível com um genuíno Estado Democrático de Direito, mas assemelha-se às piores ditaduras, com seus instrumentos desproporcionais de repressão às liberdades de expressão, à luta por direitos básicos e à utilização dos espaços públicos para manifestos. Denunciamos ainda a forma como foi conduzida a aprovação do plano de carreira da categoria na Câmara dos Vereadores, considerando um total absurdo que uma votação dessa importância fosse conduzida em sessão fechada, cerceando o direito dos professores de se manifestarem no plenário.

Vimos também denunciar a subordinação que está sendo imposta aos professores, quanto à normatização absurda que promove o questionamento de sua competência técnica; a gradativa descaracterização do conceito de público e, por fim, o autoritarismo que vem tolhendo o movimento sindical e tentando desmoralizar o SEPE – Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ. A luta dos professores é de todos nós, uma vez que se traduz na defesa da autonomia pedagógica dos docentes e das unidades educacionais, da redução de número de alunos por turma, na implantação de um plano de cargos e salários digno e no reajuste salarial real.

Assim, a greve dos professores em luta pela educação, torna-se, também, uma greve em defesa da democracia no sentido mais amplo do termo e pela correção de injustiças cometidas pelos ocupantes de mandatos públicos contra a categoria.

Diante de tamanha afronta à democracia brasileira, colocamo-nos ao lado dos nossos bravos colegas, educadores da rede pública fluminense, deixando claro que não mediremos esforços para reverter o mal causado pelo autoritarismo dos governos municipal e estadual. 

Somos solidários ao SEPE e à luta dos profissionais da educação das Redes Municipal e Estadual do Rio de Janeiro e apoiamos integralmente o seu pleito legítimo.

A LUTA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE É DE TODOS NÓS!
Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2013

Alessandra Carvalho
Ana Lucia de Almeida Soutto Mayor
Ana Paula Chaves
Andréia Pinheiro da Silva
Anita Fiszon
Carla Mendes Maciel
Carmem Lúcia Corrêa de Oliveira
Cassandra Marina da Silveira Pontes 
Celéia Machado
Celina Maria de Souza Costa
Cléber Dias da Costa Neto
Daniella Assemany da Guia 
Débora Silva de Azevedo
Evandro Luís von Sydow Domingues
Fabio Garcez de Carvalho
Fátima Cristina Vollú da Silva Brito
Fernanda Luise Kistler Vidal
Fernando Celso Villar Marinho 
Filipe Porto
Gláucia Moreira Monassa Martins
Graça Regina Franco da Silva Reis
Isabel V. Corrêa Van Der Ley Lima
Izabel Cristina Goudart da Silva
Joana Lyra
Karla Righetto Ramirez de Souza
Katia Maria Diniz Araújo
Leo Akio Yokoyama
Letícia Carvalho da Silva de Oliveira
Letícia Guimarães Rangel 
Lilian Káram Parente Cury Spiller
Lúcia Helena Gazólis de Oliveira
Marcelo da Silva Bueno
Márcia Regina Xavier da Silva
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Maria Coelho Araripe de Paula Gomes
Maria Cordeiro de F. Gouveia Matos
Maria Cristina Miranda da Silva
Maria de Fátima Simões Novo
Maria Luiza Mesquita da Rocha
Maria Teresa Lopes da Cruz 
Mariana de Souza Guimarães
Marilane Abreu Santos
Mario Jacinto Ferraro Júnior
Mario Orlando Favorito
Miriam Abduche Kaiuca
Priscila Marques Dias Corrêa
Regina Pugliese
Renan Rebeque Martins
Renata Lúcia Baptista Flores
Rosanne Dias
Rowilson Silva
Sandra Amaral Barros Ferreira
Sandra Martins Souza
Simone Alencastre Rodrigues
Sonia de Mattos
Sulamita Inácio Freire
Ulisses Dias
Viviane Lontra Teixeira
Wanderley Paulo Gonçalves Junior

E outros professores que não puderam conhecer a nota a tempo...

(Incluo-me aqui entre estes últimos e apoio totalmente a Nota,
Daniel Puig)





Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L