[ANPPOM-Lista] Simpósio Temático "Diáspora Africana Sonora na América Latina"

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Ter Abr 1 00:58:23 BRT 2014


Via Adriana Carvalho Lopes

Eu e Daniel Silva <https://www.facebook.com/danielnsilva> estamos
organizando o Simpósio Temático "Diáspora Africana Sonora na América
Latina" no VII Congresso Brasileiro de Pesquisadore/as Negro/as, que
acontecerá no final de julho em Belém.

Gostaria de contar com sua ajuda na divulgação e na participação. Os
resumos para o simpósio podem ser submetidos até o dia 10/abr/2014.

Site do evento:
http://www.para2014.copene.org/

"Diáspora Africana Sonora na América Latina"

Desde a colonização do Novo Mundo e a dispersão de africanos escravizados,
a África tem sido constantemente ressignificada, servindo de referência
para as chamadas culturas negras que se (re)criam pela diáspora. Embora a
África tenha um passado tribal vinculado a seus ancestrais, ela é um signo
que se constitui num campo fértil e criativo de imaginários
afrodescendentes. Para autores dos Estudos Culturais como Hall (2006),
África é uma aporia ou metáfora cultural, espiritual e política, central à
construção de identidades negras, as quais lhe fornecem um sentido que, até
recentemente, não tinha. Assim, não seria uma origem pura e comum que
definiria as culturas negras da diáspora, mas uma contínua (re)invenção da
África elaborada por sujeitos que compartilham experiências marginais e
subalternas. Gilroy (2001) destaca que o povo da diáspora encontrou na
música, na dança e no estilo a estrutura profunda de sua vida cultural.
Disseminada por formas híbridas em torno do globo, a música negra é um
contra-discurso que funciona como prática de compensação à exclusão da
educação e do letramento formais a que foram submetidos os descendentes de
escravos no ocidente. A partir dos anos 1970, começa a ser desenhado um
mercado periférico e transatlântico para a cultura "pop negra", que se
irradia, mesclando-se com outras tradições e assumindo identidades locais.
Teríamos como resultado desses movimentos culturas jovens negras, em que a
música ocupa um lugar central: o raggamuffin na Jamaica, o Kuduro em
Angola, o Reggaeton na América Latina e, no Brasil, gêneros como Funk
Carioca, Hip-hop e brega. Neste simpósio, pretendemos reunir pesquisadores
que trabalham com o que se tem chamado de "diáspora africana sonora"
(Rahier, Hintzen & Smith, 2010; Lopes, 2011). Trata-se de práticas musicais
que reinventam África de acordo com culturas locais e se estabelecem não só
como potente forma de constituição de identidades negras, mas também como
letramentos, comunicação e produção cultural de reexistência (Souza, 2011).
Pretendemos debater essas sonoridades num recorte geopolítico, "América
Latina", que se justifica pelo fato de a diáspora negra sonora, a despeito
de sua centralidade nas músicas latino-americanas, não ter grande
relevância em muitos estudos, sendo por vezes silenciada.


GILROY, P. *O Atlântico Negro*. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.
HALL, S. *Da diáspora*. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003.
LOPES, A.* Funk-se quem quiser no batidão negro da cidade carioca*. Rio de
Janeiro, Bom Texto, 2011.
RAHIER, J., HINTZEN, P. & SMITH, F. *Global circuits of blackness:
Interrogating the African diaspora*. Chicago: University of Illinois, 2010.
SOUZA, A. *Letramentos de reexistência*. São Paulo, Parábola, 2011.
-- 
carlos palombini
professor de musicologia ufmg
proibidao.org
ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAA<http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ>
"Naturalmente, é próprio à esta ou àquela categoria de inteligências
vincular-se sobretudo à mudança de direção e insistir na novidade: música
nova ou mesmo já não música --- uma nova arte dos sons
 
a ser diferentemente nomeada. De modo contrário, outras inteligências, em
certo sentido mais ousadas, assimilam o ponto singular e entendem que,
enriquecida de elementos novos, e principalmente reconsiderada de outra
maneira, ela segue no interior do domínio musical." (Pierre Schaeffer,
"Vers une musique expérimentale", 1953)
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