[ANPPOM-Lista] 10º Encontro Internacional de Música e Mídia: CHAMADA DE TRABALHOS

Heloísa e Wagner Valente whvalent em terra.com.br
Dom Abr 13 11:41:11 BRT 2014


10º Encontro Internacional de Música e Mídia

Com Som Sem Som 

Liberdades políticas; liberdades poéticas

 

 

 

 

As efemérides... O gosto e hábito cultivado pelas comemorações de datas que
formam “números redondos” fazem do ano de 2014 uma galeria de eventos em
nível local e global que vêm gerando importantes repercussões na vida
social, cultural, política, nas subjetividades e nos afetos.: a I Guerra
Mundial eclodiu em 1914; o suicídio de Getúlio Vargas deu-se em agosto de
1954; o Golpe Militar, em 1964; o movimento Diretas Já, em 1984. Em nível
internacional, a Revolução dos Cravos, em Portugal ocorreu em 1974,
derrubando a ditadura. Em todos esses acontecimentos de grande repercussão
social e midiática, a música esteve presente de modo que ultrapassa a função
“coadjuvante” que normalmente lhe é atribuída: composta especialmente ou
apropriada, passou e ainda passa por vários processos de ressignificação e
apropriações. Basta relembrar a incontornável obra do compositor chileno
Sergio Ortega “O povo unido jamais será vencido”, cantada nos palanques de
Santiago, em 1973, no ano seguinte sendo levada a Portugal, com o texto
traduzido. Hoje, o título da obra transformou-se num grito de guerra que
surge em várias manifestações coletivas, de diferentes motivações e com
vários usos, tendo-se esquecido a origem. 

Falar de músicas também remete a falar de músicos: compositores,
intérpretes, arranjadores, bem como outras pessoas ligadas ao circuito da
produção musical: editores, críticos, professores, agentes do mercado
fonográfico etc. Quando a sociedade não vive a democracia, surge a
necessidade de criar subterfúgios para escapar à censura e à perseguição
política. Mas há também aqueles que não apenas enfrentam, como também
afrontam os regimes. Aqui, dentre tantos ícones possíveis, destaca-se Pete
Seeger, morto no começo deste ano de 2014, importante voz na luta pelos
direitos civis. É de se indagar quantos serão os cantautores de canção de
protesto (denominação que varia em cada país) que terão feito de sua vida um
álbum de obras... A sua obra é a sua voz; a sua determinação, sua bandeira
política... Nos eventos que reúnem multidões, a música tem função
catalizadora e impõe a ordem (organização), através de seus traços
elementares rítmicos, andamento. Mas há situações em que o som precisa ser
trocado pelo silêncio. Sem som é possível dizer mais do que com som... 

O fato é que com som ou sem som, acontecimentos cívicos criam seus conjuntos
de signos, que se convertem em memória individual ou coletiva. Lágrimas (de
tristeza ou alegria), cicatrizes e feridas (não raro, abertas) são
reconstruídas pelos ouvidos que testemunham e as revivem – uma vez que peças
de repertório musical têm o poder de fazer aflorar pela memória. O 10º
Encontro de Música e Mídia procurará tirar proveito das efemérides para
problematizar e recolocar em debate tantos eventos socialmente importantes,
em nível global. Para tanto, contará com a colaboração de pesquisadores
convidados, para a organização do evento: Márcia Ramos de Oliveira (UDESC) e
Adalberto Paranhos (UFU), além de convidados nacionais e internacionais, com
o apoio do Programa de Pós-Graduação em Cultura Midiática (UNIP) e do
Programa de Pós-Graduação em Música (USP). 

Com o objetivo de ampliar os debates, o MusiMid convida os pesquisadores
interessados a participar do evento, encaminhando propostas de comunicação,
pôsteres e apresentações artísticas. As linhas temáticas são as seguintes: 

 

1          História / historicidade/ temporalidade

 

A experiência contemporânea de viver em um mundo dominado por imagens e
sons, em meio à tecnologia que se intensifica, traz o desafio de refletir
sobre as formas de usar estas recursos audiovisuais e seu armazenamento, que
parecem infinitos nesta era. Ouvir e ver o passado nunca foram tarefas
simples para os historiadores e outros pesquisadores que lidam com música,
cultura e arte no passado. Trata-se de fontes pautadas pela tensão entre
subjetividade e objetividade, uma vez que lidam com memórias que resultam da
recepção do oral ao audiovisual, marcadas pela impressão e testemunho,
experiência estética e registro documental. Como bem lembra o historiador
Marc Bloch, estas fontes não são "mágicas", nem portadoras de um sentido em
si, mas plenas de significado quando devidamente questionadas. Este eixo
temático reúne trabalhos e pesquisas que tratem destes desafios.

 

2          Escuta e apropriações da música nos eixos espaço-temporais:

 

A música e as canções em particular têm a capacidade de passar por processos
ressemantização, de modo a adquirir novos usos, em tempos e espaços
diferentes. Mais ainda, a escuta, o consumo, os usos e as apropriações
feitas dos repertórios musicais por parte dos ouvintes/receptores trazem
muitas vezes sentidos não contemplados ou dados pela autoria ou pelo espaço
amplo da produção. Este eixo temático dá atenção ao campo de recepção, aos
usos das músicas na vida cotidiana, ou como recurso na construção de
imaginários sociais, políticos, identidades e pertencimentos coletivos de
representação e ação social, onde tempo e espaço atuam como agentes que
tornam ainda mais complexos estes processos.

 

3             Formas e formas de composição e transmissão

 

O compositor Igor Stravinsky afirmou, certa vez, uma frase de impacto: a
música não quer dizer nada além da sua própria linguagem, sua materialidade
acústica. Justamente por essa razão, pode ser veículo de qualquer coisa ou
ideia: como trilha sonora, catalisa a ação cênica; como spot ou jingle vende
produtos e bens, também acompanha atividades prosaicas do dia a dia etc. A
música também simboliza: experiências impactantes e inesquecíveis em nível
pessoal ou coletivo. Nesse aspecto, em particular, manifestações sociais têm
sua comunicabilidade efetiva e realçada, quando a música é elemento
integrante. E, em várias situações, a música é composta sobre formas
específicas, com esse determinado fim de chamamento: hinos pátrios, canções
de protesto são exemplos cabais. Mas também existem as composições musicais
que tentam recriar, através de procedimentos particulares, os próprios
acontecimentos – tal é o caso da Abertura solene 1812, de Tchaikovsky.
Existem, ainda, obras cujo vínculo se estabelece através de homenagem,
dedicatórias (etc.): Beethoven dedicou sua terceira sinfonia (op. 55,
“Heroica”). Este eixo temático pretende debater as diversas situações em que
a música, em suas formas composicionais, tem caráter funcional, incitando à
manifestação, à luta, em prol de uma “bandeira” 

 

4          Novos mundos, novos signos musicais:

 

Guerra e exílio e suas repercussões na criação artística, motivados pela
circulação dos seus protagonistas. O caso das vanguardas europeias: Neue
Musik, jazz e música para o cinema. A suposta universalidade das linguagens
artísticas e seu desenvolvimento extra-muros  (simbólicos, territoriais). A
noção de “entre-lugar” de Homi Bhabha, ajuda a apensar em vidas na
fronteira, em subjetividades que se fazem nos entremeios, nas instersecções
culturais, que se manifestam nas obas musicais como também na sua escuta,
por públicos diferentes que circundam a experiência migrante. 

 

Estrutura geral do evento: 

 

O 10º Encontro se desenrolará, tendo, dentre as suas atividades: Mesas
redondas, com debatedores convidados; palestras; oficinas, apresentações
artísticas e sessões temáticas de trabalhos escritos e audiovisuais,
exposição de pôsteres (vide formas de participação e respectivo
regulamento):

 

Palestras:  a cargo de convidados especialistas no tema geral do evento.

 

Mesas-redondas: As mesas-redondas terão, como objetivo principal, debater as
questões acima e serão distribuídas de acordo com a natureza das linguagens:
sonoras, audiovisuais e de cena (ao vivo). Os participantes apresentarão
suas considerações tendo, como parâmetro, os eixos temáticos descritos.

 

Sessões temáticas: Compostas por trabalhos submetidos ao comitê científico e
selecionados pelo comitê de leitura. Poderão constar de comunicações orais,
audiovisuais e pôsteres.

 

Apresentações artísticas e musicais: Fazem parte das atividades
complementares do evento.

 

 

Datas importantes:

Chamada para trabalhos: 1º a 31 de maio

Resultado da seleção: 30 de junho

Envio dos trabalhos completos: 6 de agosto

Em breve, notícias completas na página do MusiMid.

 

 

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