[ANPPOM-Lista] Geoff Baker e El Sistema

mcamara em usp.br mcamara em usp.br
Seg Dez 8 12:03:15 BRST 2014

http://alias.estadao.com.br/noticias/geral,o-sistema-por-dentro,1602930

Gostei do artigo e vou procurar o livro. O JMC faz uma resenha interessante e gostei do que o Baker diz. Só acho que, como estratégia de urgência, El Sistema funciona. É um dos usos e funções de uma sinfônica. Não sei se dá para comparar com uma educação democrática pelo simples fato da urgência em si. Claro que não é o ideal de educação musical; o que o Abreu, a meu ver, descobriu é que dá para usar o trabalho sinfônico de forma criativa, sim, dentro de um contexto de Venezu ela. Novas questões pedagógicas estariam fora disso, eles se servem da disciplina de uma orquestra para incluir os jovens. Claro que pensar a educação é muito mais legal nos Pontos de Cultura.
Gosto do jeito inglês de abordar as coisas, sem fetiches e misticismos e o cara morou lá por um ano e viu. Quando ele fala de música contemporânea, aí é ele que está sendo eurocentrista, porque essa "música contemporânea" de que ele fala é que tem pretensões canônicas e hegemônicas e não vejo nenhum problema em ela ser excluída por El Sistema . Mas eles tocam a moderate mainstream (como diz Arnold Whittall, no Rethinking Music ) ou os modernistas ecléticos e independentes, como diz Georgina Born (no Rationalizing Culture , sobre o IRCAM). Há vídeos disponíveis em que eles tocam obras de uma música contemporânea de concerto que não está vinculada às vanguadas esotéricas, inclusive Marlos Nobre.
Concluindo, é bom que se faça uma crítica e que não sejam só apologias. Importante a crítica e o desvendar das estratégias de marketing que estão por trás das visitas de figurões a El Sistema . Isso fica claro nos filmes e outra coisa que notei nesses filmes foi, como a Rose Rose Satiko Gitirana Hikiji mostrou no A música e o risco , as pretensões artísticas de quem participa. No Tocar y luchar (filme de Alberto Arvedo, 2006, 71'), tem um contrabaixista que foi pra Alemanha e fica claro que é isso o que importa pra ele agora. Difícil ceder às tentações da humildade...
Tudo tem seus dois lados e Geoff Baker < https://geoffbakermusic.wordpress.com/.../el-sistema-blog/ > é uma voz importante nisso tudo.

Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro
Departamento de Música/FFCLRP
NAP - CIPEM Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciências da Performance em Música
EsTraMuSE - Estudos Transdisciplinares em Música, Sociedade, Educação
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4094693495303397
Universidade de São Paulo
Campus de Ribeirão Preto (SP), BRASIL
http://portal.ffclrp.usp.br/sites/camaradecastro