[ANPPOM-Lista] livro de etnomusicologia sobre musica no Benim

Sonia Ray soniaraybrasil em gmail.com
Qua Fev 26 09:36:58 BRT 2014

Caros Fernando, Marcos e colegas,
Acabo de retornar de uma visita de um mês ao Benin (melhores férias da
minha vida!) e confesso-me ainda sob o forte impacto que a cultura daquela
parte da África me causou. Viajei pelo Centro e Sul do Benin com a
pesquisadora-musicista Renata Amaral para o lançamento do Livro e
Documentário em DVD *"Pedra da Memória"*, que resgata as relações culturais
e religiosos Benin-Brasil, particularmente a história dos Agudás
(descendentes de escravos libertos no Brasil que retornaram ao Benin e
cultuam o Brasil como o país dos seus ancestrais!), que, como diz a Renata
"invertem desconcertantemente nossa noção de ancestralidade". Este livro
(com o encarte de DVD) pode ser encontrado na Funarte ou pelo link
www.pedradamemoria.maraca.art.br
Vou com certeza adquirir seu livro, Marcos e acho que todos nós brasilerios
deveríamos conhecer pelo menos um poquinho desta cultura tão familiar e tão
distante ao mesmo tempo que é a Áfricana.
Sucesso e parabéns Marcos!
Sonia

*SONIA RAY*
Coordenadora de Pesquisa da EMAC-UFG
Editora-Chefe da Revista Música Hodie
UFG (Contrabaixo, Música de Câmara e PPG) e Unesp (PPG)
www.soniaray.com