[ANPPOM-Lista] 120 computer-generated gobblygook research papers got published in scholarly journals

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Sex Fev 28 09:27:42 BRT 2014

Hugo,

Se isso serve de consolo, não é só no Brasil. Há poucos dias o editor de um
número temático de um periódico europeu me pediu que avaliasse um paper de
um(a) musicólogo/a e compositor(a) sobre um obra radiofônica de Pierre
Schaeffer sobre a qual ninguém, a não ser o próprio, publicou nada até
hoje. Ele/a montou um plano de lógica aparentemente irrefutável ao propor:

(*a*) to take "into account the historical and social context of France in
> the middle of the 1940s and also the development of Schaeffer and his
> Studio d'Essai in Paris" as well as (*b*) to analyse "the radio play from
> a technological and aesthetic or content-oriented perspective" *in order*to (
> *c*) show "why this paradoxical composition happened just at this moment".

Na realidade, ele/a não fez nem *a* nem *b*, e consequentemente não poderia
ter feito *c*, mas fez de conta que fez. A literatura sobre *a*, no que
tange ao contexto da França de Vichy é vasta e sólida. Ele/a não a cita. No
que concerne ao Studio d'Essai, ele/a só poderia ter encontrado fontes na
Abbaye d'Ardenne, mas a não visitou. Por outro lado, no que diz respeito à
peça radiofônica, apenas Schaeffer publicou um texto (longo) sobre o
assunto. O/A autor(a) não o menciona nem lhe cita sequer uma linha, embora
o livro em que ele aparece esteja na bibliografia para encher linguiça.

A conclusão, como se esperaria, é obscura e pomposa, como a de quem quer
impressionar pela argúcia que não possui ("a melhor forma de ocultar os
limites do próprio conhecimento", dizia Leopardi nos *Pensieri*, "é não
ultrapassá-los"). Eu fiquei frustrado ao vetar um texto sobre uma obra
importante sobre a qual ninguém até hoje escreveu, mas concluí assim minha
avaliação: "I believe that no scholarship at all is better than fake
scholarship".

Abraço,

Carlos

Hugo

Que computadores escrevam artigos "non-sense" e sejam publicados, é até