[ANPPOM-Lista] RES: o villa-lobos de guérios

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Seg Jan 6 19:15:30 BRST 2014


Sim, a constatação da alteração de datas é bem antiga e vem já de Mario de
Andrade, como Jorge Coli mostra neste artigo. A tese é aceita na melhor
literatura. (A mensagem do Dil, enviada a outra lista, mostra que o caso d'*A
lenda do caboclo* como exceção, não regra).

No que concerne a *Uirapuru*, resta o fato, até prova do contrário, de que
> não existe notícia da obra anterior a 1934, quando é dedicada a Serge
> Lifar. Com as chaves que Mário de Andrade nos fornece, é possível
> compreender o fenômeno. Basta assumirmos que, *bel et bien*, Villa-Lobos
> simplesmente pré-datou as obras.
>

http://dc.itamaraty.gov.br/imagens-e-textos/revista-textos-do-brasil/portugues/revista12-mat11.pdf


2014/1/6 Ale Fenerich <fenerich em gmail.com>

> ao que parece, Villa alterou a data de algumas de suas obras nacionais
> mais ousadas (Urapuru inclusa) pra antes de 23.
>
>
> Em 6 de janeiro de 2014 10:56, Rubens Ricciardi <rrrr em usp.br> escreveu:
>
>>  Ops, o Uirapuru é de 1917...
>>
>>
>>
>> Rubens R. Ricciardi
>>
>>
>>
>> *De:* anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:
>> anppom-l-bounces em iar.unicamp.br] *Em nome de *Carlos Palombini
>> *Enviada em:* terça-feira, 31 de dezembro de 2013 10:46
>> *Para:* anppom-l em iar.unicamp.br; etnomusicologiabr
>> *Assunto:* [ANPPOM-Lista] o villa-lobos de guérios
>>
>>
>>
>>
>>  Um ótimo artigo de Paulo Guérios, no qual ele mostra que o nacionalismo
>> modernista (cf. Béhague) ou o modernismo nacionalista (cf. Tarasti) de
>> Villa-Lobos não é brasileiro, mas francês:
>>
>> "O fato de Villa-Lobos ter começado a compor músicas brasileiras a partir
>> de 1923 deveu-se não à descoberta de que ele teria uma essência brasileira,
>> mas sim a um processo de transformação que foi colocado em marcha por uma
>> série de mecanismos sociais de atribuição de valor. O papel da Semana de 22
>> em sua trajetória foi exagerado por seus biógrafos e estudiosos, que
>> atribuíram a esse evento papel decisivo na transformação de Villa-Lobos em
>> um compositor preocupado com a música brasileira."
>>
>> Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em
>> um músico brasileiro
>>
>> http://ref.scielo.org/5rr6g7
>>
>>
>> --
>>
>> carlos palombini
>> professor de musicologia ufmg
>> proibidao.org
>>
>> ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
>> scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAA<http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ>
>>
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
>>
>
>
>
> --
> ------------------------------------------
> Alexandre Sperandéo Fenerich
> prof. Adjunto IAD - UFJF - http://www.ufjf.br/musica/
>
> http://soundcloud.com/ale_fenerich
> http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm
> n-1.art.br
> http://soundcloud.com/n-1-1
> http://www.ufjf.br/eimas/
> http://www.limiares.com.br/duo-n1.html
>
> (55 32) 8481-8277
>
>
>
>


-- 
carlos palombini
professor de musicologia ufmg
proibidao.org
ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAA<http://scholar.google.com.br/citations?user=YLmXN7AAAAAJ>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140106/cd458f30/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L