[ANPPOM-Lista] dedicatória a Serge Lifar
Rubens Ricciardi
rrrr em usp.br
Qua Jan 8 14:18:01 BRST 2014
Caro Silvio Ferraz,
Fui verificar aqui a fotocópia do autógrafo que tenho comigo, e, é
interessante o que vc disse sobre a dedicatória (não tinha pensado nisso).
De fato, as seguintes palavras (no alto ao centro e à direita da primeira
página da partitura) foram escritas de uma vez, corridas, com letras um
tanto inclinadas à direita, indiscutível autógrafo do Villa-Lobos, tudo
escrito no mesmo momento:
Uirapurú
(O passarinho encantado)
Bailado brasileiro ('Le petit oiseau enchanté')
H. Villa-Lobos
Rio, 1917
OBS: o Villa-Lobos tinha escrito primeiro passaro, mas rasurou depois para
passarinho)
E de modo diverso, no entanto, a dedicatória, no alto à esquerda, meio que
pouco simétrica na posição em relação às demais palavras do título da obra,
A Serge Lifar.
está escrita com letras não inclinadas, uma caligrafia lenta, com um cuidado
bem diverso da caligrafia do Villa-Lobos... (letra de outra pessoa ou dele
de outra época?)
Abs fraternos,
Rubens R. Ricciardi
-----Mensagem original-----
De: silvio ferraz [mailto:silvioferrazmello em gmail.com]
Enviada em: terça-feira, 7 de janeiro de 2014 19:08
Para: silvioferraz em iar.unicamp.br
Cc: Rubens Ricciardi; ppsalles em usp.br; 'Carlos Palombini';
'etnomusicologiabr'; anppom-l em iar.unicamp.br
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] RES: RES: o villa-lobos de guérios
mais dados:
mas isto é de pesquisa picareta de minha parte
Serge Lifar nasce em 1905, em 1925 torna-se primeiro bailarino de Diaghilev.
Villa sem dúvida não o conheceu qdo este tinha 12 anos, nem dedicaria a um
garoto desta idade uma obra.
Mas... ele se torna diretor do da Ópera de Paris em 1929.
Embora, mesmo este fato não torne a obra, que aparentemente estava
rascunhada em 1917, uma obra completamente elaborada pelo Villa de 29.
Abs
Silvio
On Jan 7, 2014, at 6:57 PM, silvioferraz em iar.unicamp.br wrote:
> Rubens está correto e há um pouco de bobagem nesta questão das datas.
> Além do que Villa não alterou datas de obras extremamente ousadas como
> Suite Lírica, Rudepoema e Prole do Bebê II (aliás, suas obras
> realmente ousadas), o que mostra que esta não era uma preocupação.
>
> No último simpósio Villa Lobos assistimos a uma excelente palestra
> sobre a questão das datas. Na fase de 1930 Villa retorna a obras
> anteriores a 20, as quais ele reúne, orquestra ou mesmo reorquestra,
> figurando elas nas Bachianas. Em alguns rascunhos de Villa figuram
> muitas vezes duas datas.
>
> Villa deixava claro seus traços e não os apagava, mantendo tais traços
> até mesmo na partitura impressa (nos rascunhos sempre deixa as duas
> datas... não apagando a anterior...ele gostava de escrever por cima ecom
lapis de cor ou textura bem diferente). Em composições como
> Rudepoema e Prole(s) (a que tive acesso aos rascunhos), ele emprega
> mais de uma notação, visto as peças serem feitas a partir de
> fragmentos que tem proveniências diversas. E esta notação dupla, por
> vezes tripla, figura também nas partituras impressas. O mais claro
> destes exemplos está no modo de notação de compasso raramente
> observado nos estudos sobre sua obra. São dois modos distintos que
sejustapõem deixando mtas vezes claro os fragmentos que compõem as peças.
>
> Pela velocidade de composição de Villa e a força de seu trabalho, me
> parece bestagem diminui-lo mais uma vez com esta balela das datas ou
> de francofonia.
>
> O debate é mto mais complexo. Existem estudos maravilhosos surgindo
> sobre a obra de Villa mas raramente recorrendo a seus rascunhos. No
> entanto vale dizer que o estudo dos rascunhos é mto proveitoso.
> Observo apenas que um compositor não tem só uma caligrafia, o que
> torna um estudo de grafia quase impossível. Mas a observação do Rubens
> é correta, pois neste caso (do Uirapuru), as marcas de revisão são mto
> próximas e realmente parecem ter sido feitas na mesma época.
>
> Não sou estudioso de Villa, nem vou escrever sobre isto... adorei esta
> afirmação do Rubens. Mas ...Uirapuru é uma obra forte sem dúvida, mas
> ainda não traz os traços da fase de Paris. É bem tradicional a peça
> frente a Rudepoema. No estudo que fiz de Rudepoema e Prole encontrei
> por acaso o rascunho da última página de Uirapuru. Duas escritasfiguram
nesta folha. Na maior parte é de um compositor que em
> caligrafia rápida escreve sustenido empregando uma só linha vertical,
> apenas em um acréscimo ele emprega as duas linhas, tal qual na
> caligrafia dos rascunhos de Rudepoema e Prole Villa escreve o
> sustenido com duas linhas verticais (em caligrafia rápida e em
> correções). A caligrafia claramente não tem a firmeza daquela das
> peças da década de 20 e o papel está em estado bem mais deteriorado do
> que o das peças de 20...infelizmente o rascunho não tem data, mas sem
> dúvida outras folhas deste caderno devem estar espalhadas entre os
> rascunhos de Villa... vale uma busca.
>
> Embora não formado em grasfoscopia
> (http://www.ibape-sp.org.br/arquivos/norma_de_grafoscopia_logo_novo.pdf)
sou
> compositor, e para quem escreve música o tempo todo (usando caneta,
> lapis e borracha) os detalhes de uma escrita são coisa familiar.
>
> abs
> Silvio
>
> Citando Rubens Ricciardi <rrrr em usp.br>:
>
>> Caro Peter Paul,
>>
>> Que a data de 1917 está correta e que a caligrafia musical do
>> Villa-Lobos, àquela altura, até se aproximava da do seu
>> ex-professor, o Francisco Braga. O Rudolf Steiner diria Frühschrift.
>> Mas não é assunto de pesquisa minha, não vou publicar nada sobre
>> isso. Fui lá no Museu Villa-Lobos só porque segui a concepção do meu
>> professor Gilberto Mendes para tirar a dúvida - inconformado que ele
>> sempre foi com esta tendência aqui no Brasil de se tentar diminuir o
>> Villa-Lobos (aliás, já vivenciamos coisas bem piores no próprio
>> CMU-USP)...
>>
>> Abs e feliz 2014!
>>
>> RRR
>>
>>
>>
>> De: ppsalles em usp.br [mailto:ppsalles em usp.br]
>> Enviada em: terça-feira, 7 de janeiro de 2014 04:14
>> Para: Carlos Palombini
>> Cc: etnomusicologiabr; anppom-l em iar.unicamp.br; rrrr em usp.br
>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] RES: o villa-lobos de guérios
>>
>>
>>
>> Refere-se a uma análise paleográfica...?
>> Rubens, o que mais pode nos dizer sobre esta bendita data?....
>>
>> Abraços, Pedro Paulo - USP
>>
>> _____
>>
>> De: "Carlos Palombini" <cpalombini em gmail.com>
>> Para: anppom-l em iar.unicamp.br
>> Cc: "etnomusicologiabr" <etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br>
>> Enviadas: Segunda-feira, 6 de Janeiro de 2014 19:25:31
>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] RES: o villa-lobos de guérios
>>
>>
>>
>> O manuscrito original foi examinado por algum laboratório de
>> antropologia da escrita? Ou devemos nos contentar com as
impressõesamadorísticas de um leitor de fotocópias?
>>
>>
>> 2014/1/6 <rrrr em usp.br>
>>
>> tenho fotocópia do autógrafo aqui comigo, com certeza a obra é toda
>> ela de 1917 (depois Villa-Lobos revisou a partitura para uma
>> execução em Buenos Aires, mas fica claro da partitura manuscrita
>> autógrafa o que é de 1917 e os pequenos detalhes corrigidos nos anos
>> 30...)
>>
>>
>> _____
>>
>>
>> De: "Ale Fenerich" <fenerich em gmail.com>
>> Para: "Rubens Ricciardi" <rrrr em usp.br>
>> Cc: "Carlos Palombini" <cpalombini em gmail.com>, "ANPPOM"
>> <anppom-l em iar.unicamp.br>, "etnomusicologiabr"
>> <etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br>
>> Enviadas: Segunda-feira, 6 de Janeiro de 2014 19:01:55
>> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] RES: o villa-lobos de guérios
>>
>>
>>
>> ao que parece, Villa alterou a data de algumas de suas obras
>> nacionais mais ousadas (Urapuru inclusa) pra antes de 23.
>>
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