[ANPPOM-Lista] dedicatória a Serge Lifar

Rubens Ricciardi rrrr em usp.br
Qua Jan 8 14:18:01 BRST 2014

Caro Silvio Ferraz,

Fui verificar aqui a fotocópia do autógrafo que tenho comigo, e, é
interessante o que vc disse sobre a dedicatória (não tinha pensado nisso).

De fato, as seguintes palavras (no alto ao centro e à direita da primeira
página da partitura) foram escritas de uma vez, corridas, com letras um
tanto inclinadas à direita, indiscutível autógrafo do Villa-Lobos, tudo
escrito no mesmo momento:

Uirapurú

(O passarinho encantado)

Bailado brasileiro ('Le petit oiseau enchanté')

H. Villa-Lobos

Rio, 1917

OBS: o Villa-Lobos tinha escrito primeiro passaro, mas rasurou depois para
passarinho)

E de modo diverso, no entanto, a dedicatória, no alto à esquerda, meio que
pouco simétrica na posição em relação às demais palavras do título da obra,

A Serge Lifar.

está escrita com letras não inclinadas, uma caligrafia lenta, com um cuidado
bem diverso da caligrafia do Villa-Lobos... (letra de outra pessoa ou dele
de outra época?)

Abs fraternos,

Rubens R. Ricciardi