[ANPPOM-Lista] El soul brasilero y la ambigüedad danzante de la música black, 1969-1978
Carlos Palombini
cpalombini em gmail.com
Sex Jan 17 18:51:38 BRST 2014
Um bom artigo sobre música black brasileira e política por um chileno, que
toca sem querer na questão dos rolezinhos quando diz, da exibição de
*Wattstax* no MAM:
La exhibición de este film norteamericano en el Museo de la metrópolis
> brasilera, habría podido, según Bryan McCann, convocar a un público
> inusitado a dicha institución artística, permitiendo que los jóvenes
> negros de los suburbios ubicados en la Zona Norte de la ciudad, acudieran
> al llamado de una música y de un imaginario visual del cual ya se sentían
> parte. Aquel circuito cultural que se había formado silenciosamente desde
> inicios de los años setenta podía, de esta forma, entrar jubilosamente en
> “ocasionales invasiones” a las zonas vinculadas a la elites blancas y a los
> núcleos hegemónicos de la moderna cultura brasilera (McCann, 2004: 85).
>
Onde se lê "núcleos hegemônicos da moderna cultura brasileira" substitua-se
"MAM" por "Shopping Centers" e ver-se-á que a ditadura radicalizou-se no
que tange a certos grupos.
Por falar nisso, alguém já notou como o MAM favelizou-se? Não por seus
frequentadores, mas pelos inúmeros puxadinhos e toldinhos acrescentados ao
prédio belíssimo?
É o primeiro texto sobre o assunto no qual vejo menção a uma política do
prazer, ainda que sem referência a Roland Barthes.
https://www.academia.edu/5739501
--
carlos palombini
professor de musicologia ufmg
proibidao.org
ufmg.academia.edu/CarlosPalombini
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140117/43917bba/attachment.html>
Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L