[ANPPOM-Lista] RES: Fitas de Villa-Lobos

jamannis em uol.com.br jamannis em uol.com.br
Dom Mar 9 11:23:13 BRT 2014


 

 

Prezado Jorge Antunes

 

Pessoalmente tenho usado o Noise Reduction da Sony

 



 

Estou satisfeito com ele, mas requer alguns cuidados antes de tratar o
arquivo sonoro. Caso a informação a ser processada esteja com baixa dinâmica
o tratamento acaba aplicando uma filtragem colorindo indevidamente o
resultado final. Nesse caso procedo a uma expansão provisória do sinal –
seguida do tratamento e uma compressão proporcional à expansão, fazendo o
sinal voltar à sua condição inicial.

 

Um recurso novo da SONY é o AUDIO MASTER SUITE incluindo o Spectral Layers,
ferramenta pertinente ao tratamento de restauração.



 

 

Outras opções são:

 

ADOBE AUDITION - http://www.adobe.com/
<http://www.adobe.com/br/products/audition.html?kw=p&sdid=JSYWM&skwcid=AL!30
85!3!30736529142!e!!g!!adobe%20audition&ef_id=Uxx43wAABHjb4DIl:2014030914211
9:s> 

 

CEDAR -  <http://www.cedar-audio.com/> http://www.cedar-audio.com/

 

SONIC SOLUTIONS – NoNoise -
http://www.sonicstudio.com/sonic/products/sonic_nnproductoverview 

 

J A Mannis

 

 

De: antunes em jorgeantunes.com.br [mailto:antunes em jorgeantunes.com.br] Em nome
de Jorge Antunes
Enviada em: sábado, 8 de março de 2014 12:12
Para: JOSE A. MANNIS
Cc: ANPPOM-L; Marena Salles; Acadêmico Vasco Mariz; Acadêmico Turíbio
Santos; Acadêmico Sérgio O. de V. Corrêa; Acadêmico Ronaldo Miranda;
Acadêmico Roberto Tibiriçá; Acadêmico Roberto Duarte; Acadêmico Ricardo
Tacuchian; Acadêmico Régis Duprat; Acadêmico Raul do Valle; Acadêmico Paulo
Bosísio; Acadêmico Norton Morozowicz; Acadêmico Marlos Nobre; Acadêmico
Mario Ficarelli; Acadêmico Manuel Veiga; Acadêmico Lutero Rodrigues;
Acadêmico Luiz Paulo Horta; Acadêmico John Neschling; Acadêmico João
Guilherme Ripper; Acadêmico Jamary de Oliveira; Acadêmico Henrique
Morelenbaum; Acadêmico Guilherme Bauer; Acadêmico Flávio Silva; Acadêmico
Ernst Mahle; Acadêmico Ernani Aguiar; Acadêmico Edino Krieger; Acadêmico
Aylton Escobar; Acadêmico André Cardoso; Acadêmico Amaral Vieira; Acadêmico
Alceo Bocchino; Acadêmica Sonia Vieira; Acadêmica Mercedes R. Pequeno;
Acadêmica Laís de Souza Brasil; Acadêmica Jocy de Oliveira; Acadêmica Ilza
Nogueira; Acadêmica Eudóxia de Barros; Acadêmica Cecília Conde; Antenor
Ferreira Correa; Beatriz Magalhães Castro; Beatriz Salles; Mario Brasil;
Cristina Grossi; Maria Isabel Montandon; Maria Cristina de Carvalho Cascelli
de Azevedo; Alciomar Oliveira; Rodrigo Cicchelli Velloso; Anselmo Guerra;
Arcela; David Bretanha Junker; Edson Carvalho
Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] Fitas de Villa-Lobos

 

Oi, Mannis:

 

Obrigado pela mensagem.

Estou usando rigorosamente os IASA Standards.

Os carreteis que uso têm o mesmo tamanho. Para evitar significativa
alteração nos momentos, quando os carreteis estão com pouca fita, coloquei
longos “leader tapes" nas duas extremidades. Também estou guardando os
originais com bobinamento invertido, para evitar recópias.

Ouvi uma gravação da voz do Villa na internet, e verifiquei que, naquela
idade, a voz dele era assim mesmo como fixei na digitalização (Pro-Tools).

A velocidade da fala já era indício dessa exatidão.

O uso das normas da IASA é recomendação da ARSC, que concedeu o prêmio.

A preservação intacta das fontes primárias também está na agenda.

Para realização de fonte terciária precisarei de algum programa de limpeza,
pois os ruídos são intensos e as vozes e as músicas estão longe: certamente
o microfone estava longe das fontes sonoras. Você tem alguma sugestão de
programa de limpeza?

Abraço e obrigado,

Jorge Antunes

 

 

 

 

Em 8 de março de 2014 10:04, <jamannis em uol.com.br> escreveu:

Prezado Jorge Antunes

 

Apesar do desvio de 19,3cm/s sobre 19,0cm/s equivale a uma transposição de
pouco mais de 1/8 de tom, uma eventual transposição pode de fato ocorrer na
leitura se a velocidade de gravação tiver sido um pouco mais baixa que
19cm/s ( ou 7 ½ in/s).

 

Essa variação de velocidade pode ocorrer ou pela velocidade do cabestão
(mecanismo que controla a velocidade regular da fita magnética) estar
desregulada ou por estar usando uma bobina de diâmetro pequeno à direita (a
bobina que enrola a fita) sem a adequada compensação do aumento do ‘momento’
devido à maior força de tração devido ao diâmetro menor (Alguns modelos do
Revox possuem um dispositivo especial para esse caso).

 

Ou seja, a transposição pode de fato estar ocorrendo apesar do gravador de
leitura estar com a velocidade correta. Assim, a voz de Villa Lobos pode
efetivamente estar distorcida na leitura atual.

 

Lembro que, conforme recomendações e normas internacionais, a digitalização
deve estar sendo realizada pelo menos em 48KHz e 24bits, evitando-se 44.1KHz
e 16bits pela perda de informação decorrente deste ultimo formato.

 

Espero ter ajudado a encontrar a boa solução.

 

Atenciosamente

 

J A Mannis

 

 

 

 

 

De: anppom-l-bounces em iar.unicamp.br [mailto:anppom-l-bounces em iar.unicamp.br]
Em nome de Jorge Antunes
Enviada em: sexta-feira, 7 de março de 2014 18:15
Para: ANPPOM-L; Marena Salles; Acadêmico Vasco Mariz; Acadêmico Turíbio
Santos; Acadêmico Sérgio O. de V. Corrêa; Acadêmico Ronaldo Miranda;
Acadêmico Roberto Tibiriçá; Acadêmico Roberto Duarte; Acadêmico Ricardo
Tacuchian; Acadêmico Régis Duprat; Acadêmico Raul do Valle; Acadêmico Paulo
Bosísio; Acadêmico Norton Morozowicz; Acadêmico Marlos Nobre; Acadêmico
Mario Ficarelli; Acadêmico Manuel Veiga; Acadêmico Lutero Rodrigues;
Acadêmico Luiz Paulo Horta; Acadêmico Jorge Antunes; Acadêmico John
Neschling; Acadêmico João Guilherme Ripper; Acadêmico Jamary de Oliveira;
Acadêmico Henrique Morelenbaum; Acadêmico Guilherme Bauer; Acadêmico Flávio
Silva; Acadêmico Ernst Mahle; Acadêmico Ernani Aguiar; Acadêmico Edino
Krieger; Acadêmico Aylton Escobar; Acadêmico André Cardoso; Acadêmico Amaral
Vieira; Acadêmico Alceo Bocchino; Acadêmica Sonia Vieira; Acadêmica Mercedes
R. Pequeno; Acadêmica Laís de Souza Brasil; Acadêmica Jocy de Oliveira;
Acadêmica Ilza Nogueira; Acadêmica Eudóxia de Barros; Acadêmica Cecília
Conde; Antenor Ferreira Correa; Beatriz Magalhães Castro; Beatriz Salles;
Mario Brasil; Cristina Grossi; Maria Isabel Montandon; Maria Cristina de
Carvalho Cascelli de Azevedo; Alciomar Oliveira; Rodrigo Cicchelli Velloso;
Anselmo Guerra; Arcela; David Bretanha Junker; Edson Carvalho
Assunto: [ANPPOM-Lista] Fitas de Villa-Lobos

 

Colegas e confrades:

 

Dei início à digitalização das gravações raras de Villa-Lobos.

Socializo as breves anotações que fiz após ouvir a primeira fita de papel.

 

07 de março de 2014

Copiei (digitalizei), para o computador, a Fita de papel Nº 1.

Manualmente desenrolei toda a fita de papel de seu carretel de ferro
original, passando a fita para um carretel de plástico com furação
compatível com o eixo do Revox B77.

No estojo dessa fita está anotada a data da gravação: 5 de agosto de 1954.

É interessante lembrar que Getúlio Vargas suicidou-se 19 dias depois dessa
gravação: 24 de agosto de 1954

Na gravação, que tem duração total de 29 min e 11 segundos, está Villa-Lobos
dirigindo uma reunião de professores do CNCO.

A reunião é seguida de ensaio do Coro de Professores.

Na reunião Villa avisa que não haverá aula no Conservatório (CNCO) na 4ª
feira seguinte, quando chegará ao Brasil (ao Rio) a pianista Marguerite
Long.

Ensaia, em seguida, a peça “Canção de Amigo” (Amigo, seja benvindo, a casa é
sua …)

Em discurso para as professoras, diz que todas têm que, nas escolas, ensinar
prioritariamente, às crianças, as “Canções de Cordialidade”.

Achei a voz de Villa muito aguda (fina) e agressiva.

Desconfiei de que o gravador Revox pudesse estar com a velocidade não
ajustada.

Medi o desfile da fita durante 15 segundos: medi que, nesse tempo, desfilou
pela cabeça de leitura do gravador um total de 290 cm de fita.

Calculando: 290 cm / 15 seg = 19,3 cm/seg

Ou seja, aproximadamente 19 cm/seg, que equivalem a 7.5 ips.

Ou seja, a velocidade do gravador está correta e, portanto, a voz do
Villa-Lobos é aquela mesma: aguda, agressiva. Na época da gravação ele tinha
67 anos de idade. Morrreu 5 anos depois dessa gravação: 1959.

 

Abraços,

Jorge Antunes

 

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140309/9f13c3dd/attachment.html>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image001.png
Tipo: image/png
Tamanho: 138878 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140309/9f13c3dd/attachment.png>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: image002.png
Tipo: image/png
Tamanho: 182711 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20140309/9f13c3dd/attachment-0001.png>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L