[ANPPOM-Lista] Fitas de Villa-Lobos

Jorge Antunes antunes em unb.br
Sáb Mar 8 12:11:30 BRT 2014

Oi, Mannis:

Obrigado pela mensagem.
Estou usando rigorosamente os IASA Standards.
Os carreteis que uso têm o mesmo tamanho. Para evitar significativa
alteração nos momentos, quando os carreteis estão com pouca fita, coloquei
longos "leader tapes" nas duas extremidades. Também estou guardando os
originais com bobinamento invertido, para evitar recópias.
Ouvi uma gravação da voz do Villa na internet, e verifiquei que, naquela
idade, a voz dele era assim mesmo como fixei na digitalização (Pro-Tools).
A velocidade da fala já era indício dessa exatidão.
O uso das normas da IASA é recomendação da ARSC, que concedeu o prêmio.
A preservação intacta das fontes primárias também está na agenda.
Para realização de fonte terciária precisarei de algum programa de limpeza,
pois os ruídos são intensos e as vozes e as músicas estão longe: certamente
o microfone estava longe das fontes sonoras. Você tem alguma sugestão de
programa de limpeza?
Abraço e obrigado,
Jorge Antunes