[ANPPOM-Lista] RES: [FAEB] Fwd: Convite

Iveta Maria B. Avila Fernandes ip em uol.com.br
Qua Maio 7 19:17:48 BRT 2014


Cara Magali,
quero lhe dar os parabéns por este seu livro! Comprei-o aqui em São Paulo e ele já faz parte da bibliografia da disciplina Prática de Ensino, que eu ministro no curso Licenciatura em Educação Musical, aqui no Instituto de Artes da UNESP, Campus de São Paulo. Gostei muito! Um trabalho de fôlego, envolvimento e pesquisa impar! Estávamos mesmo precisando para a educação não formal em educação musical!
Um grande abraço,
Iveta Maria



-----Mensagem original-----
De: faeb em yahoogrupos.com.br [mailto:faeb em yahoogrupos.com.br] Em nome de Magali Kleber
Enviada em: terça-feira, 6 de maio de 2014 22:29
Para: Etnomusicologia; professoresdemusicadobrasil; anppom-l; Ciranda Arte Educação; faeb
Assunto: [FAEB] Fwd: Convite

 *C**onvite*


*A Reitora da Universidade Estadual de Londrina, Profa. Dra. Nádina Aparecida Moreno * *e a Vice-Reitora, Profa. Dra. Berenice Quinzani Jordão, * *convidam para o Lançamento do Livro:* *A Pratica de Educação Musical em ONGs: Dois Estudos de Caso no Contexto Urbano Brasileiro* *, da Profa. Dra. Magali Oliveira Kleber, editado pela Editora Appris.*
 ------------------------------

*7 de maio de 2014 -  19h30m*

*Livraria Curitiba - Catuaí Shopping Londrina*



 Prefácio:

"...Fruto de sua tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e indicada pelo mesmo como seu representante no prêmio CAPES de melhor dissertação na área de Linguística, Artes e Comunicação no ano de 2006, o livro se inicia (Capítulo 1) com a explicitação de seu arcabouço teórico, além da explicitação detalhada dos procedimentos da pesquisa de campo (Capítulo 2).
Nele, se ressalta não somente a já mencionada noção de fato social total, de Mauss, mas a preocupação com as dimensões cognitivas, afetivas e políticas do ensino de música pelas ONGs, que leva a autora a buscar apoio interdisciplinar nas áreas de Etnomusicologia, Educação Musical, Sociologia da Música, Ciências Sociais, colocando em diálogo produtivo, sem omissão de eventuais conflitos e desafios, as respectivas visões de autores referenciais brasileiros e estrangeiros.
Os Capítulos 3 e 4 remetem, respectivamente, ao exame do PVL (Projeto Villa Lobinhos e da AMM (Associação Meninos do Morumbi). A estratégia utilizada por Magali Kleber é idêntica em ambos os casos, apresentando um breve e esclarecedor histórico de cada instituição, uma exposição dos objetivos de suas respectivas iniciativas de ensino de música e uma fascinante intercalação de depoimentos, registros de apresentações e análises da nada abaixo de monumental experiência de campo da autora. Os depoimentos, em particular, são muitas vezes tocantes e reveladores de como os agentes se movem e refletem da forma que lhes é possível sobre essa complexa trama urdida em diferentes planos, que vão do macro – em que os contextos metropolitanos explicitam relações de poder frequentemente assimétricas, circunscrevendo de modo problemático as formas de existência em seu interior – ao micro – dos fragmentários investimentos pessoais e das pequenas grandes ações, muitas vezes tendo diante de si a hercúlea tarefa de superar as dificuldades estruturais ou intermitentes, típicas dos ventos neoliberais que condicionam a institucionalidade habitualmente instável do trabalho em ONGs. Mas são principalmente as análises de Kleber sobre como os processos pedagógico-musicais, observados de modo participativo, acionam mais que dispositivos técnicos ou ideais estéticos, abrem aos leitores a apreciação dos processos de ensino em ONGs como fato social total. Neles, como expõe a autora com extrema sensibilidade às muitas nuances e potenciais presentes, convergem da consciência do preconceito mais repugnante à diversidade racial ou de classe ao senso de superação de barreiras antes tidas como insuperáveis devido à introjeção irrefletida ou aceitação tácita dos mecanismos mais ou menos sutis e perversos de exclusão social, como a violência simbólica da “incapacidade de berço” ou das por demais estreitas, se alguma, possibilidades de escolha.
Em síntese, afigura-se no livro de Magali Kleber uma contribuição decisiva ao estudo dos processos de transmissão de conhecimento musical em ONGs, os situando e problematizando como um testemunho crítico sobre as visões de mundo em voga nessa virada de século, e não apenas no país, ainda permeada por tantas interrogações, entre elas os rumos da ainda frágil democracia à brasileira, buscando superar obstáculos crônicos e construir compromissos de convivência além de cambaleantes simulacros e jogos de cena. A análise dos processos destacados por Kleber se oferece, portanto, como uma sólida e seminal contribuição ao debate acerca da universalização do ensino de música via rede pública, luta em que a autora, enquanto presidente da ABEM, exerceu inequívoco protagonismo. O futuro, porém, permanece nebuloso, e é somente a partir da proliferação já constatável de reflexões substanciais e significativas sobre experiências concretas, como a que aqui descortinada por Magali Kleber, que será possível vislumbrar cenários mais promissores para a transmissão de saber musical entre futuras gerações no país."

Dr.Samuel Araújo
Coordenador do Laboratório de Etnomusicologia Universidade Federal do Rio de Janeiro Curtir (desfazer)<https://www.facebook.com/events/239840919539692/permalink/239842362872881/#>
 ·  · Compartilhar<https://www.facebook.com/ajax/sharer/?s=37&appid=2309869772&p%5B0%5D=239842362872881&share_source_type=unknown>


[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]



------------------------------------

=*=*=*=*=*=*=*=*=*    


[  FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil  ]

Site da Faeb - http://www.faeb.art.br
Enviar mensagem:
faeb em yahoogrupos.com.br            

Participar da comunidade:
faeb-subscribe em yahoogrupos.com.br

Cancelar assinatura:
faeb-unsubscribe em yahoogrupos.com.br
Links do Yahoo Grupos

<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
    http://br.groups.yahoo.com/group/faeb/

<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
    faeb-unsubscribe em yahoogrupos.com.br

<*> O uso que você faz do Yahoo Grupos está sujeito aos:
    https://info.yahoo.com/legal/br/yahoo/utos/terms/



---
Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.
http://www.avast.com




Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L