[ANPPOM-Lista] Lançamento da OPUS 20-1

Pedro Santos pedropaulo.kohler em gmail.com
Seg Out 27 10:31:28 BRST 2014


Adriana, parabéns pelo trabalho da Opus e também pelo texto de apresentação deste e-mail.
Vida longa para essa revista!
Pedro Paulo Bondesan dos Santos

Enviado do meu iPad

> Em 24/10/2014, às 10:50, Maria Lucia Pascoal <mlpascoal em gmail.com> escreveu:
> 
> Prezada Adriana,
> 
> Parabéns pela publicação do volume 20 n. 1 da OPUS, pela expansão e qualidade do material apresentado, que representa grande contribuição para a bibliografia brasileira!!! 
> Cordial abraço,
> 
> Maria Lúcia Pascoal 
> 
> Em 24 de outubro de 2014 08:50, Adriana Lopes Moreira <adrimauricio em uol.com.br> escreveu:
>> Prezados membros da ANPPOM,
>>  
>> Com grande satisfação estamos lançando o volume 20, número 1, da OPUS. O download da versão impressa completa, em pdf, está disponível no endereço <http://www.anppom.com.br/opus/pt-br/issues/20.1>.
>>  
>> Agradecemos a todos os que participaram dessa edição: Autores, Conselho Editorial, Avaliadores, Colaboradores, Diretoria da ANPPOM e a todos os que têm se empenhado em divulgar nossa revista entre seus pares.
>>  
>> Neste número 20-1, os artigos de submissão espontânea nos levam a flagrar evidências do alcance internacional atual da OPUS.
>>  
>> Nele, a pesquisadora da Hochschule für Musik und Theater Rostock, Barbara Alge, em seu artigo escrito em língua inglesa, debruça-se sobre influências e diálogos da musicologia alemã com a obra de Francisco Curt Lange. Escrito em português e em francês, o artigo de Carla Bromberg volta-se à argumentação de Jean-Jacques Rousseau no estabelecimento da Música enquanto área de conhecimento, no século XVIII. Voltando-se a questões retóricas nos séculos XVII e XVIII, Mônica Lucas foca o papel das escolas luteranas para o estabelecimento de preceptivas da musica poetica. Marcos Pupo Nogueira propõe a análise de agrupamentos para uma compreensão formal, estrutural, rítmica e textural de obras polifônicas do século XVI.
>>  
>> Em seu artigo escrito em inglês, o musicólogo taiwanês Kheng K. Koay, professor da National Sun Yat-sen University, analisa o Quarteto de cordas n. 2 de Joan Tower, elencando elementos auxiliares a uma caracterização estilística da compositora. Cristiano Oliveira e Daniel Wolff resgatam obras inéditas para violão de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Raphael Sousa Santos e Liduino Pitombeira externam o processo de aplicação do algoritmo de contraponto dissonante de Tenney para a composição de duas obras de sua autoria. Rogério Costa propõe uma aproximação entre a prática da livre improvisação e a noção de ecologia sonora, percebendo a influência da primeira para as transformações ocorridas na música dos séculos XX e XXI. Guilherme Araújo Freire volta-se ao experimentalismo nas doze canções do disco Grande Liquidação, de Tom Zé, confrontando a obra musical com o contexto social em que esteve inserida no momento da composição. Ana Carolina Couto tece considerações a respeito do ensino de música no contexto universitário brasileiro.
>>  
>> Na seção de entrevistas, Maurício Ayer entrevista o compositor brasileiro radicado na Espanha, Edson Zampronha, que comenta sobre sua poética musical, discorrendo a propósito do relacionamento desta com a tradição e as inovações musicais.
>>  
>> Desejo a todos uma prazerosa leitura!
>>  
>> Atenciosamente,
>> Adriana Lopes Moreira
>> 
>> 
>> 
>> Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira
>> Editora da Revista OPUS e demais publicações da ANPPOM, Gestão 2011-2015
>> Vice coordenadora do PPGMUS-ECA-USP
>> Departamento de Música CMU
>> Escola de Comunicações e Artes ECA
>> Universidade de São Paulo USP
>> Tel. 55 11 30914680
>> http://www3.eca.usp.br/?q=node/197
>> 
>> 
>> 
>> 
>> 
>> 
>> ________________________________________________
>> Lista de discussões ANPPOM
>> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
>> ________________________________________________
> 
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20141027/a0840afc/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L