[ANPPOM-Lista] Lançamento da OPUS 20-1

Maria Lucia Pascoal mlpascoal em gmail.com
Sex Out 24 10:50:36 BRST 2014


Prezada Adriana,

Parabéns pela publicação do volume 20 n. 1 da OPUS, pela expansão e
qualidade do material apresentado, que representa grande contribuição para
a bibliografia brasileira!!!
Cordial abraço,

Maria Lúcia Pascoal

Em 24 de outubro de 2014 08:50, Adriana Lopes Moreira <
adrimauricio em uol.com.br> escreveu:

> Prezados membros da ANPPOM,
>
>
>
> Com grande satisfação estamos lançando o volume 20, número 1, da OPUS. O
> download da versão impressa completa, em pdf, está disponível no endereço <
> http://www.anppom.com.br/opus/pt-br/issues/20.1>.
>
>
>
> Agradecemos a todos os que participaram dessa edição: Autores, Conselho
> Editorial, Avaliadores, Colaboradores, Diretoria da ANPPOM e a todos os que
> têm se empenhado em divulgar nossa revista entre seus pares.
>
>
>
> Neste número 20-1, os artigos de submissão espontânea nos levam a flagrar
> evidências do alcance internacional atual da OPUS.
>
>
>
> Nele, a pesquisadora da Hochschule für Musik und Theater Rostock, Barbara
> Alge, em seu artigo escrito em língua inglesa, debruça-se sobre influências
> e diálogos da musicologia alemã com a obra de Francisco Curt Lange. Escrito
> em português e em francês, o artigo de Carla Bromberg volta-se à
> argumentação de Jean-Jacques Rousseau no estabelecimento da Música enquanto
> área de conhecimento, no século XVIII. Voltando-se a questões retóricas nos
> séculos XVII e XVIII, Mônica Lucas foca o papel das escolas luteranas para
> o estabelecimento de preceptivas da *musica poetica*. Marcos Pupo
> Nogueira propõe a análise de agrupamentos para uma compreensão formal,
> estrutural, rítmica e textural de obras polifônicas do século XVI.
>
>
>
> Em seu artigo escrito em inglês, o musicólogo taiwanês Kheng K. Koay,
> professor da National Sun Yat-sen University, analisa o *Quarteto de
> cordas n. 2* de Joan Tower, elencando elementos auxiliares a uma
> caracterização estilística da compositora. Cristiano Oliveira e Daniel
> Wolff resgatam obras inéditas para violão de Carlos Alberto Pinto Fonseca.
> Raphael Sousa Santos e Liduino Pitombeira externam o processo de aplicação
> do algoritmo de contraponto dissonante de Tenney para a composição de duas
> obras de sua autoria. Rogério Costa propõe uma aproximação entre a prática
> da livre improvisação e a noção de ecologia sonora, percebendo a influência
> da primeira para as transformações ocorridas na música dos séculos XX e
> XXI. Guilherme Araújo Freire volta-se ao experimentalismo nas doze canções
> do disco *Grande Liquidação*, de Tom Zé, confrontando a obra musical com
> o contexto social em que esteve inserida no momento da composição. Ana
> Carolina Couto tece considerações a respeito do ensino de música no
> contexto universitário brasileiro.
>
>
>
> Na seção de entrevistas, Maurício Ayer entrevista o compositor brasileiro
> radicado na Espanha, Edson Zampronha, que comenta sobre sua poética
> musical, discorrendo a propósito do relacionamento desta com a tradição e
> as inovações musicais.
>
>
>
> Desejo a todos uma prazerosa leitura!
>
>
>
> Atenciosamente,
>
> Adriana Lopes Moreira
>
>
>
>
>  Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira
> Editora da Revista OPUS e demais publicações da ANPPOM, Gestão 2011-2015
> Vice coordenadora do PPGMUS-ECA-USP
> Departamento de Música CMU
> Escola de Comunicações e Artes ECA
> Universidade de São Paulo USP
> Tel. 55 11 30914680
> http://www3.eca.usp.br/?q=node/197
>
>
>
>
>
>
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20141024/61a6438e/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L