[ANPPOM-Lista] Lançamento da OPUS 20-1

Adriana Lopes Moreira adrimauricio em uol.com.br
Sex Out 24 08:50:12 BRST 2014


Prezados membros da ANPPOM,
 
Com grande satisfação estamos lançando o volume 20, número 1, da OPUS. O download da versão impressa completa, em pdf, está disponível no endereço <http://www.anppom.com.br/opus/pt-br/issues/20.1>.
 
Agradecemos a todos os que participaram dessa edição: Autores, Conselho Editorial, Avaliadores, Colaboradores, Diretoria da ANPPOM e a todos os que têm se empenhado em divulgar nossa revista entre seus pares.
 
Neste número 20-1, os artigos de submissão espontânea nos levam a flagrar evidências do alcance internacional atual da OPUS.
 
Nele, a pesquisadora da Hochschule für Musik und Theater Rostock, Barbara Alge, em seu artigo escrito em língua inglesa, debruça-se sobre influências e diálogos da musicologia alemã com a obra de Francisco Curt Lange. Escrito em português e em francês, o artigo de Carla Bromberg volta-se à argumentação de Jean-Jacques Rousseau no estabelecimento da Música enquanto área de conhecimento, no século XVIII. Voltando-se a questões retóricas nos séculos XVII e XVIII, Mônica Lucas foca o papel das escolas luteranas para o estabelecimento de preceptivas da musica poetica. Marcos Pupo Nogueira propõe a análise de agrupamentos para uma compreensão formal, estrutural, rítmica e textural de obras polifônicas do século XVI.
 
Em seu artigo escrito em inglês, o musicólogo taiwanês Kheng K. Koay, professor da National Sun Yat-sen University, analisa o Quarteto de cordas n. 2 de Joan Tower, elencando elementos auxiliares a uma caracterização estilística da compositora. Cristiano Oliveira e Daniel Wolff resgatam obras inéditas para violão de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Raphael Sousa Santos e Liduino Pitombeira externam o processo de aplicação do algoritmo de contraponto dissonante de Tenney para a composição de duas obras de sua autoria. Rogério Costa propõe uma aproximação entre a prática da livre improvisação e a noção de ecologia sonora, percebendo a influência da primeira para as transformações ocorridas na música dos séculos XX e XXI. Guilherme Araújo Freire volta-se ao experimentalismo nas doze canções do disco Grande Liquidação, de Tom Zé, confrontando a obra musical com o contexto social em que esteve inserida no momento da composição. Ana Carolina Couto tece considerações a respeito do ensino de música no contexto universitário brasileiro.
 
Na seção de entrevistas, Maurício Ayer entrevista o compositor brasileiro radicado na Espanha, Edson Zampronha, que comenta sobre sua poética musical, discorrendo a propósito do relacionamento desta com a tradição e as inovações musicais.
 
Desejo a todos uma prazerosa leitura!
 
Atenciosamente,
Adriana Lopes Moreira



Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira
Editora da Revista OPUS e demais publicações da ANPPOM, Gestão 2011-2015
Vice coordenadora do PPGMUS-ECA-USP
Departamento de Música CMU
Escola de Comunicações e Artes ECA
Universidade de São Paulo USP
Tel. 55 11 30914680
http://www3.eca.usp.br/?q=node/197





-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20141024/4c64fbc1/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L