[ANPPOM-Lista] [etnomusicologiabr] "Música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846): entre o lundu, a ária e a aleluia"

Magali Kleber magali.kleber em gmail.com
Dom Abr 19 13:57:37 BRT 2015


Maravilha Costa Lima!
Interssa-me especialmente e tb ao meu departamento que curso de teatro muito bom!!
E aqui em Londrina temos o FILO e quem sabe vc envia uma proposta de workshop!
Temos que fazer circular trabalhos como esse em espaços para além da academia!
Parabéns!!
Abraços!
MAGALI 

.Magali Kleber
Universidade Estadual de Londrina
www.uel.br
 via iPhone

Em 19/04/2015, às 09:57, "Luiz Costa-Lima Neto costalimaneto.luiz em gmail.com [etnomusicologiabr]" <etnomusicologiabr em yahoogrupos.com.br> escreveu:

> Car em s,
> 
> Informo a tod em s que disponibilizei online minha tese de doutorado: “Música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846): entre o lundu, a ária e a aleluia”, defendida em outubro de 2014, no Programa de Pós-Graduação em Música/PPGM da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. A pesquisa contou com a orientação da Prof. Dr. Martha Tupinambá de Ulhôa (PPGM/UNIRIO) e co-orientação da Prof. Dr. Maria de Lourdes Rabetti (PPGAC/UNIRIO). integraram a Banca Examinadora os Profs. Drs. Carlos Alberto Figueiredo (PPGM/UNIRIO), David Cranmer (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/FCSH/Universidade Nova de Lisboa) e Fernando Mencarelli (Escola de Belas Artes/Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG).
> 
> RESUMO - A tese tem por objetivo esclarecer a dramaturgia musical do comediógrafo e músico Luiz Carlos Martins Penna (Rio de Janeiro, 1815 - Lisboa, 1848) – noção que engloba tanto o texto teatral como sua performance. O corpus para análise é constituído por doze comédias de Martins Penna, escritas entre os anos de 1833 a 1846, subdivididas em três grupos, por nós denominados Lundu, Ária e Aleluia. O universo sonoro constituído pelo conjunto dos três grupos de comédias abrange gêneros e estilos musicais-coreográficos afro-brasileiros (batuque, fado, lundu, miudinho), do universo urbano transnacional (lundu, tirana, quadrilha, marcha, valsa, caxuxa, polca), das modinhas e da ópera italiana, além da música de concerto romântica e do teatro religioso ibérico. Para avaliar os significados múltiplos que as alusões musicais inseridas nos textos das comédias e as performances teatrais adquiriram, a pesquisa desvela a rede da qual faziam parte o autor, os atores, empresários teatrais, editores e o público, entre outros agentes, como as irmandades católicas de negros, a maçonaria e as instituições ligadas ao governo imperial. Utilizamos como fontes principais os textos das comédias de Martins Penna, seus folhetins escritos e publicados no Jornal do Commercio entre 1846 e 1847, além de manuscritos autógrafos, relatos de viajantes, iconografia, partituras e estudos de historiadores. A pesquisa nos periódicos oitocentistas disponibilizada pela Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional possibilitou extensa coleta de dados sobre artistas, gêneros e estilos musicais, danças e instrumentos. Relacionamos o universo sonoro (mousiké) das comédias de Martins Penna aos polos cômicos da tradição teatral Ocidental (estudo de situações e personagens) e aos polos da performance (coro e solo), contemplando a articulação entre os repertórios autorais de Martins Penna e os repertórios dos artistas brasileiros e portugueses, mistos de atores, cantores e dançarinos, que representaram suas comédias. A pesquisa problematiza a noção de autoria e revela a importância da parceria entre escritores teatrais, artistas e editores, por meio da qual as comédias de Martins Penna alcançaram a segunda metade do século XIX e a contemporaneidade.. 
> 
> https://www.academia.edu/11603007
> http://issuu.com/luizcosta-limaneto/docs/m__sica__teatro_e_sociedade_nas_com
> 
> Att.,
> Luiz Costa-Lima Neto
> __._,_.___
> Enviado por: Luiz Costa-Lima Neto <costalimaneto.luiz em gmail.com>
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