[ANPPOM-Lista] "Música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846): entre o lundu, a ária e a aleluia"

Luiz Costa-Lima Neto costalimaneto.luiz em gmail.com
Dom Abr 19 09:57:56 BRT 2015


Car em s,

Informo a tod em s que disponibilizei online minha tese de doutorado: “Música,
teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846):
entre o lundu, a ária e a aleluia”, defendida em outubro de 2014, no
Programa de Pós-Graduação em Música/PPGM da Universidade Federal do Estado
do Rio de Janeiro/UNIRIO. A pesquisa contou com a orientação da Prof. Dr.
Martha Tupinambá de Ulhôa (PPGM/UNIRIO) e co-orientação da Prof. Dr. Maria
de Lourdes Rabetti (PPGAC/UNIRIO). integraram a Banca Examinadora os Profs.
Drs. Carlos Alberto Figueiredo (PPGM/UNIRIO), David Cranmer (Faculdade de
Ciências Sociais e Humanas/FCSH/Universidade Nova de Lisboa) e Fernando
Mencarelli (Escola de Belas Artes/Universidade Federal de Minas
Gerais/UFMG).

RESUMO - A tese tem por objetivo esclarecer a *dramaturgia musical* do
comediógrafo e músico Luiz Carlos Martins Penna (Rio de Janeiro, 1815 -
Lisboa, 1848) – noção que engloba tanto o texto teatral como sua
*performance*. O corpus para análise é constituído por doze comédias de
Martins Penna, escritas entre os anos de 1833 a 1846, subdivididas em três
grupos, por nós denominados Lundu, Ária e Aleluia. O universo sonoro
constituído pelo conjunto dos três grupos de comédias abrange gêneros e
estilos musicais-coreográficos afro-brasileiros (batuque, fado, lundu,
miudinho), do universo urbano transnacional (lundu, tirana, quadrilha,
marcha, valsa, caxuxa, polca), das modinhas e da ópera italiana, além da
música de concerto romântica e do teatro religioso ibérico. Para avaliar os
significados múltiplos que as alusões musicais inseridas nos textos das
comédias e as *performances *teatrais adquiriram, a pesquisa desvela a rede da
qual faziam parte o autor, os atores, empresários teatrais, editores e o
público, entre outros agentes, como as irmandades católicas de negros, a
maçonaria e as instituições ligadas ao governo imperial. Utilizamos como
fontes principais os textos das comédias de Martins Penna, seus folhetins
escritos e publicados no *Jornal do Commercio* entre 1846 e 1847, além de
manuscritos autógrafos, relatos de viajantes, iconografia, partituras e
estudos de historiadores. A pesquisa nos periódicos oitocentistas
disponibilizada pela Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional
possibilitou extensa coleta de dados sobre artistas, gêneros e estilos
musicais, danças e instrumentos. Relacionamos o universo sonoro (*mousiké*)
das comédias de Martins Penna aos polos cômicos da tradição teatral
Ocidental (*estudo de situações *e *personagens*) e aos polos da
*performance* (*coro* e *solo*), contemplando a articulação entre os
repertórios autorais de Martins Penna e os repertórios dos artistas
brasileiros e portugueses, mistos de atores, cantores e dançarinos, que
representaram suas comédias. A pesquisa problematiza a noção de autoria e
revela a importância da parceria entre escritores teatrais, artistas e
editores, por meio da qual as comédias de Martins Penna alcançaram a
segunda metade do século XIX e a contemporaneidade..

https://www.academia.edu/11603007
http://issuu.com/luizcosta-limaneto/docs/m__sica__teatro_e_sociedade_nas_com

Att.,
Luiz Costa-Lima Neto
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150419/4d4cd18d/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L