[ANPPOM-Lista] Gravação com Mário de Andrade cantando e conversando com amigos

flictis em usp.br flictis em usp.br
Seg Abr 20 12:54:57 BRT 2015

Pois é, colegas,
temos daqui para a frente muitas possibilidades de pesquisa que se animam com estes registros mencionados pelo Carlos Sandroni.
As duas faces do disco já estão à disposição de todos na página do IEB (www.ieb.usp.br), mas ainda falta complementar alguns dados, como por exemplo a origem do Toca Zumba/O Bilontra mencionado pelo Mário de Andrade e reproduzido no A Friedenthal. A todo momento chegam mais informações sobre as menções a este cantar tão antigo.
Não sou a diretora do IEB, ela - Sandra Nitrini - tem agradecido formalmente aos colegas dos Estados Unidos e do Brasil, mas como musicóloga anciã uma das coisas que aproveitei de melhor nesta história foi a generosidade na partilha acadêmica do conhecimento e da disponibilidade dos acervos. Tudo o que foi conseguido e tramitado não padeceu a morosidade dos formulários, assinaturas e carimbos, foi colocado à disposição de todos com a segurança institucional de quem sabe da importância do que tem em seus arquivos.
Tomara as nossas instituições brasileiras copiem esta atitude da Universidade de Indiana. O Carlos e o Xavier já sabem da parte que lhes cabe no coração da gente!

Flávia Camargo Toni
Área de Música
Instituto de Estudos Brasileiros
Universidade de São Paulo