[ANPPOM-Lista] 11º Encontro Internacional de Música e Mídia (São Paulo, 23 1 25 de setembro)

Heloísa e Wagner Valente whvalent em terra.com.br
Qua Abr 22 00:39:41 BRT 2015


11º Encontro Internacional de Música e Mídia:

 

Uma vereda tropical:

Aproximações, percursos e disjunções na cultura brasileira e suas
“latinidades conexas”.

 

23 a 25 de setembro, 2015.

 

 

I          APRESENTAÇÃO:

 

Escolhemos a letra de Vereda tropical, muito conhecida obra de Gonzalo
Curiel (1904-1958), traduzida em vários idiomas, como motivação para um
período de três dias intensos de debates, apresentação de pesquisas e obras
artísticas. Propõe-se uma imersão na cultura que veio dos países de língua
castelhana, sobretudo na América Latina e suas conexões com o Brasil.. Como
ponto de partida, recuamos às décadas de 1940-50, quando as mídias já se
haviam estabelecido no mundo e já criado linguagens específicas, gostos
estéticos e hábitos de consumo desses produtos. 

A música figura como um dos pontos centrais deste estudo. Em se tratando de
linguagem presente no cotidiano da época verifica-se que, a despeito de uma
sisuda recriminação da intelligentsia daquela época, que julgava certos
segmentos do repertório transmitidos nas estações de rádio e comercializados
em disco como “influências deletérias na musicalidade brasileira”, estes
signos que chegaram dos países de língua castelhana, dentre os quais se
incluem o bolero, a rumba, estabeleceram-se, por muito mais de uma década e,
mesmo após perderem sua hegemonia, continuaram presentes, ganhando novo
alento na última década do século XX.

Por essa e outras razões, o tema do 11º Encontro convida a comunidade
acadêmica e artística para estudar as múltiplas conexões que se estabelecem
entre as culturas dos países de língua castelhana, nas Américas –
especialmente a América Latina e o Brasil, tanto no passado como no
presente, de maneira a revelar aspectos particulares de suas matrizes
culturais, abrindo-se para o entendimento destas pontes ou hibridismos
culturais em variados momentos históricos, tanto em suas matrizes culturais
como também em momentos recentes ou contemporâneos.

O 11º Encontro de Música e Mídia convida todos os interessados para
compartilhar dos debates que ocorrerão ao longo dos três dias, durante os
quais se desenrolará o evento. 

Coordenação geral: 

Heloísa de A. Duarte Valente

Simone Luci Pereira

Ricardo Santhiago

 

Organizadores convidados:

Anselmo Guerra (UFG)

Guilherme Maia (UFBA)

Isabel Porto Nogueira (UFRGRS)

Maria Gabriela Marinho (UFSBC)

Theophilo A. Pinto (FEBASP) 

 

O evento é uma iniciativa do Centro de Estudos em Música e Mídia, com o
apoio do Programa de Pós-Graduação em Cultura Midiática (UNIP) e do Programa
de Pós-Graduação em Música (USP) e será realizado na cidade de São Paulo,
entre os dias 23 e 25 de setembro.

Com o objetivo de ampliar os debates, o MusiMid convida os pesquisadores
interessados a participar do evento, a propor discussões a partir de
aproximações a esse tema, bem como subtemas. 

 

Modalidades de participação:

Comunicações orais

Sessões de pôsteres

Sessões audiovisuais.

 

Eixos temáticos: 

 

Linguagens audiovisuais: papel da música na construção de um padrão de gosto
latino-americano 

 

Coordenação geral: Guilherme Maia e Theophilo Augusto Pinto.

 

O cinema musical foi protagonista da história do cinema em vários países do
mundo durante mais de 30 anos, a partir do estabelecimento do padrão estável
do filme com imagem e som em sincronismo até meados dos anos 1960. Na
América Latina, em países como Brasil, Argentina e México, os musicais de
ficção ocuparam uma posição chave na matriz estratégica da implantação da
indústria de filmes neste período. Também foi o rádio que, até a década de
1950, pelo menos, teve o maior poder de penetração. A canção composta em
língua castelhana teve forte presença e manteve, igualmente, uma conexão
direta com o México e Cuba, mas articulada com a indústria cultural
estadunidense, materializada na forma do patrocínio que alguns programas
recebiam e nos personagens que criavam. Este eixo temático acolherá
propostas que tenham como tema o trânsito da música dos países hispânicos em
filmes brasileiros, as reverberações da música brasileira em países da
América Latina e nas demais cinematografias mundiais,  trabalhos sobre
produções brasileiras inspiradas em temáticas latino-americanas e
hispano-americanas que tenham tido impacto no exterior, assim como sobre a
repercussão na cultura brasileira das gravações fonográficas de trilhas
sonoras e de filmes com músicos e cantores-atores hispanohablantes.

 

Modernidades a Media Luz. Aproximações, percursos e disjunções da cultura
brasileira e suas “latinidades conexas”

Coordenação geral: Simone Luci Pereira e Maria Gabriela S.M.C. Marinho 

Este eixo temático procura englobar propostas de trabalho em que  se
apresentem análises sobre as relações culturais entre Brasil e América
Latina que  chamaríamos provisoriamente de “latinidades conexas”: a música,
dramaturgia e visualidade, impressos, rádio, televisão, cinema no largo
período compreendido entre 1930 e 1970, particularmente, considerando as
mudanças de cunho político e tecnológico que incidiram, ao longo desses
anos. Quais as conexões que se estabeleceram entre o Brasil  e os países
envolvidos e como as “influências recíprocas” se amalgamaram? Pretende-se,
portanto, identificar e analisar de que forma  se estabeleceram circuitos
nos quais as produções culturais  e  o  modus operandi  de países da América
Latina se interconectaram, incorporando práticas, discursos e trejeitos. 

A estética de língua castelhana: Memória, nomadismo, desconstruindo as
fronteiras da canção.

 

Coordenação: Heloísa de A. Duarte Valente e Isabel Porto Nogueira

 

As músicas de língua castelhana, dentre as quais o bolero figura como gênero
musical mais representativo teve presença marcante nas décadas de 1930 a
1960. Constituiu marcos de sustentação de um processo de consolidação de
memória e “nomadismo” (Zumthor), na paisagem sonora e cultural brasileira.
Nesse processo, tanto o bolero como outros gêneros musicais, romperam
fronteiras, abrindo possibilidades para apropriações múltiplas. Este eixo
temático acolherá propostas de trabalho que abordem os repertórios musicais,
tendo em conta os processos de nomadismo, territorialização, memória e
esquecimento, respondendo a questões como: Em que circunstâncias surgem as
versões “nômades”? Como são tratados os elementos musicais e extramusicais
(letra, na canção, performance)? Que componentes de imaginário social essas
obras carregam? Como e porque ocorre a ressemantização de antigos sucessos,
reconvertidos como retrô, vintage ou outras designações? Como se constroem e
reconfiguram as relações entre gêneros musicais e representações de gênero?

 

Identidade latino-americana da música contemporânea: trajetória, influências
estéticas e ideológicas no Brasil

 

Coordenação:  Anselmo Guerra e Juliano de Oliveira

 

A partir de fins da década de 1950, compositores, pesquisadores e músicos de
origem latino-americana e hispânica atuaram no Brasil trazendo a estética
musical eletroacústica. Provenientes de países como Argentina, Uruguai, como
os casos notáveis de Eduardo Bértola, Conrado Silva, Coriún Aharonián,
envolvidos no meio acadêmico ou em grupos como o Núcleo Música Nova e
oficinas como dos Cursos Latino-americanos de Música Contemporânea. Esse
eixo temático pretende resgatar a memória dessas influências nesse contexto
estético e levantar discussões teóricas sobre uma possível identidade
estética latino-americana e seu legado na cultura brasileira.

 

Datas importantes:

 

Chamada para trabalhos: 22 de abril a 31 de maio

Envio das propostas de trabalho: 1º a 31 de maio

Resultado da seleção: 20 de junho

Envio dos trabalhos completos: 8 de agosto

 

Maiores informações (em breve), na página do MusiMid:
www.musimid.mus.br/11encontro.

 

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