[ANPPOM-Lista] RES: EDITORA PRISMAS

Heloísa e Wagner Valente whvalent em terra.com.br
Sex Ago 7 12:24:49 BRT 2015

Caros Fátima e demais,

Não me manifestei antes por falta de tempo e oportunidade.
Apenas registro o que vivo pessoalmente, se isso ajuda a alguém: publicar
livros, dependendo da área, 'não vale quase nada' em termos de pontuação da
Capes.  Mas é importante publicar! Então, continuamos...

Salvo grandes editoras, com nomes 'midiáticos' no catálogo, poucas pagam
regularmente direitos autorais e divulgam a nossa obra como gostaríamos.
Geralmente a paga, quando vem, é na oferta de exemplares (normalmente o
custo é de 50% do valor da capa, mas consideram 30 ou 40%).

Na situação em que vivemos - isso não se restringe ao nosso país-  ter a
publicação concluída no prazo e com boa qualidade, tendo em mãos uma
quantidade de exemplares já é 'bastante' para nos sentirmos satisfeitos.

Quanto à revisão do texto, apuro técnico, verificação de atendimento a
elementos protegidos por direitos de terceiros, número de exemplares que
cada autor recebe são itens que  dependem de cada editora, assim como a
escolha da capa, formato e outros itens.

Não conheço a Prisma e não fui procurada por ela. Pode ser até uma
iniciativa de gente bem-intencionada. É questão de conhecer quem está no
comando. Não vamos esperar que uma empresa não deseje obter seus proventos e
lucro. Há um trabalho supostamente a ser feito, para além da gráfica: não é
só a revisão de texto e diagramação, dentre outros.

Minha dica: Se você vai assinar contrato, tome muito cuidado com o que vai
acontecer ao final:  haverá preferência em relação à editora?

Tenho a experiência (amarga) de ver um livro meu reimpresso, em péssima
qualidade, sem ter sido consultada. Não recebi nem aviso, nem pagamento, nem
exemplares. "Do nada" o livro saiu do catálogo, sem mais, nem menos...

Dependendo do caso, ao invés de republicar, é o caso de verificar se,
passado um tempo, vale publicar gratuitamente no Google Acadêmico - que,
aliás, terá seus ganhos financeiros também.

Espero ter contribuído, de algum modo,
Abraço, Heloísa