[ANPPOM-Lista] CFP Revista ECO-Pós

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Sex Fev 20 15:51:05 BRST 2015


Car em s colegas:



Estão abertas as chamadas de textos para os próximos dossiês temáticos
da *Revista
ECO-Pós*: “Arte, Tecnologia e Mediação”, “Tecnopolíticas e Vigilância” e
“As Formas do Artifício”.



Estas edições contam com a colaboração de César Baio (ICA-UFC), Fernanda
Bruno (ECO-UFRJ) e Denílson Lopes (ECO-UFRJ), respectivamente, como
editores convidados. Os prazos para a submissão dos artigos e as ementas de
cada dossiê seguem logo abaixo.



A *Revista ECO-Pós** (http://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos
<http://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos>)* aceita textos para as
seções *Dossiê
*e *Perspectivas *de doutores ou em coautoria com doutores. Essa exigência
não se aplica a *Resenha*. Lembramos que a seção *Perspectivas *recebe
artigos em fluxo contínuo.



Cordialmente,



Michael Herschmann

Victa de Carvalho

Julio Bezerra





*18.1 – Arte, tecnologia e mediação*



A edição 18.1 da *Revista ECO-Pós* propõe um dossiê que contempla a
complexidade das relações entre arte e mídia, buscando trabalhos que
examinem suas aproximações, ambiguidades e tensionamentos, incluindo mas
não se limitando aos temas a seguir: estratégias de apropriação, subversão
e intervenção nos circuitos e discursos midiáticos; o lugar da mídia no
circuito da arte; os acervos on-line e as interfaces entre mídias, culturas
e espaços; galerias, curadorias e comércio de arte em rede; os diferentes
circuitos e suas estratégias de uso das redes; os modos de inserção e
legitimação nos meios de comunicação e redes de informação; a produção e
dissolução de guetos e de circuitos no campo das chamadas *media arts*; a
arte como lugar para a crítica de mídia; o vídeo, a fotografia, o cinema, a
TV, o rádio e as redes digitais no contexto da arte; a materialidade das
tecnologias e suas dimensões estéticas; a crise da especificidade dos meios
e a imbricação de linguagens; os regimes de visibilidade; som e arte; o
corpo mediado, expandido, distribuído, recodificado pela tecnologia; a
postura do artista frente à tecnociência e ao capitalismo cognitivo; a arte
e os aspectos políticos e sociais das tecnologias; as estéticas e as
políticas entre alta e baixa tecnologia; cultura do excesso, consumo e
obsolescência; a arte e sua relação com o precário, a gambiarra, o
inacabado, bem como, com a falha, o ruído e o mau funcionamento; a produção
poética e crítica em torno da arte cibernética, em rede, imersiva, em
realidade aumentada e em dispositivos pós-cinematográficos; a cultura Faça
Você Mesmo; o lucro corporativo e o engodo do serviço gratuito; os estudos
de software, culturas *hacker* e pirata; arte e aprendizagem de máquina,
mineração de realidade, visualização de dados.



*Editor convidado*: César Baio (ICA-UFC)

*Prazo de submissão*: 23 de fevereiro.



*18.2 – Tecnopolíticas e Vigilância*

A presença cada vez mais intensa de tecnologias de vigilância no cotidiano
das grandes cidades vem sendo acompanhada por um amplo espectro de
movimentos sociais e um crescente interesse por debates públicos, seja por
meio de pesquisas acadêmicas, seja através de discussões sobre novas
legislações. A edição 18.2 da *Revista ECO-Pós* contemplará contribuições
interessadas em analisar as relações entre vigilância, tecnologia e
sociedade, privilegiando os seguintes eixos temáticos: história e futuro da
vigilância e do controle social; vigilância, imperialismo e capital global;
vigilância, protestos políticos e movimentos sociais; vigilância e
tecnopolítica: conceitos, metodologias e estudos de caso; mídias sociais e
espaços urbanos; Big Data, vigilância e tecnopolítica; Smart Cities e
sistemas de segurança integrados; Web, Deep Web e Internet das Coisas;
ativismo e contra-vigilância; práticas artísticas e estéticas da
vigilância; vigilância móvel e wearable; Snowden, NSA e vigilância de
massa; a questão da privacidade, dados pessoais e controle da informação;
vigilância e práticas de consumo; tecnologias de auto-monitoramento e
controle; legislação e regulação da vigilância e proteção de dados.

*Editora convidada*: Fernanda Bruno (ECO-UFRJ)

*Prazo de submissão*: 8 de maio.



*18.3 – As Formas do Artifício*

O artifício é uma categoria conceitual, analítica, sociohistórica e
estética, que, assumindo diversas formas, articulando diferentes saberes e
produtos culturais e atuando na mediação entre estes e a vida material, vem
ganhando um destaque cada vez maior nos campos das artes e da comunicação.
A edição 18.3 da *Revista ECO-Pós* contemplará contribuições interessadas
em estudar as diversas formas do artifício, privilegiando aquelas que
abordarem os seguintes eixos: o artifício nas artes; estilização,
formalismo e artifício; artifício e melancolia; artifício, realismo e o
Real; estéticas, poéticas e políticas do artifício e do frívolo; o  lugar
do entretenimento e do conceito de sensibilidade na teoria da cultura
contemporânea; as hierarquias entre cultura erudita, cultura popular e
cultura massiva; a cultura midiática e de consumo; afetação, teatralidade e
performance na constituição de personagens, práticas e identidades; a
crítica pop; o universo sensível do pop; a noção de nostalgia e a
sensibilidade nostálgica; o camp, o kitsch, o trash e o brega; o clichê; a
questão da ironia como um signo de resistência,  o supérfluo na comunicação
do político, a cibercinefilia e o cosmopolitismo midiático.

*Editor convidado*: Denílson Lopes (ECO-UFRJ)
*Prazo de submissão*: 7 de agosto.

-- 
carlos palombini
professor de musicologia ufmg
professor colaborador ppgm-unirio
ufmg.academia.edu/CarlosPalombini <http://goo.gl/KMV98I>
www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2
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