[ANPPOM-Lista] EDITORA PRISMAS

Damián Keller musicoyargentino em gmail.com
Qua Jul 29 14:29:09 BRT 2015

Caro Márcio,

Tua pergunta já foi colocada por outros aqui na lista. Acredito que a
resposta é válida para qualquer editora que não esteja vinculada a
instituições públicas.

Através da publicação eletrônica, nos últimos anos as editoras
proliferaram. Isso é um fenômeno internacional e particularmente
preocupante em relação às publicações científicas. Vc pode conferir vários
artigos sobre o assunto nas principais revistas de ciência (incluídas
Science e Nature). Aqui no Brasil, vários pesquisadores tb comentaram sobre
o assunto. Resumo aqui os itens principais.

1. A editora visa o lucro;
2. O pesquisador não é remunerado pelo seu trabalho;
3. Os revisores (conselho editorial ou ad hoc) não recebem para fazer um
trabalho que demanda um alto nível de especialização;
4. A proliferação de publicações com material duvidoso (que nem sempre é
revisado por pares, de forma anônima) acaba dificultando a produção em
pesquisa ao introduzir 'ruído' no material publicado;

Além desses itens, no Brasil temos os seguintes problemas:
5. A classificação da Capes não é confiável: publicações com alto impacto e
de qualidade não são classificadas, enquanto que publicações irrelevantes
para a maioria dos pesquisadores da nossa área recebem os maiores escores;
6. Não temos uma cultura de citação de pares: publicações antigas, muitas
vezes inúteis para os problemas regionais atuais são citadas muito mais do
que as produções nacionais recentes;
7. Não existe uma política de apoio à divulgação da produção acadêmica. O
destino mais comum dos trabalhos produzidos na nossa área é a prateleira de
alguma biblioteca e o esquecimento. Até onde sei, não temos nenhum órgão de
divulgação internacional da nossa produção. Portanto não surpreende que o
Brasil não chegue a 3% no número de citações dos trabalhos acadêmicos a
nível mundial.

Como nós somos professores em instituições públicas que têm editoras
próprias, o mais natural é publicar na editora da universidade. Se a
editora não disponibiliza os trabalhos de forma gratuita para uso
acadêmico, o caminho é cobrar para que isso seja feito. Se não existe
divulgação internacional do nosso trabalho, a resposta é colocar essa
questão para as associações acadêmicas – como ANPPOM – para que elas exijam
esse apoio dos órgãos competentes.

Acho que fornecer nosso trabalho remunerado pela comunidade para o lucro de
uma empresa não é a melhor solução.

Abraço,
Damián

Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
NAP | sites.google.com/site/napmusica