[ANPPOM-Lista] EDITORA PRISMAS

David Cranmer cranmer em netcabo.pt
Qui Jul 30 05:53:24 BRT 2015

Caro Damián, caro Márcio, caros colegas,

Sei que sou de fora, mas gostaria de dizer algumas coisas. Na lista da editora para a nossa área há um livro do colega Diósnio Machado Neto (USP), que tenho, pois o autor gentilmente ofereceu um exemplar, quando estive presente, na altura do lançamento em Ribeirão Preto. Sugiro que quem quiser saber mais, de uma experiência em primeira pessoa, entre em contacto com ele.

No lançamento, conheci o dono, que me parece uma pessoa séria. Os termos de publicação podem não ser os ideais (houve uma hipótese a certa altura de eu propor um livro, que não avançou nessa altura por outros motivos) - o autor não paga (há editoras onde o autor paga tudo!), mas também não recebe (nem livros a não ser com um desconto) - e a qualidade de papel e da capa podem não agradar a todos. Contudo, é um trabalho sério, e no mundo académico no Brasil (e também aqui em Portugal), dificilmente consegue-se melhor a não ser que se tenha um subsídio de alguma fonte de apoio científico.

O Damián tem razão nos seus avisos. Tem-se de ter cuidado. O facto de a editora visar o lucro não é mau em si, pois para fazer lucro tem de vender e daí distribuir, o que é o que se quer (a divulgação do nosso trabalho), mas não podemos ter ilusões acerca dos seus interesses nem os limites da divulgação possível. O pesquisador não é remunerado, mas só onde há mercados potencialmente grandes é que haverá, sobretudo nos países anglófonos.

Estou de acordo que faz todo o sentido publicar com as editoras das universidades, mas varia muito, do que ouvi dizer, a recetividade no acolhimento de propostas (algumas têm regras restritivas) e o tempo que leva desde a entrega do texto até o lançamento do livro.

Não há soluções ideais, pelo menos por enquanto, e temos de ser realistas. Ao mesmo tempo, na medida do possível, estou de acordo que as associações profissionais têm mais hipóteses do que nós individualmente, de alertar para os aspetos negativos da situação e de empurrar para a melhorar.

Abraço,
David

Date: Wed, 29 Jul 2015 12:29:09 -0500
From: musicoyargentino em gmail.com
To: anppom-l em iar.unicamp.br; marciomattos em marciomattos.com
Subject: [ANPPOM-Lista] EDITORA PRISMAS

Caro Márcio,
Tua pergunta já foi colocada por outros aqui na lista. Acredito que a resposta é válida para qualquer editora que não esteja vinculada a instituições públicas.
Através da publicação eletrônica, nos últimos anos as editoras proliferaram. Isso é um fenômeno internacional e particularmente preocupante em relação às publicações científicas. Vc pode conferir vários artigos sobre o assunto nas principais revistas de ciência (incluídas Science e Nature). Aqui no Brasil, vários pesquisadores tb comentaram sobre o assunto. Resumo aqui os itens principais.
1. A editora visa o lucro;2. O pesquisador não é remunerado pelo seu trabalho;3. Os revisores (conselho editorial ou ad hoc) não recebem para fazer um trabalho que demanda um alto nível de especialização;4. A proliferação de publicações com material duvidoso (que nem sempre é revisado por pares, de forma anônima) acaba dificultando a produção em pesquisa ao introduzir 'ruído' no material publicado;
Além desses itens, no Brasil temos os seguintes problemas:5. A classificação da Capes não é confiável: publicações com alto impacto e de qualidade não são classificadas, enquanto que publicações irrelevantes para a maioria dos pesquisadores da nossa área recebem os maiores escores;6. Não temos uma cultura de citação de pares: publicações antigas, muitas vezes inúteis para os problemas regionais atuais são citadas muito mais do que as produções nacionais recentes;7. Não existe uma política de apoio à divulgação da produção acadêmica. O destino mais comum dos trabalhos produzidos na nossa área é a prateleira de alguma biblioteca e o esquecimento. Até onde sei, não temos nenhum órgão de divulgação internacional da nossa produção. Portanto não surpreende que o Brasil não chegue a 3% no número de citações dos trabalhos acadêmicos a nível mundial.
Como nós somos professores em instituições públicas que têm editoras próprias, o mais natural é publicar na editora da universidade. Se a editora não disponibiliza os trabalhos de forma gratuita para uso acadêmico, o caminho é cobrar para que isso seja feito. Se não existe divulgação internacional do nosso trabalho, a resposta é colocar essa questão para as associações acadêmicas – como ANPPOM – para que elas exijam esse apoio dos órgãos competentes.
Acho que fornecer nosso trabalho remunerado pela comunidade para o lucro de uma empresa não é a melhor solução.
Abraço,Damián

Dr. Damián Keller | ccrma.stanford.edu/~dkeller
NAP | sites.google.com/site/napmusica