[ANPPOM-Lista] EDITORA PRISMAS

:: MárcioMattos.Com :: marciomattos em marciomattos.com
Sex Jul 31 10:41:08 BRT 2015

Caros colegas.

Agradeço todas as informações. Foram muito válidas para avaliar e tomar uma
decisão.

Bom, entrei em contato com a Editora.
Sim, parece-me que é uma empresa séria. E, como toda empresa, obviamente,
visa o lucro.
Eu particularmente não vejo problema nisso. Embora não esteja afirmando que
vou publicar com eles.

Cada um de nós que receber o convite deve avaliar se é interessante ou não.
A publicação é feita toda por conta da Editora (diagramação, capa,
documentação etc.).
O autor tem direito a comprar os livros com desconto e alguma participação
nos livros vendidos.

O que precisamos avaliar, neste caso específico, é o que é mais barato:
deixar que a editora cuide de tudo e ficar com os lucros ou publicar por
conta própria. Creio que a última opção talvez seja mais barata. Além
disso, não ficamos presos à editora para novas impressões.
(Lembrando que quando nossos textos são publicados em outros meios -
geralmente digitais - também não ganhamos nenhuma cópia).

Quanto a divulgação.
Creio que uma empresa faz isso melhor que nós. É a minha impressão.
Ainda acho que é melhor uma publicação sem corpo editorial que as
dissertações e teses nas prateleiras.
E tem mais, quando estamos trabalhando em dissertações, teses, artigos etc.
sempre se dá mais valor aos livros que aos artigos, mesmo que esses últimos
tragam informações mais interessantes, mais importantes e mais atualizadas.
Esse é um problema para se resolver. Os próprios pares não dão valor aos
trabalhos avaliados por eles próprios, mas valorizam os livros quem podem
ser publicados de diversas formas.
Estamos girando sem fim.
É uma opção que o autor faz. Como ele será avaliado por isso é outra
questão. Cada um deve pesar o que considera mais interessante.

Quanto a publicar pelas editoras das Universidades.
Nem todas as Universidade tem editora.
As que tem não é tão fácil assim. Não é só a "burocracia" e avaliação da
qualidade do trabalho, mas, os custos mesmo. Ainda mais nestes tempos de
cortes.
Muitas acabam cobrando pela publicação. Então, dá no mesmo. Só muda o nome
da editora.

Sobre as publicações com Qualis prefiro não comentar, pois não tenho
informações suficientes. Deixo para quem está mais "por dentro" do assunto.

Um abraço e agradeço mais uma vez a ajuda.

Um abraço.

[em breve este email - marciomattos em cariri.ufc.br - será desativado]
*MÁRCIO MATTOS*
*Professor do Curso de Música da UFCA*
*Diretor do IISCA*
Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte/Ceará/Brasil.
Coordenador do CEMUC / Coordenador do PIBID MÚSICA UFCA.
Coordenador do CORAL DA UFCA / Coordenador do Programa MAPEAMUS.
*Site Profissional:* ufca.edu.br <http://cariri.ufc.br> /
musica.cariri.ufc.br <http://educacaomusical.cariri.ufc.br>
*Site Pessoal:* www.marciomattos.com
Crato - Ceará - Brasil