[ANPPOM-Lista] CFP: I Encontro Internacional de Estudos de Gênero, Corpo e Música

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Seg Jun 1 12:15:28 BRT 2015


O LAMUS (Laboratório de Musicologia do DM-FFCLRP/USP); o ECOAR (Estudos em
Corpo e Arte da EACH/USP) e o Grupo de Pesquisa em Musicologia e
Performance do IA-UFRGS convidam para o I Encontro Internacional de Estudos
de Gênero, Corpo e Música: representações, discursos e práticas, que
ocorrerá nos dias 5, 6, e 7 de agosto de 2015 na Escola de Artes, Ciências
e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP-Leste). O evento propõe
criar um espaço interdisciplinar de reflexão e discussão sobre as temáticas
que envolvem e dialogam com os estudos de gênero, corpo e música.

Ao lançar um olhar reflexivo sobre as relações entre música e estudos de
gênero compreendemos que gênero relaciona-se diretamente com questões
configuradas por discursos que emergem das expressões e representações de
raça, etnia, corpo e sexualidade. Inscreve o social no corpo,
representando-o. Sobre estas plataformas de vivências, concretas e/ou
imaginadas, o corpo ganha eloquência e consubstancia-se nas condições
críticas das escolhas dramáticas que o localizam. Ademais, consideramos que
os estudos de gênero não configuram apenas uma área de interesse temática
mas uma lente, uma ruptura epistemológica com a normalidade e a
normatividade presentes em métodos, técnicas, enfoques e com a documentação
tradicionalmente utilizados para pesquisa. Assim, pretendemos problematizar
esta abertura de possibilidades como campo de reflexão, buscando lançá-la
sobre as representações e as relações de poder geradas e alimentadas por
este processo construtivo, questionando a dualidade de gênero, as
normativas sobre práticas e estilos musicais e refletindo sobre corpo,
gênero e sexualidade enquanto performance. Ambicionamos ainda estabelecer
relações entre os grupos incipientes ou consolidados que desenvolvem
trabalhos nesta temática, fomentando a discussão entre pesquisadores e
estudiosos que possam interessar-se pelo tema, abrangendo áreas afins a
partir de uma perspectiva multidisciplinar. Por fim, o Encontro, através da
estrutura de conferências, simpósios temáticos, sessões de comunicação,
mesas de discussão e apresentações artísticas, busca explorar todos os
campos de possibilidades que se abrem a partir dos estudos de gênero,
englobando tanto o trabalho criativo-interpretativo quanto o trabalho
musicológico-analítico.

O Encontro está aberto para pesquisadores, artistas, estudantes e
profissionais da música e de áreas afins para apresentar propostas de
simpósios temáticos, artigos, trabalhos artísticos, relatos e resultados de
pesquisas em andamento ou concluídas nas áreas da Musicologia Histórica,
Sistemática, Etnomusicologia, Música Popular, Estudos Culturais,
Investigações Qualitativas, Criação Musical e Artística, Performance e
Pesquisa Artística, e áreas afins que dialoguem com a perspectiva dos
estudos de gênero, corpo e música.

Serão aceitas propostas em português, inglês e espanhol. As propostas
poderão ser enviadas em três categorias: (1) comunicações individuais; (2)
propostas para simpósios temáticos; (3) propostas de performance. Os
trabalhos individuais enviados para integrar as Sessões de Comunicação
serão enviados diretamente para a Comissão Organizadora (conforme
calendário abaixo), contendo resumos de no máximo 300 palavras, acrescidos
de bibliografia de referência, área temática à qual deseja vincular-se,
nome, instituição, correio eletrônico para contato e um breve currículo de
até 150 palavras. Os trabalhos devem se ater às áreas temáticas propostas
pela Comissão Organizadora, tanto para trabalhos individuais como para os
Simpósios Temáticos, que serão enviadas como propostas à Comissão pelos
pesquisadores interessados. Ambos serão espaços para a apresentação e
debate de pesquisas, práticas sociais e artísticas e/ou intervenções sobre
um mesmo tema.

Áreas Temáticas
Gêneros, etnias e mídias: discursos normativos e representações de poder
Transversalidade, gênero e raça em música
Performance, criação musical, corpo e corporeidade

As apresentações dos trabalhos estarão vinculadas as Sessões de Comunicação
e aos Simpósios Temáticos e terão duração de vinte minutos, com dez minutos
de debate. Para propostas de performance será necessário o envio de um
material em áudio ou vídeo postado na rede de compartilhamento escolhida
pelo proponente, enviando apenas o link para a Comissão Organizadora,
acompanhado de um memorial sobre a proposta de até três laudas, também com
o tempo máximo de vinte minutos para apresentação.

As propostas de Simpósios Temáticos serão organizadas por ao menos duas e
no máximo três pessoas coordenadoras, pelo menos uma doutora ou de notório
saber em sua área, observando que não pertençam à mesma Universidade,
Faculdade, Instituto ou grupo. A proposta de Simpósio Temático deverá
conter: título do Simpósio Temático; nomes das pessoas proponentes,
indicando a instituição, grupo a que pertencem, grau de titulação, correio
eletrônico, endereço completo e telefones; um resumo da proposta, com até
3000 caracteres com espaço, abrangendo o tema do simpósio temático, sua
relevância e alguns de seus possíveis desdobramentos. Caberá aos
coordenadores dos Simpósios Temáticos avaliar e selecionar os textos
encaminhados ao seu ST, com a possibilidade de ter até 6 apresentações (uma
seção de funcionamento) ou 12 apresentações (duas seções de funcionamento).
Salientamos que é de responsabilidade dos proponentes dos Simpósios
Temáticos a aprovação das propostas enviadas. As propostas submetidas para
os Simpósios Temáticos deverão ser enviadas para os e-mails dos
coordenadores de cada Simpósio (divulgados no site do Encontro na data
estipulada no cronograma), contendo no máximo 300 palavras, acrescidas de
bibliografia de referência, correio eletrônico para contato e um breve
currículo de até 150 palavras.

Endereço de submissão das propostas individuais e simpósios temáticos
gresmugen em gmail.com

Data limite de envio das propostas para os simpósios temáticos 15 de junho

Data de divulgação das propostas de simpósios temáticos aprovados 25 de
junho

Data limite para envio das propostas de comunicação individual, propostas
artísticas (para o email do congresso) e das comunicações para os simpósios
temáticos (para o email dos coordenadores) 30 de junho

Data de divulgação das propostas aprovadas para comunicação individual,
apresentações artísticas e para comunicações nos simpósios temáticos 10 de
julho

Isabel Porto Nogueira (UFRGS)
Laila Rosa (UFBA)
Catarina Domenici (UFRGS)
Heloísa Duarte (UNIP-SP)
Lorena Valdebenito (UAH-Chile)
Diósnio Machado Neto (USP)
Marília Velardi (USP)
Susan Campos Fonseca (Universidad de Costa Rica)
Liv Sovik (UFRJ)
Adriana Facina (UFRJ)
Carlos Palombini (UFMG)
Luciano Zanata (UFRGS)
Osmundo Pinho (UFRB)
Rafael Noleto (UNESPAR)
-- 
carlos palombini
professor de musicologia ufmg
professor colaborador ppgm-unirio
ufmg.academia.edu/CarlosPalombini <http://goo.gl/KMV98I>
www.researchgate.net/profile/Carlos_Palombini2
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