[ANPPOM-Lista] Questionário Flauta e Eletrônica

Rodrigo Cicchelli Velloso rodcv em acd.ufrj.br
Ter Set 22 14:44:24 BRT 2015


Prezados colegas,

Estou distribuindo um questionário com o qual pretendo mapear a produção
brasileira para flauta e eletrônica.

Caso haja nestas listas algum compositor que não tenha sido ainda abordado
por mim diretamente via e-mail e que tenha composto alguma peça para flauta
solo com eletrônica, pediria que, por favor, respondesse ao questionário
abaixo e o enviasse a rodcv em acd.ufrj.br.

Estimo que as respostas não tomem mais que 15 minutos de seu tempo.

Agradeço de antemão pela atenção.

Cordialmente,

Rodrigo Cicchelli





Questionário “Flauta e Eletrônica”



Prezado Compositor,

Estamos distribuindo o questionário “Flauta e Eletrônica”, com o qual
pretendemos dar continuidade à pesquisa que busca caracterizar o Repertório
Brasileiro para Flauta Solo e Eletrônica.

Neste sentido, estamos interessados em desvelar diversos aspectos desta
produção, tais como: o que motiva a criação destas obras; em que contexto
se dá sua confecção e difusão; quais as questões estéticas, estilísticas e
técnicas envolvidas na escrita instrumental e na escrita eletroacústica;
qual a relação destas obras com as demais na produção do compositor; e qual
a relação destas obras com as demais do repertório brasileiro e
internacional.

Com este fim, elaboramos uma série de perguntas em formato de múltipla
escolha, com amplo espaço para que cada um possa informar livremente aquilo
que julgar pertinente. Estimamos que as respostas não tomem mais que 15
minutos de seu tempo e esperamos poder contar com sua valiosa colaboração.

Por favor, encaminhe as respostas ao e-mail rodcv em acd.ufrj.br

Cordialmente,

Rodrigo Cicchelli Velloso

Professor Associado

Escola de Música da UFRJ

Pesquisador Pós-Doc

PPGM da UNIRIO (agosto a dezembro de 2015)



1a Parte – Sobre você.



Nome:



1.1 - Indique o local e ano de seu nascimento:

País:

Estado:

Cidade:

Ano de nascimento:



1.2 - Indique o local de residência atual:

País:

Estado:

Cidade:



1.3 - Em que contexto(s) se deu sua formação em composição musical:

1. (  ) em curso(s) universitário(s)

(  ) graduação

(  ) pós-graduação

2. (  ) em cursos de curta duração

3. (  ) em aulas particulares

4. (  ) como autodidata

5. (  ) outros. Indicar:



1.4 - Em que contexto(s) se deu sua formação em música eletroacústica:

1. (  ) em curso(s) universitário(s)

(  ) graduação

(  ) pós-graduação

2. (  ) em cursos de curta duração

3. (  ) em aulas particulares

4. (  ) como autodidata

5. (  ) outros. Indicar:



1.5 - Atualmente, você está vinculado a alguma instituição universitária?

1. (  ) Não

2. (  ) Sim

(  ) como professor

(  ) como aluno

(  ) como professor e aluno

(  ) de outra forma. Indicar:



1.6 - Há quantos anos você atua como compositor?

1. (  ) há 5 anos ou menos

2. (  ) de 6 a 10 anos

3. (  ) de 11 a 20 anos

4. (  ) há mais de 20 anos



1.7 - Como você definiria sua atuação como compositor nos últimos cinco
anos?

1. (  ) exclusivamente instrumental

2. (  ) predominantemente instrumental

3. (  ) predominantemente mista

4. (  ) predominantemente eletroacústica / acusmática

5. (  ) exclusivamente eletroacústica / acusmática

6. (  ) não tenho composto nos últimos cinco anos



1.8 – Você é flautista ou tocou flauta transversa em algum momento de sua
vida?

1. (  ) Não

2. (  ) Sim

(  ) sou flautista profissional atuante

(  ) não sou flautista profissional, mas mantenho atividade esporádica como
flautista

(  ) estudei flauta no passado, mas não toco mais

(  ) outro. Indicar:



2ª parte – Sobre o contexto de produção e difusão da sua peça.



2.1 – Onde e quando sua peça foi composta?

                Local:

                Ano:



2.2 – Sua peça foi fruto de:

1. (  ) encomenda de intérprete, evento e/ou programa de fomento à criação

Quem/Qual? Indicar:

(  ) remunerada

(  ) não remunerada

2. (  ) produção endereçada a concurso de composição

Qual? Indicar:

(  ) premiada

(  ) não premiada

3. (  ) impulso criativo “imotivado”

                Havia algum intérprete em mente?

                1. (  ) Não

                2. (  ) Sim. Quem? Indicar:

4. (  ) outro. Indicar:



2.3 – Sua peça foi composta em contexto acadêmico como exigência de curso
ou parte de dissertação ou tese?

1. (  ) Não

2. (  ) Sim

(   ) em curso(s) universitário(s)

(   ) graduação

(   ) pós-graduação

                (  ) outro. Indicar:



2.4 – Sua peça foi estreada em recital público?

1. (  ) Não

2. (  ) Sim

                Intérpretes da estreia:

                               Flauta:

                               Eletrônica:

Local da estreia:

Data da estreia:

Em que contexto se deu a estreia de sua peça?

                               (  ) em recital acadêmico

(  ) graduação

(  ) pós-graduação

(  ) em recital profissional

(  ) outro. Indicar:



2.5 – Sua peça foi gravada?

1. (  ) Não

2. (  ) Sim

                (  ) gravação de áudio apenas

                (  ) gravação audiovisual



2.6 – A gravação de sua peça está disponível publicamente?

1. (  ) Não

2. (  ) Sim

(  ) em CD. Indicar:

(  ) em DVD ou outro formato audiovisual. Indicar:

(  ) na internet. Indicar:

(  ) outro meio. Indicar:



2.7 – A gravação de sua peça foi difundida publicamente?

1. (  ) Não

2. (  ) Sim

                (  ) pela rádio. Indicar:

                (  ) pela TV. Indicar:

                (  ) pela internet. Indicar:

                (  ) por outro meio. Indicar:



2.8 – A partitura de sua peça foi publicada por editora comercial ou
acadêmica?

1. (  ) Não

(  ) a partitura permanece em manuscrito

(  ) a partitura foi editorada eletronicamente por mim

                Qual o programa usado? Indicar:

2. (  ) Sim, foi publicada por editora comercial ou acadêmica

                Qual? Indicar:



2.9 – A partitura de sua peça está disponível para aquisição, aluguel ou
download?

1. (  ) Não

2. (  ) Sim

                (  ) gratuitamente (fisicamente ou por download). Indicar:

                (  ) onerosamente (fisicamente ou por download). Indicar:

                (  ) outra forma. Indicar:



3ª parte – Sobre sua peça:



3.1 – Título da composição:



3.2 – Instrumentação:

                Flauta(s):

                Aparato eletrônico. Indicar:



3.3 – Técnicas de composição da parte instrumental. (Marcar o que for
pertinente)

(  ) Acaso

(  ) Aleatoriedade

(  ) Atonalismo

(  ) C.A.C.

(  ) Combinatorialidade

(  ) Dodecafonismo

(  ) Espectralismo

(  ) Fractais

(  ) Minimalismo

(  ) Modalismo

(  ) Modelos Matemáticos

(  ) Neo-Tonalismo

(  ) Pós-Serialismo

(  ) Pós- Tonalismo

(  ) Serialismo

(  ) Teoria dos Conjuntos

(  ) Técnicas instrumentais estendidas

(  ) Tonalismo

(  ) Outras. Indicar:



3.4 – Técnicas de composição da parte eletrônica. (Marcar o que for
pertinente)

(  ) AM

(  ) Amplificação

(  ) Análise Espectral

(  ) Convolução

(  ) Delays

(  ) Distorção

(  ) DSP

(  ) Eletrônica ao vivo

(  ) Espacialização

(  ) Filtragem

(  ) Fita

(  ) FM

(  ) FOF

(  ) Granulação

(  ) Loops

(  ) Max/MSP

(  ) Modulação

(  ) PD

(  ) Pedais

(  ) Re-Síntese

(  ) Reverberação

(  ) Ring Modulation

(  ) Score Following

(  ) Síntese Analógica

(  ) Síntese Aditiva

(  ) Síntese Cruzada

(  ) Síntese Digital

(  ) Sound Files

(  ) Outras. Indicar:



3.5 – Esta peça é característica de sua produção composicional?

1. (  ) Não, é uma obra atípica em meu catálogo.

2. (  ) Sim, é uma obra típica de minha produção.

                Indique outras peças suas que dela se aproximem:



3.6 – Outros aspectos relevantes que caracterizem a produção de sua peça,
tais como:

- livros e partituras consultados. Indicar:

- softwares utilizados. Indicar:

- sua relação com outras peças (brasileiras e internacionais). Indicar:

- sua relação com a literatura, outras artes ou áreas do conhecimento e
demais aspectos que considerar relevante, tais como fontes de inspiração,
motivação ou intenção. Indicar:



3.7 – Quaisquer outros aspectos estéticos, estilísticos e técnicos que
gostaria de destacar a respeito de sua peça. Indicar:



4ª parte – Espaço livre para observações, críticas e sugestões:
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