[ANPPOM-Lista] OPUS: A1, 21-1 e número especial 21-2

Graziela Bortz g_bortz em hotmail.com
Qua Set 30 18:21:02 BRT 2015


Brava!

Bjs.,
Graziela

Date: Wed, 30 Sep 2015 06:44:23 -0300
From: adrimauricio em uol.com.br
To: anppom-l em iar.unicamp.br
Subject: [ANPPOM-Lista] OPUS: A1, 21-1 e número especial 21-2

   
Prezados membros da ANPPOM,
 
 
Despeço-me da editoria com a OPUS tendo recebido o Qualis CAPES A1 e lançando dois números do periódico, disponíveis no endereço <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/issue/archive>.
 
Meu discurso de despedida será meio longo, porém indolor.
 
Em nossa gestão, a OPUS passou a usar o OPEN JOURNAL SISTEM (OJS), ter as informações disponíveis em 4 idiomas e contar com uma equipe e apoio (formatador, normatizadora, tradutora e webmaster) formada por conhecedores de música e pessoas da área de humanas. A notícia do Qualis CAPES A1 muito nos honra e temos comemorado esse reconhecimento pelo nosso trabalho. Mas há uma ressalva a ser feita. Os periódicos que tradicionalmente eram veiculados em versão impressa e passaram e sê-lo em versão online têm atualmente dois números de ISSN registrados no IBICT e este órgão tem nos orientado a priorizar o número de ISSN da versão online. Entendemos que, quando periódicos são avaliados, o correto é delegar a mesma nota aos dois números de ISSN, porque referem-se ao mesmo objeto. No entanto, na avaliação Qualis CAPES de 2012 houve um erro: o ISSN 0103-7412 (versão impressa) havia ficado com nota A2 e o ISSN 1517-7017 (versão online) havia ficado com B2; na avaliação atual, ao ISSN da versão impressa foi delegada a nota A1 e a outra nota foi mantida. Entramos em contato com a CAPES em ambas as vezes e o erro é reconhecido por eles, mas ainda não pôde ser reparado. Assim, solicito aos nossos autores, pareceristas e conselheiros que fiquem atentos ao desdobramentos dessa questão e reforço que a nota válida para documentações é a A1.
 
Sobre a OPUS 21-1 (de junho de 2015). Renato Castrodesvela valores sociais e culturais da viola e do violão, através de uma aprofundada abordagem antropológica, literária e musical. Heidi Monteiro, Ney Fialkow e Regina Antunes voltam-se à comunicação de estados emocionais através da performance musical ao vivo (nossa capa remete a essas questões). Raphael Rodrigues e Paulo Ronqui destacam o buzzing como um valoroso recurso para a prática de instrimentos de metal. Amanda Goes lança um olhar sobre a percepção corporal do performer. Rita Gomes propõe um acolhimento das complexidades da realidade cotidiana no ambiente educacional musical. Ernesto Hartmann revela-nos procedimentos característicos do estilo maduro de Webern na análise de Kinderstück (1924). William Teixeira e Silvio Ferraz desvelam traços de práticas retóricas latentes no interior da estética contemporânea, através de análises da Sequenza XIV, de Berio e de Maknongan, de Scelsi.Antenor Corrêaresenha o livro Unsayable Music, de Paulo Chagas. 
 
Até o final desta semana será lançada a OPUS 21-2. Esta é primeira Edição Especial da nossa revista. Assim, além dos números semestrais com artigos selecionados a partir de submissões espontâneas, passamos a ter esta opção de publicação periódica científica de estudos sobre música, em eventuais terceiros números anuais que agrupem artigos concernentes a um assunto específico, considerado de interesse para a área pela editoria. Organizado pela compositora Michelle Agnes, os artigos e entrevistas deNicolas Donin, Jonathan Harvey, Pierluigi Billone, Laurent Feneyrou, François-Xavier Féron e Jacques Theureau que formam a OPUS 21-2 trazem uma variedade de metodologias e perspectivas do processo de criação musical, privilegiam o olhar do compositor, a diretriz investigativa pela motriz criativa.
 
Agradeço aos membros da ANPPOM pela oportunidade de aprendizado e aos que publicaram, avaliaram, aconselharam e trabalharam junto à OPUS, pela parceria durante os últimos quatro anos. E desejo ao meu amigo Marcos Holler uma excelente gestão!
 
Adriana Lopes Moreira
 

Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira


Dep. Música, USP
Vice-coordenadora do PPGMUS-ECA-USP
 




 



 

________________________________________________
Lista de discuss�es ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________ 		 	   		  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20150930/fbc2d29c/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L