[ANPPOM-Lista] OPUS: A1, 21-1 e número especial 21-2

ms.eliana em usp.br ms.eliana em usp.br
Qua Set 30 10:13:54 BRT 2015


Parabéns Adriana! 
Foi um lindo trabalho, que inspira uma continuação primorosa! 
Sucesso sempre, 
Abs 
Eliana (Monteiro da Silva) 

----- Mensagem original -----

> De: "Adriana Lopes Moreira" <adrimauricio em uol.com.br>
> Para: anppom-l em iar.unicamp.br
> Enviadas: Quarta-feira, 30 de Setembro de 2015 6:44:23
> Assunto: [ANPPOM-Lista] OPUS: A1, 21-1 e número especial 21-2

> Prezados membros da ANPPOM,

> Despeço-me da editoria com a OPUS tendo recebido o Qualis CAPES A1 e
> lançando dois números do periódico, disponíveis no endereço
> <http://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/issue/archive>.

> Meu discurso de despedida será meio longo, porém indolor.

> Em nossa gestão, a OPUS passou a usar o OPEN JOURNAL SISTEM (OJS),
> ter as informações disponíveis em 4 idiomas e contar com uma equipe
> e apoio (formatador, normatizadora, tradutora e webmaster) formada
> por conhecedores de música e pessoas da área de humanas. A notícia
> do Qualis CAPES A1 muito nos honra e temos comemorado esse
> reconhecimento pelo nosso trabalho. Mas há uma ressalva a ser feita.
> Os periódicos que tradicionalmente eram veiculados em versão
> impressa e passaram e sê-lo em versão online têm atualmente dois
> números de ISSN registrados no IBICT e este órgão tem nos orientado
> a priorizar o número de ISSN da versão online . Entendemos que,
> quando periódicos são avaliados, o correto é delegar a mesma nota
> aos dois números de ISSN, porque referem-se ao mesmo objeto. No
> entanto, na avaliação Qualis CAPES de 2012 houve um erro: o ISSN
> 0103-7412 (versão impressa) havia ficado com nota A2 e o ISSN
> 1517-7017 (versão online ) havia ficado com B2; na avaliação atual,
> ao ISSN da versão impressa foi delegada a nota A1 e a outra nota foi
> mantida. Entramos em contato com a CAPES em ambas as vezes e o erro
> é reconhecido por eles, mas ainda não pôde ser reparado. Assim,
> solicito aos nossos autores, pareceristas e conselheiros que fiquem
> atentos ao desdobramentos dessa questão e reforço que a nota válida
> para documentações é a A1.

> Sobre a OPUS 21-1 (de junho de 2015). Renato Castro desvela valores
> sociais e culturais da viola e do violão, através de uma aprofundada
> abordagem antropológica, literária e musical. Heidi Monteiro , Ney
> Fialkow e Regina Antunes voltam-se à comunicação de estados
> emocionais através da performance musical ao vivo (nossa capa remete
> a essas questões). Raphael Rodrigues e Paulo Ronqui destacam o
> buzzing como um valoroso recurso para a prática de instrimentos de
> metal. Amanda Goes lança um olhar sobre a percepção corporal do
> performer . Rita Gomes propõe um acolhimento das complexidades da
> realidade cotidiana no ambiente educacional musical. Ernesto
> Hartmann revela-nos procedimentos característicos do estilo maduro
> de Webern na análise de Kinderstück (1924). William Teixeira e
> Silvio Ferraz desvelam traços de práticas retóricas latentes no
> interior da estética contemporânea, através de análises da Sequenza
> XIV , de Berio e de Maknongan , de Scelsi. Antenor Corrêa resenha o
> livro Unsayable Music , de Paulo Chagas .

> Até o final desta semana será lançada a OPUS 21-2. Esta é primeira
> Edição Especial da nossa revista . Assim, além dos números
> semestrais com artigos selecionados a partir de submissões
> espontâneas, passamos a ter esta opção de publicação periódica
> científica de estudos sobre música, em eventuais terceiros números
> anuais que agrupem artigos concernentes a um assunto específico,
> considerado de interesse para a área pela editoria. Organizado pela
> compositora Michelle Agnes , os artigos e entrevistas de Nicolas
> Donin , Jonathan Harvey , Pierluigi Billone , Laurent Feneyrou ,
> François-Xavier Féron e Jacques Theureau que formam a OPUS 21-2
> trazem uma variedade de metodologias e perspectivas do processo de
> criação musical, privilegiam o olhar do compositor, a diretriz
> investigativa pela motriz criativa.

> Agradeço aos membros da ANPPOM pela oportunidade de aprendizado e aos
> que publicaram, avaliaram, aconselharam e trabalharam junto à OPUS,
> pela parceria durante os últimos quatro anos. E desejo ao meu amigo
> Marcos Holler uma excelente gestão!

> Adriana Lopes Moreira

> Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira

> Dep. Música, USP
> Vice-coordenadora do PPGMUS-ECA-USP

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