[ANPPOM-Lista] VÍDEO RARO RECUPERADO

ms.eliana em usp.br ms.eliana em usp.br
Sex Jul 1 10:22:24 BRT 2016


Prezado Prof. Jorge Antunes, 

O senhor realmente sempre foi um compositor muito adiante do seu tempo. Ou 
a humanidade em geral é que ficou estagnada. Não duvido nem de um nem de outro. 
Acredito que haverá um tempo no qual colocar mulheres nuas num palco em que se apresenta a tão sacralizada música dita erudita - e anunciar isto de antemão, como foi feito aqui na lista - não modifique em nada a reação e o interesse do público 
em conferir a obra de um compositor ou de uma compositora. 
Infelizmente no nosso triste estágio, em que ainda se valoriza a mulher bela, recatada e do lar, isso pode ser "mal" 
interpretado como um ato apelativo para atrair público, o que colocaria a mulher numa condição de objeto. 
Oxalá vivamos tempos melhores. 

Abraço 
Eliana Monteiro da Silva 

----- Mensagem original -----

> De: "Jorge Antunes" <antunes em unb.br>
> Para: "ANPPOM-L" <anppom-l em iar.unicamp.br>
> Enviadas: Quinta-feira, 30 de Junho de 2016 14:23:10
> Assunto: Re: [ANPPOM-Lista] VÍDEO RARO RECUPERADO

> Olá:

> Fico lisonjeado e preocupado ao observar colegas usando a expressão
> "hoje em dia", ao se referirem ao meu espetáculo "Sons e Letras de
> Jorge Antunes": espetáculo apresentado há 26 anos e nunca
> representado posteriormente.
> Parece que as vozes de meus antigos mestres continuam a ecoar: "–Esse
> menino nasceu muito cedo!"
> Ouço de novo, também, a voz de Reginaldo Carvalho: "– Conheça a
> música de hoje para não ter que conhece-la no futuro como música do
> passado."
> Obras minhas, feitas, compostas, apresentadas há décadas, soam como
> atuais a muitos olhos e ouvidos.
> Não estou à frente de meu tempo e nem de ninguém. Eu estou no tempo
> atual: outros é que estão teimosa e desinformadamente muito lá
> atrás.
> Abraços,
> Jorge Antunes

> Em 30 de junho de 2016 10:18, luciano cesar <
> lucianocesar78 em yahoo.com.br > escreveu:

> > Isso lá foi resposta? Foi um escracho, isso sim...
> 

> > Acho um absurdo tergiversarmos questões de gênero dessa forma. Não
> > é
> > por acaso ou por alguma razão metafísica que as mulheres estavam
> > nuas e os homens não. E essa razão não é simplesmente invertível
> > como o prof. Jorge sugere. Isso pode não invalidar a beleza da
> > proposta artística, mas há um pano de fundo aí que tem que ser
> > debatido sim, mesmo que tenha que ser deixado claro que se trata de
> > outro patamar: a objetificação do corpo feminino e a sua exposição,
> > a separação de papeis (a mulher entrega a palavra nua, em estado
> > natural, bruto, ela é uma força da natureza; mas o homem tem o
> > trabalho intelectual, racional, ele é que e-labora, ele é quem
> > TRABALHA e tem sua intimidade resguardada e protegida da exposição
> > íntima, embora não haja mal nenhum em expor a intimidade desse
> > "outro" - a alteridade feminina - visto como "natural")...
> 
> > Enfim, há o que debater. Eliana foi muito cortês e talvez haja
> > mesmo
> > uma dimensão "estética" para além da escolha de quem fica pelado em
> > uma montagem artística.
> 

> > Essa dimensão me interessa muito pouco. O que me interessa hoje é o
> > processo pelo qual os discursos são naturalizados. Sim, mestre
> > Jorge, parabéns pela sua música...
> 
> > P.S.: cadê a mensagem do Palombini?
> 

> > Um abraço,
> 

> > Luciano
> 

> > Em Quinta-feira, 30 de Junho de 2016 10:06, " ms.eliana em usp.br " <
> > ms.eliana em usp.br > escreveu:
> 

> > Caro Prof Jorge Antunes,
> 
> > Sempre há o que polemizar, mas por hora
> 
> > agradeço sua atenção em me responder!
> 
> > Abraço
> 
> > Eliana
> 

> > ----- Jorge Antunes < antunes em unb.br > escreveu:
> 
> > > Oi, Eliana:
> 
> > >
> 
> > > O desnudamento só tem sentido no caminhar das letras: signos,
> > > grafemas, que
> 
> > > chegam a mim no espaço.
> 
> > > O alfabeto é um sistema nu.
> 
> > > A etimologia da palavra "alfabeto" procede do grego "alfa+beta".
> > > Porém, o
> 
> > > termo ab ou ib foi usado também pelos hebreus para denominar a
> > > divindade
> 
> > > máxima da religião monoteísta. Segundo a religião egípcia, a
> > > parte
> > > mais
> 
> > > importante da alma era o Ab ou Ib (coração). O Ib, coração
> > > metafísico, era
> 
> > > concebido como uma gota do coração da mãe para a criança durante
> > > a
> 
> > > concepção. Dessa forma, os seios e a região pubiana feminina são
> > > essenciais
> 
> > > na comunicação.
> 
> > > Infelizmente tudo é tão óbvio, que não dá para polemizar.
> 
> > > Abraço,
> 
> > > Jorge Antunes
> 
> > >
> 
> > > *PS. Acredite: se fosse o contrário, com músicos nus e partners
> > > vestidas, e
> 
> > > se você questionasse isso, eu também teria belas justificativas
> > > com
> > > apelo à
> 
> > > metafísica, à semiótica e à mitologia.*
> 
> > >
> 
> > > Em 29 de junho de 2016 10:24, < ms.eliana em usp.br > escreveu:
> 
> > >
> 
> > > > Muito interessante o vídeo Prof. Jorge Antunes,
> 
> > > > Somente para polemizar gostaria de perguntar por que os
> > > > excelentes músicos
> 
> > > > não aparecem nus também?
> 
> > > > E qual a relevancia da nudez das mulheres para a mensagem que o
> > > > senhor
> 
> > > > quis passar com este espetáculo?
> 
> > > > Abraço
> 
> > > >
> 
> > > > Eliana Monteiro da Silva
> 
> > > >
> 
> > > > ----- Jorge Antunes < antunes em unb.br > escreveu:
> 
> > > > > VÍDEO RARO RECUPERADO.
> 
> > > > > Acaba de ser recuperada a filmagem raríssima de um espetáculo
> > > > > que
> 
> > > > realizei
> 
> > > > > em 1990:
> 
> > > > > SONS E LETRAS DE JORGE ANTUNES
> 
> > > > > Assista, curta, divulgue.
> 
> > > > > .
> 
> > > > > Nele, enquanto fabulosos músicos interpretam obras minhas,
> > > > > mulheres nuas,
> 
> > > > > no palco, me oferecem letras para que eu escreva poemas. E eu
> > > > > os escrevo.
> 
> > > > > Em outros momentos, faço o que sempre fiz: falo para as
> > > > > paredes
> > > > > e dou
> 
> > > > > murros em pontas de facas.
> 
> > > > > .
> 
> > > > > https://www.youtube.com/watch?v=cJjnyCNycuY&feature=youtu.be
> 
> > > >
> 
> > > >
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