[ANPPOM-Lista] Fwd: [Educação Musical] Fwd: [FAEB] Paulo Freire DIFAMAÇÃO

luciano cesar lucianocesar78 em yahoo.com.br
Qua Jul 6 13:14:26 BRT 2016


Senhores:
  Contribuindo com a luta contra o anti-esquerdismo e com o policiamento na educação em todos os níveis (em tempo: acho que um professor tem que poder usar até o Main Kampff se quiser. Nunca conheci um professor que usasse Marx sem que críticas severas fossem feitas ao mesmo tempo em que os pontos pertinentes fossem discutidos).   Uma educadora da Bahia, mestre pela UFBA e UFRJ, doutora pela Universidade da Flórida, a senhora Mary Garcia Castro manifestou apoio à carta de Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire. Em meio ao apoio, uma observação sobre a falta de radicalidade em destacar "fascismo" de "comunismo". Na carta de Ana, poderia ficar subentendido que Freire nunca se aproximou de Marx, o que é inteiramente inverídico. 
   O anti-esquerdismo precisa ser discutido e combatido. Moderadores, estamos todos atentos ao rumo que este email tomará. Já que percebemos, pelo final feliz do último embate, que não há perseguição política na lista, creio que o debate levantado pela Mary Garcia Castro é inteiramente pertinente ao tópico. (Sr. Fausto Borém, me condene por divulgar um texto de uma filiada de esquerda, enquanto outra filiada de direita conduz o que EU chamo, no meu pleno direito, de golpe, sem seu protesto) O link: http://www.pcdobba.org.br/mary-garcia-castro-carta-aberta-a-sra-ana-maria-araujo-freire/
Forte abraço!Luciano
O texto:
"ASSUNTO: SUA CARTA AO SR PRESIDENTE INTERINO DO BRASIL. DR MICHEL TEMER, SOBRE ‘PAULO FREIRE, Wikipédia e SERPRO”, em 30 de junho de 2016.Dirijo-me na qualidade de pesquisadora e educadora à V.Sa., com muito respeito por seu trabalho, tanto junto ao grande Educador PAULO FREIRE quanto como estudiosa e cuidadora intelectual de sua obra, assim como pelo teor geral de sua carta dirigida ao Dr. Michel Temer, protestando pela forma desrespeitosa, vil e mentirosa como via um órgão do governo, a SERPRO, se alterou na Wikipédia, referências a um dos maiores nomes no campo da educação, no mundo, o que é reconhecido pelos centros educacionais mais prestigiados. Minha solidariedade que se deve somar a de muitos que reconhecem a importância para uma educação crítica e democrática dos escritos de FREIRE que há muito vem contribuindo para experiências alternativas no campo da educação, sensível ao oprimido, e com elã para a esperança e a autonomia.Isto posto, permito-me observar que o conservadorismo rasteiro que perpetrou as aleivosias da SERPRO, de forma alguma deve nos conduzir a erros conceituais em supostas defesas de Paulo Freire.  Assim, na necessária e bem construída defesa do legado de PAULO FREIRE, a Sra. usa figuras de linguagem e faz referências que não correspondem ao que nós marxistas comunistas somos e fazemos, nem mesmo ao que o pensamento progressista do mundo inteiro pensa a nosso respeito. Segundo seu texto:
Como V. Exa. sabe, enquanto intelectual e jurista, o meu marido jamais praticou nenhum ato e nunca escreveu nenhuma palavra dos quais se pudesse, em sã consciência, outorgar-lhe a pecha de doutrinador marxista e homem de princípios filosóficos e educacionais fracos e débeis, acusações contidas na nova biografia agora publicada pela Wikipédia. (Eu destaco, de sua carta.)“Pecha de doutrinador marxista” é a forma insultuosa usada por esses que hoje tentam macular o perfil público de homens como Paulo Freire.
Em outro trecho, a Sra. observa que PAULO FREIRE deu sua vida para que a educação, sobretudo a do Brasil, possibilitasse a libertação e a autonomia dos homens e das mulheres de nosso querido país. “Nunca sob o bastão da intolerância, do fascismo ou do comunismo “. (Eu sublinho de sua carta.)O marxismo, se não vulgar, não se utiliza de métodos antidemocráticos e contrários ao pensamento crítico e de respeito à autonomia do oprimido no se fazer sujeito de sua história, portanto repele doutrinações e apelos a princípios filosóficos frágeis.  Nesse sentido se concorda com FREIRE que era crítico a imposições arrogantes de saberes, mesmo que por bem-intencionados militantes.
Colocar em pé de igualdade o comunismo, o fascismo e a intolerância é resvalar em jargão conservador que não faz justiça à história nem à orientação Freiriana.Nós, marxistas, muito respeitamos e aprendemos na área da educação com PAULO FREIRE, e não caímos no simplismo de lhe considerar marxista. Mas o grande educador nunca se ombreou com os cruzados do anti-marxismo, ou do anticomunismo primários. O que se realça, ao contrário, é o respeito e admiração de PAULO FREIRE por Marx e seu projeto de justiça, e indignação contra opressões. Em seu último trabalho, “Pedagogia da Autonomia”, de 1996, PAULO FREIRE assim se posiciona:Há um século e meio Marx e Engels gritavam em favor da união das classes trabalhadoras do mundo contra sua espoliação. Agora necessária e urgente se fazem a união e a rebelião das gentes contra a ameaça que nos atinge, a dos à ‘fereza’ da ética do mercado (p.81)E em outro trecho:
Continuo bem aberto à advertência de Marx, a da necessária radicalidade que me faz sempre desperto a tudo que diz respeito à defesa dos interesses humanos. Interesses superiores aos de puros grupos ou de classes de gente. ” (p 62)O projeto comunista, como do partido a que me filio, o PCdoB, é por mudanças rumo ao socialismo, mas não por imposições, ‘intolerâncias’, nem métodos fascistas. Somos especialmente a favor da educação pública, gratuita e de boa qualidade, como todos os grandes educadores brasileiros. Estamos juntos aos trabalhadores, trabalhadoras, na defesa dos direitos humanos das mulheres, da gente LGBT, dos negros e dos povos originais, entre outros vitimados no/pelo capitalismo. Hoje nos colocamos contra o golpe, pela democracia e contra à “’fereza’ da ética do mercado”, que termina por avassalar por sua economia política e sua cultura, aqui e agora, todos os subalternizados.Somos parte de uma corrente mundial de pensamento e ação que procura há décadas transformar as estruturas econômicas e sociais no rumo de uma sociedade nova, mais igualitária, que é a sociedade socialista, inspirada no que a humanidade progressista conhece, respeita e chama de marxismo.Sra.  ANA MARIA ARAÚJO FREIRE, reiterando meus respeitos e admiração, espero que com tal esclarecimento sobre nós, o projeto e a prática de disputa de ideias e ação dos e das comunistas, não fique dúvida de que reconhecemos o singular valor de PAULO FREIRE para uma educação democrática e ética, e que não somos nós comunistas, ao contrário que minimizamos tal contribuição.Cordialmente
Mary Garcia Castro
Professora pesquisadora
Mestre pela UFBA e UFRJ.
Doutora pela Universidade da Flórida
Membro do PCdoB"

 

    Em Quarta-feira, 6 de Julho de 2016 7:31, Ísis Biazioli <isis.biazioli em gmail.com> escreveu:
 

 Obrigada, Prof. Palombini pelos ricos detalhes desse processo espantoso! 

Abraços,Ísis
Em 05/07/2016, às 17:04, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com> escreveu:



Não é boato, tanto que foi noticiado pela agência Brasil que o Sepro admitiu o fato e encobriu a identidade do autor:


Em nota, o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, disse que a alteração não partiu de suas instalações, mas de um órgão público federal que não pode ter o nome divulgado por questões contratuais. O Serpro administra a rede que provê acesso à internet tanto em instalações do próprio órgão como em instituições públicas em todo o país. "A alteração realizada não partiu das instalações do Serpro, mas, sim, de um órgão público, cujo acesso à internet é administrado pela empresa. Entretanto, o Serpro não está autorizado, por questões contratuais, a divulgar informações de acesso de seus clientes à rede", diz o comunicado. Os parágrafos inseridos no artigo foram retirados de um texto publicado no site do Instituto Liberal com o título “Paulo Freire e o Assassinato do Conhecimento”. O texto é assinado por um integrante da rede Estudantes Pela Liberdade e do Movimento Universidade Livre.
Fonte: http://goo.gl/7Hvc1k
Os parágrafos foram removidos. Toda a história da alteração pode ser acompanhada no histórico de edições da Wikipedia. O vandalização está registrada aqui:https://goo.gl/3KpNyQEla foi realizada às 16:51de 28 de junho de 2016‎ pelo usuário 18.9.20.32 (https://goo.gl/30kI2n) a título de "expanxão do texto".Nove minutos depois, o ativíssimo colaborador Yanguas desfez a alteração sob a seguinte alegação: "Desfeita(s) uma ou mais edições de 189.9.20.32 (Além de VIOLAR DIREITO AUTORAL http://www.institutoliberal.org.br/blog/paulo-freire-e-o-assassinato-do-conhecimento/, é spam de direita), com [[WP:RA|Reversão e aviso...)A discussão mostra que o vândalo foi advertido imediatamente:https://goo.gl/963WzMAbraços
2016-07-04 21:14 GMT-03:00 Ísis Biazioli <isis.biazioli em gmail.com>:
Repasso aqui email que recebi com a Carta da viúva de Paulo Freire a respeito das difamações que foram incluídas na Wikipédia a respeito desse que é um dos maiores intelectuais que o Brasil já teve. Segundo informações da mídia (esperamos que boatos), as alterações teriam sido lançadas de dentro do SERPRO, órgão do governo federal (atualmente em mãos golpistas).


________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________

________________________________________________
Lista de discussões ANPPOM
http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
________________________________________________

  
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20160706/6a8b373a/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L