[ANPPOM-Lista] A VOLTA DO VINIL .

Ale Fenerich fenerich em gmail.com
Sex Jul 15 06:02:07 BRT 2016


Cesare Borgia por Machiavelli não é o mesmo que Cesare Borgia por Cesare
Borgia... Brás Cubas por Brás Cubas, por sua vez...

Em 15 de julho de 2016 01:50, Carlos Palombini <cpalombini em gmail.com>
escreveu:

>
> Se formos por esse caminho, "usar a música eletroacústica" no pop-rock, há
> os Beach Boys, em 1966, com "Good Vibrations", há várias músicas dos
> Beatles, com destaque para "A Day in the Life" (1967), e os já citados
> Mutantes, que se inspiraram nos Beatles, mas aqui se trata ou de usar um
> instrumento eletroacústico, ou as técnicas de manipulação de de gravação,
> ou um sintetizador (em outras músicas dos Beatles). Não me parece que a
> expressão "usar a música eletroacústica" seja apropriada, já que não se
> pode definir música eletroacústica nem pelo instrumental (Mutantes é
> pop-rock), nem pela técnica (o hip-hop pré-eletrônico emprega técnicas
> muito parecidas com as da música concreta), nem pela estética (Scelsi seria
> música eletroacústica), nem pela escuta, mas, a meu ver, apenas pelo
> conjunto desses fatores. Poderia dizer-se que "Revolution 9" (Beatles,
> 1968) seja música eletroacústica, embora o fato de aparecer num álbum de
> pop-rock coloque a escuta e o rótulo em questão.
>
> Mas o que eu tinha em mente era o uso sistemático do instrumentário
> eletrônico nas músicas dançantes afro-diaspóricas (Eurodisco, electrofunk,
> house, techno) às quais tanto o techno-pop de Kraftwerk, quanto o synth-pop
> britânico, quanto o pop-rock serviram de inspiração.
>
> Abraços,
>
> Carlos
>
> 2016-07-14 17:25 GMT-03:00 Jorge Antunes <antunes em unb.br>:
>
>> Caros colegas:
>>
>> Para completar o apanhado histórico-eletrônico do Prof. Carlos Palombini,
>> saliento um outro fato:
>> Foi em 1967 que foi usada a música eletroacústica pela primeira vez na
>> música popular brasileira.
>> Foi na música "Cavaleiro Andante", de Edmundo Souto e Arnoldo Medeiros,
>> selecionada e apresentada no IV Festival da Música Popular Brasileira, TV
>> Record, 1968.
>> Fiz o arranjo para o Conjunto Agora 4, Quinteto de Sopros, Guitarra, Sons
>> Eletrônicos pré-gravados e Theremin.
>> No Festival a música foi defendida por Joyce e Eduardo Conde.
>> Depois foi gravada por Beth Carvalho e Taiguara.
>> A gravação com Beth Carvalho e Taiguara pode ser ouvida aqui:
>>
>> http://www.youtube.com/watch?v=uIEaIhyoGfU
>> atente para meu solo (contracanto) de theremin entre 1'51" a 2'06".
>> No youtube está indicado, erroneamente, o Quinteto Violado.
>> Os intérpretes nessa gravação são o Conjunto Agora 4 e o Quinteto
>> Villa-Lobos.
>> Mais detalhes aqui:
>> http://www.dicionariompb.com.br/arnoldo-medeiros/dados-artisticos
>>
>> abraços,
>> Jorge Antunes
>>
>
> ________________________________________________
> Lista de discussões ANPPOM
> http://iar.unicamp.br/mailman/listinfo/anppom-l
> ________________________________________________
>



-- 
------------------------------------------
Alexandre Sperandéo Fenerich
prof. Adjunto Instituto Villa-Lobos - Unirio

http://soundcloud.com/ale_fenerich
http://sussurro.musica.ufrj.br/fghij/f/fenerichale/fenerichale.htm
n-1.art.br
http://soundcloud.com/n-1-1

(55 21) 9973-91266
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://www.listas.unicamp.br/pipermail/anppom-l/attachments/20160715/80430d68/attachment.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão Anppom-L