[ANPPOM-Lista] A VOLTA DO VINIL .

Carlos Palombini cpalombini em gmail.com
Qui Jul 14 20:50:59 BRT 2016

Se formos por esse caminho, "usar a música eletroacústica" no pop-rock, há
os Beach Boys, em 1966, com "Good Vibrations", há várias músicas dos
Beatles, com destaque para "A Day in the Life" (1967), e os já citados
Mutantes, que se inspiraram nos Beatles, mas aqui se trata ou de usar um
instrumento eletroacústico, ou as técnicas de manipulação de de gravação,
ou um sintetizador (em outras músicas dos Beatles). Não me parece que a
expressão "usar a música eletroacústica" seja apropriada, já que não se
pode definir música eletroacústica nem pelo instrumental (Mutantes é
pop-rock), nem pela técnica (o hip-hop pré-eletrônico emprega técnicas
muito parecidas com as da música concreta), nem pela estética (Scelsi seria
música eletroacústica), nem pela escuta, mas, a meu ver, apenas pelo
conjunto desses fatores. Poderia dizer-se que "Revolution 9" (Beatles,
1968) seja música eletroacústica, embora o fato de aparecer num álbum de
pop-rock coloque a escuta e o rótulo em questão.

Mas o que eu tinha em mente era o uso sistemático do instrumentário
eletrônico nas músicas dançantes afro-diaspóricas (Eurodisco, electrofunk,
house, techno) às quais tanto o techno-pop de Kraftwerk, quanto o synth-pop
britânico, quanto o pop-rock serviram de inspiração.

Abraços,

Carlos